26 de setembro de 2007

Norah vende menos, mas grava cada vez mais...

Norah Jones (à direita no sutil traço da artista Melanie Little Gomez) grava cada vez mais, mesmo com as vendas de seus discos em escala descendente (seu terceiro álbum, Not Too Late, vendeu quatro milhões de cópias desde fevereiro de 2007 enquanto Come Away with me, de 2002, atingiu os 17 milhões e Feels Like Home, de 2004, estacionou em cerca de dez milhões). Vendas à parte, a boa artista está pondo sua voz, seu piano, sua imagem e sua música em série de projetos que incluem participações em álbuns de colegas, tributos e composição para trilha de filmes e séries de TV. A saber:

Na tela de Kar-Wai
Norah compôs a canção The Story para a trilha sonora do filme My Blueberry Nights, o primeiro longa-metragem em inglês do cineasta chinês Wong Kar-Wai. Detalhe: a cantora é a protagonista do filme, liderando elenco que conta com atores como Jude Law.

Dueto com Wyclef Jean
A artista integra o elenco estelar de convidados do novo álbum do rapper Wyclef Jean, Carnival II: Memoirs of an Immigrant, nas lojas em 4 de dezembro. Norah está na faixa Any Other Day.

Na batida de Talib Kweli
Ainda inédito no Brasil, mas disponível nos Estados Unidos desde 21 de agosto, o novo álbum do rapper Talib Kweli - Ear Drum - traz o nome de Norah nos créditos da música Soon the New Day.

Na trilha de Harris
Assinada por Jesse Harris (autor de Don't Know Why, megahit do primeiro álbum de Norah Jones), a trilha do filme The Hottest State traz a participação da cantora na música World of Trouble.

Tributo a Domino
Norah Jones canta My Blue Heaven em CD feito em homenagem a Fats Domino. O disco se chama Goin' Home: a Tribute to Fats Domino e está sendo lançado está semana nos Estados Unidos.

No rio de Mitchell
Também editado esta semana nos Estados Unidos, o novo CD do pianista de jazz Herbie Hancock, River: The Joni Letters, está centrado na obra de Joni Mitchell. Norah canta Court and Spark.

Na pista indiana
Norah fez o vocal de Easy, faixa do CD Breathing Underwater, em que Anoushka Shankar e Karsh Kale misturam música indiana com folk e beats eletrônicos. A cantora tem ascendência indiana.

Série de TV
The War, série sobre a Segunda Guerra Mundial que estreou esta semana na TV dos Estados unidos, traz um tema de Norah Jones, American Anthem, em sua trilha sonora. A composição é inédita.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, deixe que a música fale mais alto que as vendas

26 de setembro de 2007 às 11:06  
Anonymous Anônimo said...

A maior merda em torno dessa mina é que tudo que ela faz tem que citar as vendas...
O talento dessa mina vale todos os milhoes de discos que ela vendeu...

Bruno.

26 de setembro de 2007 às 11:11  
Anonymous Anônimo said...

To curioso para ouvir os cd's do Talib Kweli, Wyclef Jean e o tributo ao Fats Domino...

Bruno.

26 de setembro de 2007 às 11:14  
Anonymous Anônimo said...

Não entendo o porque de uma resenha tão extensa pra uma artista internacional. Ai se fosse com uma das nossas....( salvando-se as protegidas de Mauro...)!!!!

26 de setembro de 2007 às 13:13  
Anonymous Anônimo said...

Wong Kar-Wai, Mauro...

26 de setembro de 2007 às 13:29  
Anonymous Anônimo said...

Norah é o que há ...
Ao lado de Jill Scott e Alicia Keys é o que se salva entre as novatas americanas.Aguillera (só) tem uma boa voz e uma bela estampa ...

'Come Away with me' é indispensavel na cdoteca de quem tem bom gosto !

27 de setembro de 2007 às 14:17  
Anonymous Anônimo said...

A voz de Norah Jones é um tesão...

Outra voz do caraioo que apareceu foi da Amy Winehouse...
Passou um especial dela na Mtv semana passada... malandro... som e voz de primeira...

Bruno.

27 de setembro de 2007 às 14:59  
Anonymous Anônimo said...

por acaso ela é filha do Ravi Shankar, algo que qualquer jornalista razoavelmente bem informado sabe....bom talvez voce nao saiba quem é Ravi Shankar...perdao...

28 de setembro de 2007 às 01:37  
Anonymous Anônimo said...

tanto a norah jones quanto a diana krall se concentram muito na interpretação e esquece que a identidade do artista (na minha opinião) está em criar bons arranjos, escolha dos músicos,inovação, etc. E norah nesse último cd não vi nada de novo mesmo .....

28 de setembro de 2007 às 20:29  
Anonymous Anônimo said...

Acho que atualmente no cenário norte-americano as únicas cantoras que conheço que ainda salvam os Eua de só terem lixo musical são :
Cassandra Wilson (sem dúvida a melhor cantora norte americana), a novata Lizz Wright e Eden Atwood. O que vem disso depois nem precisa ouvir.... Abraços Mauro ótimos comentários !!!!

28 de setembro de 2007 às 20:34  

Postar um comentário

<< Home