24 de março de 2008

Adriana recebe Gil no 'Sargaço Mar' de Caymmi

Uma das últimas composições de Dorival Caymmi (lançada pelo autor em 1985), Sargaço Mar fecha o oitavo álbum de Adriana Calcanhotto, Maré, que chega às lojas em abril pela gravadora Sony BMG. A faixa conta com a participação de Gilberto Gil ao violão. Produzido por Arto Lindsay, Maré remete ao quarto álbum da compositora, Maritmo, editado em 1998 com a participação luxuosa do citado Dorival Caymmi em Quem Vem pra Beira do Mar (1954). Maré é o segundo CD da trilogia marítima da artista.
Com 11 músicas, Maré traz o primeiro dueto de Calcanhotto com Marisa Monte, que faz vocais em Porto Alegre (Nos Braços de Calipso), mitológico tema de Péricles Cavalcanti, compositor recorrente na discografia de Calcanhotto. O time de convidados inclui também Jards Macalé, que toca violão em Teu Nome Mais Secreto, última parceria da artista gaúcha com o poeta Waly Salomão (1944 -2003). A faixa Sem Saída marca a conexão de Calcanhotto com outro poeta, o concretista tropicalista Augusto de Campos, autor dos precisos versos musicados por Cid Campos.
Entre inéditas como a faixa-título (parceria de Calcanhotto com Moreno Veloso), Seu Pensamento (parceria com o baixista Dé Palmeira) e Um Dia Desses (o provável single do CD), Calcanhotto apresenta regravações de músicas como Mulher Sem Razão, Onde Andarás e Três. Mulher Sem Razão é parceria feita em 1986 por Cazuza, Dé e Bebel Gilberto. Foi gravada em 1989 por Cazuza no disco Burguesia. Onde Andarás é parceira de Caetano Veloso com o poeta Ferreira Gullar e foi lançada por Caetano no álbum de de 1967 em que apresentou músicas como Tropicália. Já Três é o tango-canção de Marina Lima e Antonio Cicero que Marina lançou no show Primórdios e gravou em 2006 no disco Lá nos Primórdios. Moreno Veloso toca violoncelo no registro de Calcanhotto. Outra regravação é Para Lá, parceria da cantora com Arnaldo Antunes, lançada por Antunes em seu álbum Qualquer (2006). Músicos como Domenico Lancellotti e Rodrigo Amarante também estão em Maré, último disco previsto no atual contrato de Adriana com a Sony BMG. Eis, na ordem, as 11 faixas do álbum:

1. Maré (Adriana Calcanhotto e Moreno Veloso)
2. Seu Pensamento (Adriana Calcanhotto e Dé Palmeira)
3. Três (Marina Lima e Antonio Cicero)
4. Porto Alegre (Nos Braços de Calipso) (Péricles Cavalcanti) - com Marisa Monte
5. Mulher Sem Razão (Bebel Gilberto, Cazuza e Dé Palmeira)
6. Teu Nome Mais Secreto (Adriana Calcanhotto e Waly Salomão) - com Jards Macalé ao violão
7. Sem Saída (Cid Campos e Augusto de Campos)
8. Para Lá (Adriana Calcanhotto e Arnaldo Antunes)
9. Um Dia Desses (Torquato Neto e Kassin)
10. Onde Andarás (Caetano Veloso e Ferreira Gullar)
11. Sargaço Mar (Dorival Caymmi) - com Gilberto Gil ao violão

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pelos nomes das músicas, compositores e partipações tá com cara de discão.

Jose Henrique

24 de março de 2008 às 00:46  
Blogger Pedro Progresso said...

Marítmo é um dos meus favoritos da Adriana, muitíssimo bem costurado e cheio de conteúdo.
Ela fazia encartes muito bons naquela época. Hoje ninguém mais faz encarte bem produzido com uma informação estética boa, boas fotos...

24 de março de 2008 às 01:19  
Anonymous Anônimo said...

Entre duetos, musicos convidados e compositores escolhidos a certeza é uma só. Adriana foi muito feliz!

Indiretamente, uniu no mesmo album Marina Lima e Marisa Monte. E quanto a voz(pequena) que é constatemente criticada veremos se Felipe Abreu, irmão de Fernanda, fez um bom trabalho ...

24 de março de 2008 às 08:18  
Anonymous Anônimo said...

Dizem que ela é isso, que ela é aquilo mas o engraçado é que todo mundo quer Marisa Monte em seus albuns né ??

24 de março de 2008 às 08:42  
Anonymous Anônimo said...

Tava com saudade dos CDs bem produzidos da Adriana. Esse tá com cheirinho de coisa boa! Quanto à Marisa, não esqueçamos que as afinidades surgiram (Marisa gravou música de Adriana no último CD) pq elas dividem o mesmo empresário.

24 de março de 2008 às 09:01  
Anonymous Anônimo said...

