Monique adorna com requinte 'quartos' de Ana
Resenha de Show
Título: Dois Quartos
Artista: Ana Carolina (em foto de Lu Yoshikawa)
Local: Canecão-Petrobrás (RJ)
Data: 19 de julho de 2007
Cotação: * * 1/2
Sem a aura de ousadia libidinosa alimentada por parte do público que assistiu à estréia, em Belo Horizonte (MG), em junho, o novo show de Ana Carolina, Dois Quartos, chegou ao Rio de Janeiro na noite de quinta-feira, 19 de julho, com baixo teor de erotismo. E o público que abarrotou o Canecão não deu sinais de incômodo com as inocentes cenas de amor lésbico vistas nos vídeos de Bettie Page projetados enquanto a cantora apresentou o tema Eu Comi a Madona. O primeiro número, Cantinho, que incorpora músicas gravadas por Madonna (Fever) e Moreno + 2 (Eu Sou Melhor que Você), prenunciou show quente, mas o calor veio, sobretudo, da platéia que idolatra Ana e faz coro em seus versos confessionais. Dois Quartos reafirma a sintonia entre a artista e o seu público.
O que se viu foi um show dirigido com sofisticação por Monique Gardenberg, com luxuoso cenário (um mix de cortinas e painéis espelhados) e iluminação arrasadora. Se há algum problema na decoração dos quartos, é no repertório que fica irregular quando Ana lança mão das músicas contidas no álbum duplo que batiza o espetáculo. E, no confronto com as músicas de CDs mais antigos (Trancado, Confesso, Uma Louca Tempestade), as novas perdem. Com exceções de Carvão, Ruas de Outono, Vai e algumas poucas outras. O set político - com Nada te Faltará e O Cristo de Madeira - resulta pouco impactante, apesar da projeção de imagens fortes.
Bloco por bloco, soa mais sedutor o que emenda Eu que Não Sei Quase Nada do Mar (a canção feita por Ana e Jorge Vercilo para Maria Bethânia), Trancado, Pra Rua me Levar (outra música dada para a Abelha Rainha) e Encostar na Tua. São momentos em que a cumplicidade com a platéia é maior. E Ana tem seu público na sua mão. A ponto de se arriscar no piano em É Isso Aí, de recitar (mal) um texto e de fazer uma infeliz incursão pelo repertório de Marina Lima. A letra de Três pedia uma leveza que Ana não tem em cena. Ao contrário, ela se porta como uma Leoa - como bem já a definiu certa vez a própria Bethânia - que engole o palco com voracidade.
O set de sambas tem repertório irregular, mas destaca uma música que Ana ainda não gravou: Cabide, cantada pela autora com um naipe de pandeiristas à frente. Um momento que se prolonga com o duelo de pandeiros travado por Ana (que se garante muito bem no instrumento) em pé de igualdade com o exímio percussionista Leonardo Reis. Terminado o espetáculo, paira a sensação de que Dois Quartos não é tão sedutor quanto o anterior Estampado. Mas Ana prima por não repetir fórmulas. Ela apresenta realmente um novo show, com outra estética e com outra linguagem. Ganha ponto por isso. E - nisso - reside o maior mérito de seu espetáculo.
Título: Dois Quartos
Artista: Ana Carolina (em foto de Lu Yoshikawa)
Local: Canecão-Petrobrás (RJ)
Data: 19 de julho de 2007
Cotação: * * 1/2
Sem a aura de ousadia libidinosa alimentada por parte do público que assistiu à estréia, em Belo Horizonte (MG), em junho, o novo show de Ana Carolina, Dois Quartos, chegou ao Rio de Janeiro na noite de quinta-feira, 19 de julho, com baixo teor de erotismo. E o público que abarrotou o Canecão não deu sinais de incômodo com as inocentes cenas de amor lésbico vistas nos vídeos de Bettie Page projetados enquanto a cantora apresentou o tema Eu Comi a Madona. O primeiro número, Cantinho, que incorpora músicas gravadas por Madonna (Fever) e Moreno + 2 (Eu Sou Melhor que Você), prenunciou show quente, mas o calor veio, sobretudo, da platéia que idolatra Ana e faz coro em seus versos confessionais. Dois Quartos reafirma a sintonia entre a artista e o seu público.
O que se viu foi um show dirigido com sofisticação por Monique Gardenberg, com luxuoso cenário (um mix de cortinas e painéis espelhados) e iluminação arrasadora. Se há algum problema na decoração dos quartos, é no repertório que fica irregular quando Ana lança mão das músicas contidas no álbum duplo que batiza o espetáculo. E, no confronto com as músicas de CDs mais antigos (Trancado, Confesso, Uma Louca Tempestade), as novas perdem. Com exceções de Carvão, Ruas de Outono, Vai e algumas poucas outras. O set político - com Nada te Faltará e O Cristo de Madeira - resulta pouco impactante, apesar da projeção de imagens fortes.
Bloco por bloco, soa mais sedutor o que emenda Eu que Não Sei Quase Nada do Mar (a canção feita por Ana e Jorge Vercilo para Maria Bethânia), Trancado, Pra Rua me Levar (outra música dada para a Abelha Rainha) e Encostar na Tua. São momentos em que a cumplicidade com a platéia é maior. E Ana tem seu público na sua mão. A ponto de se arriscar no piano em É Isso Aí, de recitar (mal) um texto e de fazer uma infeliz incursão pelo repertório de Marina Lima. A letra de Três pedia uma leveza que Ana não tem em cena. Ao contrário, ela se porta como uma Leoa - como bem já a definiu certa vez a própria Bethânia - que engole o palco com voracidade.
O set de sambas tem repertório irregular, mas destaca uma música que Ana ainda não gravou: Cabide, cantada pela autora com um naipe de pandeiristas à frente. Um momento que se prolonga com o duelo de pandeiros travado por Ana (que se garante muito bem no instrumento) em pé de igualdade com o exímio percussionista Leonardo Reis. Terminado o espetáculo, paira a sensação de que Dois Quartos não é tão sedutor quanto o anterior Estampado. Mas Ana prima por não repetir fórmulas. Ela apresenta realmente um novo show, com outra estética e com outra linguagem. Ganha ponto por isso. E - nisso - reside o maior mérito de seu espetáculo.
30 Comments:
Que musica da Marina ela cantou ou melhor, estragou ?
Aposto que " Uma noite e meia "
Vá de retro!
Foi a canção Tres.
Podem falar o que for... mas eu considero Ana Carolina umas das melhores artistas surgidas nas ultimas décadas... tem uma voz extraordinaria... fala de relacionamentos como nguem outro... e atrai diversos publicos... até (muitos) que curtem um bom rock' roll... que é o meu caso...
Ana tem canções belissimas... entre tantas posso citar A canção tocou na hora errada, