9 de agosto de 2007

Bacharach cai mal na velha bossa de Menescal

Resenha de CD
Título: Bacharach
Bossa Club
Artista: Patty Ascher
Gravadora: Albatroz
Cotação: * *

Quase todos os compositores almejam o pop perfeito. Burt Bacharach é um dos poucos que conseguiu. Na década de 60, enquanto os Beatles criavam e ditavam as regras do que viria a ser a música (e a cultura) pop, o compositor americano se consagrou com canções radiofônicas bem urdidas, palatáveis. Pop também, mas, em tese, sem maiores ambições estéticas - ainda que a perenidade de suas canções ao longo de quase 50 anos atestem que havia ali, sim, uma estética refinada, escondida na aparente simplicidade de letras e melodias que resistem muito bem ao tempo. São estas melodias o alvo do novo projeto de Roberto Menescal, Bacharach Bossa Club. É uma cantora de voz agradável e segura, Patty Ascher, quem entoa as pérolas do compositor (I Say a Little Prayer, I'll Never Fall in Love Again, Alfie, Walk on By e A House Is Not a Home - entre outras) no ritmo da velha bossa de Roberto Menescal. Claro que o compositor foi influenciado pela explosão mundial da Bossa Nova - e isso é nítido em algumas músicas como The Look of Love - mas a tentativa de explicitar essa influência acaba gerando releituras forçadas. Nenhuma regravação do CD joga alguma luz realmente nova sobre músicas que - em sua essência - já nasceram perfeitas.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bossa nova é bossa nova, essa mania de transformar tudo em bossa nova já deu o que tinha de dar

9 de agosto de 2007 às 17:03  
Anonymous Anônimo said...

Burt Bacharach fez uma das baladas mais famosas dos anos 70... Close To You dos Carpenters...
Lembram dessa?

Bruno.

9 de agosto de 2007 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

A via é de mão dupla. Há muita "forçação de barra" também quando tentam "jazzificar" toda e qualquer música brasileira, de uma maneira geral. Fica parecendo que pra ficar refinado tem que ser "jazzificado". Soa pedante e, sinceramente, um saco. Sabemos bem: a MPB já e refinada pela sua própria mescla e variação, ao mesmo tempo, de que é composta.

9 de agosto de 2007 às 22:40  
Anonymous Anônimo said...

O MENESCAL TRANSFORMA TUDO EM BOSSA NOVA... DAQUI A POUCO CLÁSSICOS DO FUNK EM BOSSA. CHEGA, NÉ !

10 de agosto de 2007 às 02:18  
Anonymous Anônimo said...

O anônimo das 10:40 falou muito bem.

Jose Henrique

10 de agosto de 2007 às 02:48  
Anonymous Anônimo said...

Mauro< essa cantora é brasileira?

10 de agosto de 2007 às 11:09  
Anonymous Anônimo said...

A Patty é uma cantora Brasileira.
Professora de literatura, Patty Ascher nasceu em uma família de músicos e sempre cantou:" Em casa, as reuniões sempre tinham música...todos meus primos tocam, cantam. Era inevitável esta inclinação para as artes em geral, especialmente para a música" - destaca Patty.

10 de agosto de 2007 às 15:19  
Anonymous Anônimo said...

Eu de uma certa forma, gostei muito do cd da Patty Ascher, afinal Roberto Menescal sabe o que faz, e a Paty com uma voz Linda com timbre aveludado e maravilhosa voz que nos faz lembrar a cantora Julie London outra maravilha da música,a audição do cd é um convite a um momento relaxante,pensamentos que nos faz refletir na vida e principalmente nos clássicos maravilhosos que nem o tempo apagou.


Beijos Jennifer

10 de agosto de 2007 às 15:44  
Anonymous Anônimo said...

huuummmm...tem cara de patricinha rica, bancando seu próprio cd... sei não....

10 de agosto de 2007 às 16:15  
Anonymous Anônimo said...

Pessoal...amei este cd. Junta Bacharach - que é sensacional - com bossa...e senti que é uma bossa meio jazz, super refinada. trabalho em uma rádio aqui em Miami , que só toca jazz, e vamos colocar na programação. ouçam no site www.bacharachbossaclub.com
foi lá que descobrimos o trabalho...valeu Patty Ascher..que bom gosto!

11 de agosto de 2007 às 12:33  
Anonymous Anônimo said...

Hey...conheço a Patty...é professora, canta desde pequena...não tem nada de grana bancando...que injustiça. Eu sei da batalha da moça para conseguir esta chance com Menescal.
força pessoal. a batalha é grande...e o trabalho está lindo.

11 de agosto de 2007 às 12:35  
Anonymous Anônimo said...

Acho que temos que ficar atentos as vertentes da música e no que pode fluir delas,não interessa se é Burt Bacharach e bossa nova,o negócio é que está um trabalho honesto e bonito,Menescal realmente é um mestre e a Patty uma exelente cantora,parabéns pelo CD,está muito bom.

29 de agosto de 2007 às 08:52  
Anonymous Anônimo said...

Essa moça tem muito talento. Acho que no Jazz ela pode explodir e ser fenômeno mundial. Precisa "esticar" um pouco mais a voz, mais fôlego. Há tempo pra isso.

13 de dezembro de 2008 às 18:38  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns ao menescal por ter escolhido as músicas do burt bacharach a escolha é de quem sabe muuuuito de música.
nossos ouvidos agradecem.
maestro, arranjador e compositor inigualável.
Roberto Rib Preto

23 de novembro de 2009 às 10:32  

Postar um comentário

<< Home