10 de fevereiro de 2008

Voz ardente de 'Maga' aquece o verão carioca

Resenha de show
Título: Verão do Morro - Margareth Menezes
Artista: Margareth Menezes
Local: Morro da Urca (RJ)
Data: 10 de fevereiro de 2008
Cotação: * * * * *

Já era domingo, 10 de fevereiro, quando a voz ardente e poderosa de Margareth Menezes começou a ser ouvida no palco do Morro da Urca com pot-pourri de samba-reggae que uniu Salvador Não Inerte, Guerrilheiros da Jamaicá (Rumpilé) e Alfabeto do Negão. Direto de Salvador (BA), onde animou a folia como de praxe, para o Rio de Janeiro, Maga fez a temperatura do morro subir com sua eletrizante apresentação. O calor do canto da intérprete há muito já é conhecido por seu público, mas, desta vez, o verão ficou mais quente porque o show, sem gorduras e espaços para convidados que às vezes desarticulam o roteiro, enfileirou sucessos da música afro pop baiana em clima que contagiou a platéia do início ao fim.

"Desce a madeira", ordenou a cantora antes de cantar sua infalível Dandalunda. Foi a senha para que os percussionistas batessem os tambores no tom tribal que regeu o show. Sim, shows de Maga são vistos por uma tribo que sabe de cor os versos de sambas-reggaes como Faraó - Divindade do Egito, Madagascar Olodum, Nossa Gente (Avisa Lá) e A Luz de Tieta. Contudo, houve boas surpresas. Emendar o xote Eu Só Quero um Xodó (hit de Gilberto Gil nos anos 70) no reggae Rasta Man evidenciou a irmandade das levadas dos dois gêneros. O pot-pourri de lambadas caribenhas - bom número herdado da recente apresentação da artista no Festival de Verão de Salvador - aproximou as ilhas do Caribe desta Bahia de todos os santos e ritmos. Curiosidade: Margareth recordou em espanhol La Bilirrubina - a dengosa lambada de Juan Luis Guerra que Fafá de Belém gravou em 1994, vertida para o português por Aloysio Reis.

Depois de cantar Já É, composição de Jauperi gravada pelo grupo Vixe Mainha, a cantora ergueu a ponte Rio-Bahia para cantar, em ritmo de samba-reggae, Amor, I Love You, um dos sucessos mais populares de Marisa Monte, de quem Maga é parceira em Passe em Casa, entoada logo a seguir no embalo da bela receptividade obtida pela versão axé do hit de Marisa. Seguiram-se pot-pourris de samba de roda, de ijexá - em reverência aos blocos afros Malê de Balê, Cortejo Afro e Filhos de Gandhy - e boas incursões pelos repertórios de Daniela Mercury (a explosiva Maimbê Dandá) e de Elba Ramalho (Frevo Mulher e Banho de Cheiro). Além da força de sua voz calorosa, Maga conta a seu favor com sua presença cênica imponente. A cantora dança com a mesma eletricidade com que entoa seu afro pop brasileiro, dando show de energia. Se o swing é bom, como sentencia no título uma das melhores músicas do CD e DVD Brasileira ao Vivo, a artista é melhor ainda. O tempo anda nublado e chuvoso no Rio de Janeiro, mas o verão carioca nunca esteve tão quente como nas primeiras duas horas deste domingo.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Salve Mauro! Que bom falar de vez em quando da Maga, talvez a mais pura bahiania, que trouxe suas raizes alem da fronteira do seu estado.Quer dizer durante essas duas ultimas decadas. Sua voz poderosa, seu bom homor, seus conhecimentos sobre o Salvador cultural e religiosa, faz dela uma das melhoras embaixadora de sua cidade. Em termo de popularidade, sempre foi atraz da Daniela, da Ivete e, infelismente, quem sabe, da Claudia Leite, pois nao tem as caracteristicas do padrao ocidental para fazer propaganda de carros ou de cartao de credito. Mais vocé é linda mesmo, Margareth!Adoro seus shows!

10 de fevereiro de 2008 às 11:29  
Blogger Vinny said...

Margareth merecia mais reconhecimento. Ela é uma artista fabulosa, com uma voz magnífica... Infelizmente muita gente não consegue enxergar isso (ainda).

O Carnaval de Salvador teve um gostinho muito especial na passagem de Maga na quinta feira. Ela arrebentou!

10 de fevereiro de 2008 às 15:25  
Anonymous Anônimo said...

Pra encarar Maga e seu show é preciso disposição ... aliás a balada PRECISO ficou de fora ?

AMOR I LOVE YOU e FREVO MULHER são comuns em seus shows. Danada, Maga precisa ser mais valorizada fora do circuito baiano ( se é que é valorizada mesmo na Bahia ... ).

