16 de abril de 2008

Rita Ribeiro dá corda aos suburbanos corações

Resenha de show
Título: Som às Sete - (Sub)Urbano Coração
Artista: Rita Ribeiro (com o violonista João Gaspar)
Local: Teatro Sesc-Ginástico (RJ)
Data: 15 de abril de 2008
Cotação: * * * * 1/2

"Estava com saudades de cantar canções", confidenciou Rita Ribeiro à platéia que testemunhou a estréia do novo show da intérprete, (Sub)Urbano Coração, em cartaz no Rio de Janeiro até quarta-feira, 16 de abril de 2008, no projeto Som às Sete, do Teatro Sesc-Ginástico. Após quatro anos de apresentações do espetáculo Tecnomacumba, a cantora buscou refúgio no conforto de canções que versam sobre amores urbanos. Sem disputar espaço com os grooves turbinados do show anterior, a voz de Rita ressurge límpida, em primeiro plano e em tom mais cool, emoldurada apenas pelas cordas de João Gaspar, que alterna violões e guitarras, criando uma rica gama de timbres para acompanhar a boa intérprete em repertório de caráter romântico.
É um momento novo - como define Rita em cena, já no fim do show. Por isso mesmo, o repertório foi bastante renovado sem deixar de lado músicas já gravadas pela cantora em seus três primeiros CDs (Lenha, Pra Você Gostar de mim, Impossível Acreditar que Perdi Você, Pensar em Você, Há Mulheres, Muzak, Uma Noite sem Você, O Conforto dos teus Braços). Logo no número de abertura, imponente leitura a capella de Cordas de Aço (Cartola), Rita explicita a importância do violão e do romantismo no roteiro. Em seguida, canta em inglês You'll See, balada lançada por Madonna no CD Something to Remember. É uma bela surpresa que denota a intenção da cantora de abrir o leque estilístico de seu cancioneiro após o baticum afro-brasileiro.
"A cordialidade passa pelas cordas do coração e pelas minhas cordas vocais", filosofou Rita após reviver Aceito seu Coração, balada gravada por Roberto Carlos num estupendo disco de 1969 que evidenciou outras músicas como Sua Estupidez, As Curvas da Estrada de Santos, Não Vou Ficar e As Flores do Jardim de Nossa Casa. Pois esta balada de tom resignado - de autoria de Puruca - é das jóias mais valiosas do baú do Rei e tem tudo para fazer sucesso na voz de Rita (a música vai fazer parte do quinto CD da artista). Aliás, (Sub)Urbano Coração é show tecido com canções melodiosas para seduzir românticos que choram com baladas, como caracterizou Vander Lee na letra de Românticos, música não por acaso incluída no roteiro. Dentro deste espírito, Caminhos de Sol - música de autoria do maranhense Salgado Maranhão, regravada por Rita em CD idealizado em tributo ao compositor - é tiro certeiro no coração desses tipos populares tão bem retratados por Vander Lee - de quem Rita também canta Contra o Tempo, balada melodicamente mais inspirada. Outro grande momento é Nua, a parceria de Ana Carolina com Vítor Ramil, revivida com belo toque bluesy das cordas de João Gaspar.
Fora de seu habitual universo de compositores, Rita surpreende positivamente ao irmanar no seu canto um samba de Benito Di Paula (Como Dizia o Mestre), uma música de Fred Martins (Janelas - com inteligente citação de Esquadros, de Adriana Calcanhotto), um tema de tintas nordestinas (Nhem Nhem Nhem, do repertório de Totonho & os Cabra) e uma canção pop de Verônica Sabino (Agora - com citação de Life, de Des'ree). Rita é intérprete das boas e precisava mesmo aposentar seu antológico projeto Tecnomacumba para seguir adiante. Mesmo porque o coração de seu público inicial bate forte no compasso deste romantismo elegante e suburbano que dá o tom do show. Confira!

20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ela canta Suburbano Coração?

Balançam os cabides
Lustres se acenderão
O amor vai pôr os pés
No conjugado coração...

16 de abril de 2008 às 00:18  
Anonymous Anônimo said...

Rapaz... vou correndo ver esse show! E que legal que Rita está cantando uma canção de autoria de Verônica! Adorei suas composições.

16 de abril de 2008 às 02:01  
Anonymous Anônimo said...

Oba!!!
Espero que não leve 4 anos pra sair o CD, assim como o "Tecnomacumba". Adoro a Rita se derramamndo nas baladas.

16 de abril de 2008 às 08:25  
Anonymous Anônimo said...

Gostei. Muzak, Há mulheres,Romanticos e Agora são canções que ficam bem na voz da Rita.

Fiquei curioso pra ouvir 'You'll See' da Madonna com ela e sobre ' Nua ' ela já tinha dito que no próximo album iria gravar uma canção de Ana Carolina ... mas a voz e o modo de cantar de Rita nem sempre me agradam!

16 de abril de 2008 às 08:57  
Blogger Pedro Progresso said...

Mauro,
"You'll see" não é do Bedtime stories, é do álbum Something to remember, de 95.

16 de abril de 2008 às 09:19  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, há um erro de digitação no nome da cantora (RibeiTo), no título do post.

16 de abril de 2008 às 09:59  
Anonymous Anônimo said...