Pois parece que a música de Adriana virou uma fórmula cristalizada. Sempre os mesmos nomes na produção, e agora a falta de ispiração, de assunto e do que dizer virou desculpa pra inventar uma "trilogia". Depois dessa trilogia, o que teremos? Um cd em inglês, um italiano, um acústico, um de duetos e um de árias? :p

24 de março de 2008 às 09:48  
Anonymous Anônimo said...

Adriana vai pela contra mão mesmo. Escolheu a música mais chata e insuportável do Caymmi.... Vá entender...

24 de março de 2008 às 09:58  
Anonymous Anônimo said...

Adriana é uma artista que se revelou uma das mais cuidadosas e menos acomodadas nesta safra da passagem do século XX para o século XXI. O salto qualitativo de seu trabalho é notório. Faz um trabalho moderno, atraente, inteligente. Tudo que os ouvintes precisam nestes tempos de marasmo

24 de março de 2008 às 10:10  
Blogger cberguinho said...

Mauro, tenho o registro de Marisa cantando "Onde andarás", é a mesma?

24 de março de 2008 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, e "As ordens do amor", inedita de Marina, que entraria nesse álbum? O que houve?

24 de março de 2008 às 10:34  
Anonymous Anônimo said...

Não ia entrar nesse cd a inédita " As ordens do amor" da Marina???

Aliás, por falar em Marina, concordo com o que o Diogo disse. Adriana foi mesmo muito feliz em unir, ainda que indiretamente, Marina Lima e Marisa Monte.

Marina é, na minha opinão, a melhor compositora que temos. Tem talento e sensibilidade para explorá-lo.

Marisa Monte é sem dúvida uma das grandes vozes da atualidade.

E Adriana é uma grande artista. Sabe compor, cantar, tocar e tudo com grande maestria.


Welerson André

24 de março de 2008 às 12:48  
Blogger Mauro Ferreira said...

Anônimo das 10:34m e Welerson: Calcanhotto vinha apresentando em show algumas músicas inéditas como Maré, Seu Pensamento, Às Ordens do Amor e O Surfista. No entanto, nem todas entraram no álbum. Em determinado trecho de seu texto 'Som é onda', ela diz que tinha repertório suficiente para um álbum triplo, mas que preferiu a opção de cortar algumas músicas.

24 de março de 2008 às 13:11  
Blogger Unknown said...

Maritmo é o melhor álbum dela,
é o trabalho que concilia a experimentação e a linguagem pop com excelência. Nele também há uma parceria de Cazuza/ Dé/ Bebel Gilberto (Mais Feliz) e uma canção de Caymmi (Quem vem pra beira do mar). Se as conicidências forem um sinal de que ela vai repetir a qualidade daquele trabalho, maravilha! Vamos aguardar o álbum, estou ancioso para ouvi-lo.

abraço Mauro.

24 de março de 2008 às 13:41  
Anonymous Anônimo said...

Welerson, pra mim a compositora Marina Lima é melhor que a compositora Marisa Monte. Assim como a cantora Marisa Monte é (bem) melhor que a cantora Marina Lima ... Me parece que Adriana também pensa assim ... rsrsrsrs

Os Titãs em seu ACÚSTICO MTV reuniu as duas também. Marisa, ao vivo, em FLORES e Marina, em estúdio com CABEÇA DINOSSAURO.

Um abraço
Diogo Santos

24 de março de 2008 às 13:44  
Anonymous Anônimo said...

TRÊS foi uma grande sacada da Adriana. Ana Carolina pegou pesado na interpretação (no show) e a gravação da Marina Lima seria perfeita não fosse o estado lamentável de sua voz. O arranjo é muito bacana e Marina tem estilo e verdade.
Espero que Adriana tenha chegado ao ponto da bela canção.

24 de março de 2008 às 20:13  
Blogger Flávia C. said...

"... o concretista tropicalista Augusto dos Anjos..."

Mauro, o poeta concretista tropicalista é Augusto de Campos, Augusto dos Anjos é o mórbido pré-modernista (ele, o "filho do carbono e do amoníaco, monstro da escuridão e rutilância, (...) profundissimamente hipocondríaco...").

Não vejo a hora de ter esse disco! Acho que, de todos os discos que eu quis muito dentre os comentados aqui, esse vai ser o primeiro que vou comprar tão logo esteja nas lojas. Longa história de amor com a música de Adriana. :-))

24 de março de 2008 às 21:46  
Anonymous Anônimo said...

Adoro Adriana Calcanhoto e estava sentindo falta de suas canções.

25 de março de 2008 às 10:17  
Anonymous Anônimo said...

Diogo, concordo e assino embaixo do que você disse.

E bem lembrado sobre o cd acústico dos Titãs.

Abraços.

Welerson André

27 de março de 2008 às 07:59  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, fiquei louco pra ouvir o disco, embora ninguém vá superar o registro de "Onde andarás" feito por Marisa Monte.

Guilherme/MG

27 de março de 2008 às 21:45  

Postar um comentário

<< Home