Ótima sua resenha Mauro !
Por favor, mande mais informações sobre essa baiana e seu novo projeto na MZA.

10 de fevereiro de 2008 às 18:46  
Anonymous Anônimo said...

Frevo mulher é Amelinha, Mauro... Q Elba o q... afff

10 de fevereiro de 2008 às 19:00  
Anonymous Anônimo said...

Margareth tem sido uma (re)descoberta para mim. Eu não apreciava seu timbre opaco e sem nuances, embora forte e personalizado. Sem o arco-iris que a voz igualmente grave de Bethânia adquiriu, e sem a energia pulsante da garganta de Daniela Mercury, Marga passou batido depois de um interesse por sua figura alguns anos atrás.
Ultimamente tenho reavaliado esta minha perpeção e me agradado cada vez mais com sua presença e maneira de cantar. Ainda não cheguei ao ponto de vibrar com seu repertório (para mim, bem irregular) mas já começo a aplaudir seu trabalho com algum entusiasmo.

10 de fevereiro de 2008 às 23:15  
Anonymous Anônimo said...

Maga é a cantora baiana que mais se aproxima de Marisa Monte.
Já gravaram juntas no CD " Tribalista " . Elba cantou " Ave Maria " no casamento de Maga e já gravaram juntas várias vezes.

O problema é que Maga sempre convida Ivete e Daniela pra participar nos seus cds ... nunca retribui e chama a Elba( deve chamar Marisa pra cantar com ela, só que Marisa é arisca !)

11 de fevereiro de 2008 às 08:03  
Anonymous Anônimo said...

Uau !!! Cotação? * * * * *

Pena que seus projetos com Marisa Monte nunca dão certos. O bom é ver que ela pode fazer shows no eixo Rio-SP sem precisar de uma penca de convidados.

11 de fevereiro de 2008 às 09:04  
Anonymous Anônimo said...

falando em frevo mulher, por onde anda amelinha, que lançou esse grande hit?????????

11 de fevereiro de 2008 às 09:38  
Anonymous Anônimo said...

Os albuns de Margareth são regulares e em nada lembra o poder dela no palco ...

Concordo com muita coisa que foi comentado aqui no post. Elba Ramalho gravou com ela em 1999 quando ela amargava uma baixa popularidade e até ofereceu seu selo Ramax pra ela gravar um CD. Sem falar que ela foi convidada pra participar do ( aguardado e polêmico ) DVD de Elba ano passado !


Com Marisa Monte, lembro que ela já tentou fazer um dueto depois do estouro de PASSE EM CASA mas não rolou. Pro último CD de Maga, Marisa até cedeu uma inédita chamada GENTE que seria gravado em dueto com Arnaldo Antunes (!!) mas para baratear os custos da gravação a EMI optou por cancelar ... que coisa chata!

Pena que seus projetos com Marisa Monte nunca dão certos ( 2 ).

11 de fevereiro de 2008 às 10:24  
Anonymous Anônimo said...

Ela é a típica artista que a crítica adora exaltar mas que é praticamente ignorada pela massa brasileira.

11 de fevereiro de 2008 às 10:33  
Anonymous Anônimo said...

Maga é porreta mas sua popularidade é baixa e por isso fiquei feliz em ver o sucesso dela no show " Verão do Morro " no épico Morro da Urca ( RJ ). Não fui mas quem foi sai de lá cansado ( literalmente ) ...

Que venha o próximo CD !
Por favor, mande mais informações sobre essa baiana e seu novo projeto na MZA.(2)

11 de fevereiro de 2008 às 10:53  
Anonymous Anônimo said...

DESDE QUANDO FREVO MULHER É SUCESSO DE Elba Ramalho?

Acho que Margareth Menezes tem uma voz fabulosa, agressiva, forte... mas acho que muitas vezes ela não canta as coisas mais adequadas para sua voz. Esse papo de AfroPopBrasileiro seria muito melhor se ela tirasse esse Pop do meio e deixasse só AfroBrasileiro. Cantasse coisas mais negras e menos pop, menos Marisa Monte e mais Clementina de Jesus. Muitas vezes Maga acerta, mas muitas vezes erra também.

E ela precisa melhorar sua performance no carnaval. Já tem muita gente falando que Margareth canta poucas músicas no trio elétrico, e depois de cantar essas poucas as repete todas não sei quantas vezes.

12 de fevereiro de 2008 às 12:28  
Anonymous Anônimo said...

BELA CANTORA COM REPERTÓRIO XINFRIM. EM SHOW PRECISA RECORRER ÀS CANÇÕES CONHECIDAS DOS 'COLEGAS', VIA DE REGRA DE MAU QUALIDADE TB.

14 de fevereiro de 2008 às 13:33  

Postar um comentário

<< Home