21 de novembro de 2007

Com a mesma maestria da sanfona à sinfônica

Resenha de CD
Título da caixa: Da Sanfona à Sinfônica
40 Anos de Arranjos
Artista: Wagner Tiso
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * *

Em geral, o êxito popular de uma gravação é creditado ao cantor e à música em si. Quase nunca, o valor do arranjo é levado em conta na equação do sucesso. Fabricada com patrocínio da Petrobrás e distribuída nas lojas pela Universal Music, a caixa Da Sanfona à Sinfônica embala - em quatro CDs temáticos - 59 gravações que foram arranjadas por Wagner Tiso. A simples listagem de alguns intérpretes ouvidos neste discos - Joanna, Simone, Beto Guedes, Adriana Calcanhotto e Gal Costa, entre muitos outros - basta para atestar a pluralidade do trabalho de Tiso como arranjador. Como maestro, o quieto mineiro conservou a mesma maestria da inicial sanfona (o instrumento da infância musical) às sinfônicas que ele costuma reger. Gravações marcantes - como Escrito nas Estrelas (único sucesso de Tetê Espíndola) e Meu Bem Querer (canção que consolidou a carreira de Djavan) - tiveram arranjos definitivos de Tiso. Isso sem falar na importância do arranjador para a expansão e popularização da obra de Milton Nascimentos na década de 70. Enfim, a caixa historia esses 40 anos de arranjos - tomando como ponto de partida a primeira incursão de Tiso no ofício, em 1967, na criação dos arranjos do show apresentado por Maysa naquele ano no Canecão (RJ) - e realça o legado (essencial) de Wagner Tiso.

CD 1 - O Manto das Estrelas
O primeiro disco da caixa reúne 16 gravações orquestradas com sinfônicas. Entre elas, há Vieste - fonograma inédito de 2004 que junta Ivan Lins e a Orquestra Petrobrás Sinfônica. Outra gravação inédita, de 2005, é Corsário, música cantada por João Bosco com mesma sinfônica da Petrobrás. Traz Amor Amor com Sueli Costa.

CD 2 - Na Batuta do Sucesso
O segundo CD da caixa reúne as gravações mais populares da obra de Wagner Tiso como arranjador. Na boa seleção, Caçador de mim (Milton Nascimento), Descaminhos (de Joanna), Sol de Primavera (Beto Guedes), Dentro de mim Mora um Anjo (com Fafá de Belém), Tudo que Você Podia Ser (Lô Borges) e Meu Bem Querer (Djavan).

CD 3 - Futuro do Pretérito
No terceiro CD, o foco são canções arranjadas por Wagner Tiso em releituras que se dissociam dos registros originais. Entre as quais, Para Lennon & McCartney (no arranjo póstumo para gravação de Elis Regina, de 1976) e Sonífera Ilha (na regravação de Adriana Calcanhotto para seu primeiro fraco álbum, Enguiço, de 1990).

CD 4 - Veredas
O quarto disco da caixa procura mostrar a eficaz versatilidade de Tiso como maestro em projetos especiais e álbuns-tributos. Entre as faixas, há Folha Morta (bem regravada por Luiz Melodia para o Songbook Ary Barroso) e Vivo Sonhando (no registro original de Garoto, feito em 1950 e rearranjado, postumamente, por Tiso).

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

qual o preço disso na loja?

21 de novembro de 2007 às 20:20  
Anonymous Anônimo said...

pois é Joel...
Patrocinado pela Petrobras, com lei Rouanet, distribuiçao da Universal, e...
a caixa é vendida a 100 Reais...
É um absurdo!

21 de novembro de 2007 às 21:46  
Anonymous Anônimo said...

Isso não tem preço: Wagner Tiso é o arranjador mais chato do país.

Chato só 0800.

Sarapatel.

21 de novembro de 2007 às 22:22  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, qual a música cantada pela Simone?

21 de novembro de 2007 às 22:43  
Blogger igor said...

Qual música da Gal foi escolhida ?

21 de novembro de 2007 às 22:57  
Anonymous Anônimo said...

a Simone tá cantando com Maysa e Nana Caymmi " Se todos fossem iguais a voce?" As tres juntas?

22 de novembro de 2007 às 09:49  
Anonymous Anônimo said...

Juntas numa montagem tosca e infeliz.

Mas salve Wagner Tiso.

Belo produto !

22 de novembro de 2007 às 11:41  
Anonymous Anônimo said...

que ele aproveite bem o governo do Lula...

23 de novembro de 2007 às 01:15  

Postar um comentário

<< Home