4 de março de 2008

Uma senhora cantora reina entre cordas geniais

Resenha de CD
Título: Entre Cordas
Artista: Zezé Gonzaga
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * * 1/2

Perfeccionista, Zezé Gonzaga não ficou lá muito satisfeita com sua performance vocal nas duas faixas, Tribeira e A Voz e o Tempo, especialmente gravadas em agosto e setembro de 2007 para esta linda coletânea produzida por Hermínio Bello de Carvalho. De fato, na comparação com registros feitos em tempos mais antigos, a voz de Zezé já demonstra nestas duas gravações o cansaço natural imposto por seus 81 anos. Mesmo assim, Entre Cordas faz jus à senhora cantora que sempre foi/é Zezé Gonzaga. Para ter uma prova de sua longeva maestria vocal, basta ouvir as quatro impagáveis gravações (Senhorinha, Pra Dizer Adeus, Esses Moços e Serestas 5) captadas ao vivo em shows feitos por Zezé no Paço Imperial (RJ) - em fevereiro de 2002, quando já contava 75 anos - na companhia do Quarteto Maogani. São registros sublimes que mostram a justa razão de Zezé ter sido a cantora preferida do maestro Radamés Gnattali nos tempos da Rádio Nacional. Como adianta o título do CD, Entre Cordas reúne gravações feitas pela intérprete com instrumentos de cordas. Em sua maioria, violões, tocados por gênios como Baden Powell (1937 - 2000) - em Folhas Secas, em gravação de 1991 - e Raphael Rabello (1962 - 1995), no caso do medley que une Duas Contas, Imagens e Linda Flor e que foi extraído de uma edição de 1992 do programa Mudando de Conversa, exibido pela TVE. E, como a maioria dos 13 registros permanecia inédita em disco, Entre Cordas é mais do que uma coletânea. É atestado atemporal da sofisticada arte vocal de Zezé Gonzaga, esta senhora cantora de respiração e dicção exemplares.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

vou confiar em você, Mauro,e vou atrás deste disco. Você tem crédito comigo porque me fez ouvir Monica Salmaso, uma cantora que talvez eu nunca daria crédito (e meu dinheiro para comprar o disco dela) se não fosse seus elogios.

4 de março de 2008 às 20:40  
Anonymous Anônimo said...

Zezé é uma das maiores cantoras brasileiras.

4 de março de 2008 às 23:36  
Anonymous Anônimo said...

Cantora sofisticada, maravilhosa. Uma das melhores do mundo.

5 de março de 2008 às 09:10  
Blogger Fabio said...

Faço das tuas as minhas palavras, Mauro. Tiro o chapéu para o bom gosto e a afinação de Zezé, uma de minhas cantoras preferidas.
Chorei na primeira audição de Senhorinha.
Belíssimo!

5 de março de 2008 às 09:19  
Blogger Ju Oliveira said...

é uma cantora das antigas que ainda soa atualíssima. esse cd é uma bela idéia, como tudo que o Hermínio Bello de Carvalho faz...

5 de março de 2008 às 12:03  
Blogger Flávia C. said...

Cara, será que eu tô disléxica? Sou eu que tô lendo tudo oa contrário, ou tá ao contrário mesmo???

"... Zezé Gonzaga não ficou lá muito satisfeita com sua performance vocal nas duas faixas, Tribeira e A Voz e o Tempo, especialmente gravadas em agosto e setembro de 2007 para linda esta coletânea produzida por Hermínio Bello de Carvalho."

Também fiquei com vontade de ouvir o disco. Geralmente esses que o Mauro classifica com ****1/2, eu classificaria com ******, hehehehe.

5 de março de 2008 às 18:34  
Blogger Fernando Temporão said...

Certamente um dos melhores discos de 2008, não apenas pelo talento incrível de Zezé Gonzaga, mas pela importância da iniciativa de se trazer à tona uma das melhores cantoras brasileiras de todos os tempos.

O Hermínio faz esse trabalho como ninguém.

23 de junho de 2008 às 13:07  

Postar um comentário

<< Home