5 de agosto de 2007

Taviani canta seus amores sem aparar excessos

Resenha de CD
Título: Diga Sim
Artista: Isabella Taviani
Gravadora: Universal Music
Cotação: * *

Sem aparar seus excessos, Isabella Taviani chega ao terceiro CD fiel a um tom passional. Diga Sim dá seqüência ao cancioneiro quente exibido pela compositora e (boa) cantora carioca já desde seu primeiro disco - editado em 2003 de maneira independente. Em ascensão no mundo da música, Taviani ainda é perseguida pela (inegável) semelhança com a voz e o estilo de compor de Ana Carolina. Diga Sim apenas reitera a incômoda sensação de Taviani ainda soar como um clone de sua colega mais famosa - a despeito dos shows lotados com próprio séquito de fãs.

É para estas fãs que a artista acena no CD Diga Sim. Em Iguais, a cantora narra a aventura de duas mulheres que lutam contra tudo e todos numa cidade para fazer valer seu direito de amar. O que é explícito em Iguais fica subentendido em outras pérolas do disco - como Colar de Estrelas. O problema é que, como Ana Carolina, Taviani erra quando aposta em um repertório quase inteiramente autoral. Das 13 faixas, onze são de sua lavra. A melhor é Luxúria, composta sob encomenda para a trilha da novela Sete Pecados. As outras se igualam em seus excessos. E a produção de Torcuato Mariano em nada contribui para realçar as nuances das músicas. Ao contrário, o produtor padroniza o cancioneiro e faz com que uma balada como Outro Mar não soe muito diferente de um tema de tom latino como La Luna, realçando a similaridade dos versos.

Boa cantora, Taviani sempre foi. Seu talento vocal é atestado pela regravação de Viramundo (Gilberto Gil e Capinam) - feita para a minissérie Amazônia e incluída como faixa-bônus no CD Diga Sim. Contudo, sua voz é geralmente posta de forma superlativa. Quando transita na contramão da exacerbação, como na releitura de Ternura, o maior hit de Wanderléa na Jovem Guarda, Taviani alcança bom resultado. No entanto, Diga Sim realça os excessos da paixão com a vibração que mexe com o público da artista - ele, em si, já bem vibrante. Por isso mesmo, vai satisfazer esse público.

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Artista tem que fazer disco para seu público, estou errada? Deixa o Guinga fazer disco para a crítica.

5 de agosto de 2007 às 15:39  
Anonymous Anônimo said...

FAKE, FAKE , FAKE.

Se a original já é insuportável, imagina a cópia tentando imitar o que já é insuportável, AHRRRRRR.

obs: Apesar de tudo, a original e a cópia são boas cantoras, mas esquecem de cantar, simplesmente gritam, berram, uma coisa pavorosa. Menos meninas, bem menos!!!

5 de agosto de 2007 às 17:27  
Anonymous Anônimo said...

Mais do que errada!
No dia que o artista fizer sua obra pensando no seu público ele deixa de ser artista.
Um ARTISTA tem que fazer a obra que lhe agrade, quem gostar que goste.

Jose Henrique

5 de agosto de 2007 às 18:20  
Anonymous Anônimo said...

Não a considero uma boa cantora. Longe disso. Ela me parece sempre 'representando ' a canção, respira pessimamente, é excessivamente over e confunde canto vibrante com canto apenas ofegante.
E o que conheço de seu repertório é de doer.
A original é, sem dúvida, muito menos ruim.

6 de agosto de 2007 às 09:21  
Anonymous Anônimo said...

Pior q Isabela, só o seu fã clube... Gente mal educada, berram e falam durante todo o show. Um horror. A Isabela dos bares da noite era muito melhor e mais autêntica. Concordo com o anônimo de cima. A respiração dela é triste. Parece q tá morrendo no final de cada frase. Ana por Isabela , ainda prefiro Cássia...

6 de agosto de 2007 às 09:34  
Anonymous Anônimo said...

" Ternura " com Taviani ? Essa quero ouvir !
" Giramundo " é bem legal com a Fernanda Porto e também fiquei curioso pra ouvir com ela

A capa e o título me lembram o da Vanessa da Mata( o cd da Vanessa não emplacou como esperado ou estou enganado ? )

6 de agosto de 2007 às 09:46  
Anonymous Anônimo said...

Cássia era legítima. As outras são de Taiwan.

6 de agosto de 2007 às 15:48  
Anonymous Anônimo said...

Insuportável é pouco pra descrever essa mulher. Over até doer!