Fátima Jurema,
Estou com vc, o show da Rita deve estar muito bom!!!
Mas, depois de fazer 2 excelentes discos pop's, por onde anda Verônica Sabino? - Sinto falta de sua leveza e do frescor de seu som.

16 de abril de 2008 às 10:30  
Anonymous Anônimo said...

Que bom ver Rita Ribeiro voltando ao seu estilo inicial.

Confesso que detestei o Tecnomacumba e estava ansiando por um novo trabalho numa linha diferente.

Acho a Rita Ribeiro uma das melhores cantoras do Brasil. Só precisa de uma divulgação um pouquinho melhor. Eu nem tomei conhecimento desse show e olha que trabalho do lado do Teatro Ginástico...

abração,
Denilson

16 de abril de 2008 às 13:50  
Anonymous Anônimo said...

Alexsandro/Rio de Janeiro

Pois é Mauro, tbm estive ontem no SESC Ginástico- que felicidade assistir Rita tão inteira em um show de um roteiro redondinho. Rita sempre nos surpreende, sempre busca novos caminhos, e apesar do pouco tempo de carreira já fez trabalhos antológicos, como o Tecnomacumba( aliás Rita falou no show que sempre fará esse show- nós agradecemos.)
Bem , gostei TANTO do show que hoje estarei de volta.

Beijos!!!!!!!!!!

16 de abril de 2008 às 16:57  
Blogger Jorge Reis said...

Mauro e o dvd de tecnomacumbe ?
Saio ou não sai

16 de abril de 2008 às 18:54  
Anonymous Anônimo said...

Ela canta ou não Suburbano Coração? Música linda essa, lindo também é o CD Salgado Maranhão. Gravações lindas do Paulinho da Viola, Zeca Baleiro, Salgado Maranhão, Amélia Rabelo, lindo lindo.

16 de abril de 2008 às 19:28  
Anonymous Anônimo said...

RITA É MESMO UMA GRANDE CANTORA E MERECERIA MAIOR PROJEÇÃO E PRESTÍGIO.
HONESTA EM SUA CARREIRA, TEM UMA PRESENÇA DE PALCO INIMAGINÁVEL EM SEUS CDS. E AINDA CANTA MUITO MELHOR AO VIVO. ACHO QUE SE SOLTA MAIS (RR TEM UM VOZEIRÃO).
SE VIER A SP ESTAREI EM MESA DE PISTA.

16 de abril de 2008 às 20:13  
Anonymous Anônimo said...

mais um erro,o cd betime stories da madonna é de 94.
mas como já disseram,you´ll see é do disco something to remember/95

16 de abril de 2008 às 22:13  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo, nem sei, "Agora" saiu em 2004 e depois soube que Verônica fez alguns shows com Leoni e Zeca Baleiro na Serra. Gosto muito de seus 2 últimos cds, Passado a limpo e Agora.

16 de abril de 2008 às 22:56  
Anonymous Anônimo said...

De fato Verônica está fazendo falta. Quanto a Rita gosto muito dela mas cá para nós, cantar Ana Carolina é um passo em falso. Espero que ela não grave essa "compositora"

17 de abril de 2008 às 15:59  
Anonymous Anônimo said...

RITA É A GRANDE CANTORA QUE O BRASIL AINDA NÃO CONHECE SUFICIENTEMENTE.
FICO FELIZ EM SABER QUE ELA ESTÁ TÃO ATIVA. UM TALENTO COMO O SEU NÃO PODE CORRER O RISCO DE SER REVERENCIADA APENAS POR MEIA DÚZIA DE OUVIDOS ATENTOS.

17 de abril de 2008 às 18:08  
Anonymous Anônimo said...

boa cantora co, um estilo mal definido. a começar pelo visu. pena...

18 de abril de 2008 às 20:09  
Blogger Unknown said...

Rita é surpreendente em tudo que faz... O seu ùltimo trabalho Tecno macumba confesso que ficou muito tempo em cartaz, 4 anos, mais o que impressiona é que mesmo na despedida do show, o público queria mais... Não sei se o projeto é que foi bom ou realmente Rita é maior do que qualquer projeto. Portanto, que venha sub-urbano coração, pois será bem recebido...
Rita Ribeiro é um dos maiores nomes da Nova-MPB...
Salve Rita!!!!!

20 de abril de 2008 às 12:15  
Anonymous Anônimo said...

Grande artista. Corajosa. Chegou lá sem apadrinhamento e sem abrir mão de qualidade.
Merece mais projeção pq é uma das grandes cantoras brasileiras.

22 de abril de 2008 às 21:20  
Anonymous Anônimo said...

Rita está soberada no palco, o cuidado e tratamento dado a canção You'll See da Madonna está inexplicável, divino.... Ninguém que seja " Românticos " deve perder esse show, portanto acompanhem a agenda no site dela ( www.ritaribeiro.com.br ) ou através da comunidade no ORKUT ( http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=99132 ), pois se ficarem a espera da mídia a coisa fica complicada.
Confesso que cheguei ao BLOG do Mauro, através do site da Rita e só tenho a agradecer, pela fantástica e inesquecível noite que vivenciei no último dia 09/05/08.
Bjs e parabéns pelo excelente trabalho !!!

12 de maio de 2008 às 09:26  

Postar um comentário

<< Home