6 de agosto de 2007

Melodia sintoniza o samba da memória afetiva

Resenha de CD
Título: Estação Melodia
Artista: Luiz Melodia
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Em Estação Melodia, seu primeiro CD em cinco anos, Luiz Melodia sintoniza os sambas de sua memória afetiva. A produção de Humberto Araújo - saxofonista e flautista - realça o suingue desses sambas dos anos 30, 40 e 50. Quase todos foram conhecidos por Melodia na infância vivida no Morro de São Carlos, no Estácio, berço carioca de bambas como Ismael Silva, de quem o cantor revive Contrastes neste belo primeiro álbum como intérprete de uma espaçada carreira fonográfica iniciada em 1973.  A rádio de Melodia não toca obviedades. O samba mais conhecido talvez seja Tive Sim. E a jóia de Cartola reluz com outro brilho na divisão peculiar de Melodia. O suingue permeia a faixa e o disco. Às vezes em clima de Carnaval - como na contagiante Agora Eu Sou Feliz (Jamelão e Mestre Galo) e em Linda Tereza, de Oswaldo Melodia, pai do cantor (Linda Tereza traz o coro d' As Gatas). Às vezes no vivaz tom de gafieira - como em Dama Ideal (Alcebíades Nogueira e Arnaldo Passos) e Chegou a Bonitona (Geraldo Pereira e José Batista), dois sambas que fazem odes à mulher. De Geraldo Pereira, aliás, há ainda Cabritada Mal-Sucedida, cheia de ginga - realçada pelos sopros que moldam a maioria dos arranjos do CD. Papelão (Geraldo das Neves) destoa do clima geral do álbum com seu intimismo mais tristonho. Da mesma forma que Nós Dóis - a única autoral do repertório, composta por Renato Piau com letra de Melodia - não está à altura dos sambas garimpados pelo artista na memória dos tempos vividos em seu Estácio, Holy Estácio. A propósito, a outra de Piau, Choro de Passarinho, expõe dueto de Melodia com sua esposa e empresária Jane Reis. O valor é afetivo.  Enfim, não fosse um compositor inspirado, Luiz Melodia já teria seu lugar de honra na música brasileira pelas qualidades vocais, realçadas neste bem-vindo trabalho de intérprete. O artista caiu no samba com a classe e a criatividade que identificam a sua obra.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é, não conheço pelo título quase nenhum samba, só o do Cartola. É interessante quando um trabalho desses acaba revelando coisas que a gente nem sabe que existe.

6 de agosto de 2007 às 16:38  
Anonymous Anônimo said...

Bom cantor, o Melodia.

6 de agosto de 2007 às 17:12  
Blogger Unknown said...

estive hoje na fnac e aqui em bsb ainda não chegou.
o melodia tem uma grande voz e a seleção do repertório certamente só enfatizou a sua (grande) qualidade como intérprete.

6 de agosto de 2007 às 18:58  
Blogger Acácio Costa said...

Gosto muito do Melodia mas sempre o acho muito melhor ao vivo do que em seus registros de estúdio. Assiti vários shows dele e sempre fico impressionado com sua força e beleza de canto. Muita personalidade num palco.
Acácio Costa

6 de agosto de 2007 às 20:28  
Anonymous Anônimo said...

Discordo de Acácio. Melodia é ainda melhor em disco. E estou curiosa por este cd.

6 de agosto de 2007 às 23:03  
Anonymous Anônimo said...

Beatriz, vá direto na fonte, a água é mais limpa.

Jose Henrique

7 de agosto de 2007 às 00:56  
Blogger Ana Russi said...

O CD traz arranjos de Silvério Pontes e Humberto Araújo. A percussão é leve, os sopros fazem a diferença na maioria das faixas. Em "Nós Dois", a combinação de piano e violão é sublime. A voz do Luiz está, como sempre, sublime. E - reforçando o que disse a Beatriz - o repertório foge do lugar comum, mas não deixa dúvidas quanto à qualidade.

7 de agosto de 2007 às 08:53  
Anonymous Anônimo said...

Se o cd da Maria Rita for tão bom qto esse do Melodia já está de bom tamanho. Melodia acertou em cheio!!! E no palco ele arrasa também. Autêntico, como poucos!

7 de agosto de 2007 às 09:13  
Blogger Acácio Costa said...

Mais um ponto para a democracia!

7 de agosto de 2007 às 09:34  
Anonymous Anônimo said...

O Luis que tem Melodia no nome é um dos meus preferidos, canta Cartola como poucos.A sua voz tem o dom de valorizar cada palavra de qualquer música que ele cante.Portanto,não ouvi e já gostei.

9 de agosto de 2007 às 09:48  

Postar um comentário

<< Home