6 de agosto de 2007 às 22:46  
Anonymous Anônimo said...

SE A ORIGINAL É HORRÍVEL, IMAGINA A GENÉRICA. ABAFA O CASO

9 de agosto de 2007 às 12:37  
Blogger SampaVelox said...

Razoável.
Particularmente, não gosto da Ana Carolina, mas admito que ela tem umas músicas bonitas. O mesmo se diga de Isabella Taviani. Entre as duas, eu prefiria a Cássia Eller (viceral e ORIGINAL). É como Betânia: ninguém imita aquilo ali porque não dá! Original de fábrica!

Em tempo: Guinga não faz disco "pra crítica". O lance é que ele está na contramão da música brasileira -- como Yamandú Costa. Eles gravam algo sensível demais pra MAIORIA entender -- e aí só a crítica aplaude. Eu aplaudo. Tenho 5 CDs do Guinga, tenho 2 do Yamandú e NENHUM da Ana Carolina nem da Isabella Taviani... Mas não critico quem tenha. Cada um deles tem seu talento. E quem ganha com isso é publico, que pode ESCOLHER o que melhor lhe convém (taí essa maldição desse Calypso, que é prova disso: música, nesse país, tem pra todos os gostos!).

16 de agosto de 2007 às 11:18  
Anonymous Anônimo said...

A Isabella é tudo de bom sua voz é linda e maravilhosa ñ canso de ouvir suas canções o seu novo cd diga que sim está ótimo mais uma vez, adoro essa mulher!!!

22 de agosto de 2007 às 12:32  
Anonymous Anônimo said...

ACHO RIDICULO AS CRITICAS MAL HUMORADAS E SEM CONHECIMENTO QUE ALGUNS DITOS CONHECEDORES DE MÚSICA FAZEM AQUI AO TRABALHO DE ISABELLA TAVIANE E DIGO MAIS: VCS PRECISAM ESTUDAR MAIS GENTE PQ O BRASIL TA CHEIO DE BONS TALENTOS E UM BOM TALENTO NUNCA VAI OCUPAR O ESPAÇO DO OUTRO E NEM MTO MENOS SUFOCAR A IMAGEM DO OUTRO. DEIXEM DE SER INVEJOSOS E APLAUDAM ESTA MULHER E CANTORA MARAVILHOSA QUE É ISABELLA TAVIANE!
ISABELLA PRA VC EU E TODO O BRASIL DE BOM GOSTO DIZ SIM SEMPREEEE!
PARABÉNS E ESPERO UM DIA TE CONHECER PESSOALMENTE, OK? VC É TD DE BOM LINDA! VÁ EM FRENTE1 BJS [DINDÍ-SAMPA]

2 de setembro de 2007 às 23:30  
Blogger Jorge said...

É preciso reconhecer a qualidade de Izabella Taviani. Ela tem boa voz, boa produção musical e sempre vem acompanhada de bons músicos nos shows. Essa conversa de clone é só para quem faz análise superficial do caso. O trabalho da Ana Carolina é bem mais Pop. Izabella é digna do sucesso que esta alçando sim. Se ela não apara os exessos, isso o tempo resolve. Talvez seja a alegria de estar vendo o sucesso mais de perto. Ela já tem seus quarenta e tantos, né?

Agora, se você não é público alvo dela, ao menos analise de maneira imparcial. A opinião é sempre burra quando não repeita um trabalho bem feito. Passa a ser só mais uma opinião.

18 de dezembro de 2007 às 20:16  
Anonymous Anônimo said...

Acho imensurável a qualidade de Izabella Tavianni. Esse seu último CD então merece todos os aplausos. Beijo imenso prá essa estrela da MPB.

22 de abril de 2008 às 10:07  
Anonymous Anônimo said...

Pessoal, por que ser tão passional na opinião a respeito de Isabella Taviani ou Ana Carolina? Vamos ser críticos, sim, mas racionalmente e não emotivamente! Parece que estão se gladiando nos comentários acima! Pessoal, sejamos coerentes e vamos admitir: tanto uma, quanto a outra, são talentos originais e maravilhosos que o Brasil tem privilégio de apresentar! Ambas, apesar de serem muitas vezes comparadas, são bem diferentes em sua essência, porém igualmente intensas e verdadeiras no que fazem! Eu, não passionalmente, mas racionalmente, tiro meu chapéu para as duas e me ORGULHO de ser brasileira como elas! Beijos a todos! CHRIS

4 de abril de 2009 às 10:18  

Postar um comentário

<< Home