7 de dezembro de 2007

Paulinho arrepia com majestoso samba de gala

Resenha de show
Título: Paulinho da Viola Acústico MTV
Artista: Paulinho da Viola
Local: Canecão-Petrobrás (RJ)
Data: 6 de dezembro de 2007
Em Cartaz até 9 de dezembro
Cotação: * * * * 1/2

Do palco do Canecão, onde estreou a turnê de lançamento do CD e do DVD que gravou dentro da série Acústico MTV, Paulinho da Viola avisou a Zélia Duncan (na platéia) que ele não esquecera de fazer a letra para a música que lhe tinha sido enviada pela cantora. Maroto, prometeu não demorar dez anos - tempo que levou para colocar os versos de Ainda Mais na melodia que Eduardo Gudin lhe dera. Ainda Mais foi uma das músicas do roteiro apresentado por Paulinho na estréia do belo show. Falante, mas dentro de seu tempo todo próprio, o compositor transpôs para o palco a chique atmosfera de seu acústico, só que sem as cordas. Foi ovacionado!!

Dirigido por Elifas Andreato, o artista abriu o show na penumbra, cantando os versos iniciais de Timoneiro, o samba composto com Hermínio Bello de Carvalho que voltou no bis, e no mesmo clima. Alternando-se no cavaquinho e no violão, Paulinho rebobinou um cancioneiro dos mais elegantes da música brasileira. Embevecida, a platéia que superlotou o Canecão se rendia a cada lindo número: Coração Leviano, Onde a Dor Não Tem Razão, Dança da Solidão, Pecado Capital (acompanhado em coro do primeiro ao derradeiro verso) e muitos outros sambas da mais alta estirpe. Foi um desfile de clássicos que reeditou o roteiro do acústico. Às vezes, o clima foi de roda de samba - como em Amor É Assim e em Argumento. Às vezes, o intimismo deu o tom - como em Só o Tempo. E, nessa seara íntima, a versão lenta de Tudo se Transformou se confirmou como o grande momento do show. O samba é, de fato, o que mais se transformou. Teve o ritmo ralentado e, quando o instrumental da banda entra na segunda parte, o samba fica arrepiante. Todo o público parece ter sentido o arrepio e aplaudiu o número no meio.

O único senão do show é a posição deslocada de Foi um Rio que Passou em Minha Vida no roteiro. Sempre apoteótico, o samba veio antes das músicas inéditas, erroneamente agrupadas uma ao lado da outra. O que gerou um anticlímax que o diretor poderia ter evitado com um melhor ajuste do roteiro. No todo, Paulinho da Viola reafirmou sua elegância num de seus mais belos shows (a luz deu um realce todo especial aos números). É o samba de gala!!!

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Isso sim é SAMBA e SAMBISTA... Se a Maria Rita trabalhasse mais com ele poderia ter feito um cd muito melhor. Paulinho é sempre 10!! Leila Pinheiro e Gal iam gravar um cd só com composições dele, mas até hoje nada mais se ouviu falar!! Pena...

7 de dezembro de 2007 às 09:51  
Anonymous Anônimo said...

Que delícia... Zélia e Paulinho juntos. A inteligência elegante e a elegância inteligente juntos.

7 de dezembro de 2007 às 10:10  
Anonymous Anônimo said...

Ouvi uma vez que Paulinho da Viola fez pelo samba o que Astor Piazzolla fez pelo tango. Inovou dentro da tradição e elevou o gênero a um novo patamar artístico.

A obra de Paulinho é uma coisa de alto luxo sem deixar de ser popular. Vai entender.

7 de dezembro de 2007 às 11:07  
Anonymous Anônimo said...

Leila ia gravar e nunca mais se ouviu falar? Que bom para todos nós!

7 de dezembro de 2007 às 11:48  
Anonymous Anônimo said...

Leila Pinheiro é especialista em destruir clássicos da MPB.

7 de dezembro de 2007 às 12:22  
Anonymous Anônimo said...

Leila é uma das maiores intérpretes dos últimos tempos. Super sensibilidade e super simpática. Seria um cd lindo!!!

7 de dezembro de 2007 às 13:31  
Anonymous Anônimo said...

Domingo estarei lá, pra ma emocionar com a melhor música do mundo!!!!!!!!!!!!!!

7 de dezembro de 2007 às 21:41  
Anonymous Anônimo said...

A Leila e a Gal bobearam dai chegou a Teresa Cristina e fez!!! Aliás esses CDs que prometem e não fazem já me torraram a paciência. O Mauro noticiou há uns 2 anos atrás a tal parceria da Nana com Bethânia num CD de composições da Sueli Costa. Kd??? Se não tem certeza que vão fazer, não divulguem né!

7 de dezembro de 2007 às 22:46  
Anonymous Anônimo said...

Salve! Sempre, Paulinho!

7 de dezembro de 2007 às 23:58  
Anonymous Anônimo said...

AH, MAURO, QUE VONTADE!!!!!!!!!!

Paulinho é maravilhoso e suas canções me arrepiam por completo.

Tudo Se Transformou é das coisas mais lindas que eu conheço. Caetano canta lindamente mas Paulinho é imbatível.

E INCOMPARÁVEL!!!

8 de dezembro de 2007 às 10:21  
Anonymous Anônimo said...

Seria maravilhoso a Leila Pinheiro resgatar este Projeto de gravar só Paulinho da Viola. Ela já nos deu uma mostra no CD Na Ponta da Língua interpretando AINDA MAIS do Eduardo Gudin e Paulinho da Viola.Leila eterniza canções com sua voz.

10 de dezembro de 2007 às 17:27  
Anonymous Anônimo said...

Eu também gosto muito desse samba 'Ainda Mais'.
Samba de fim-de-caso.

12 de dezembro de 2007 às 17:15  

Postar um comentário

<< Home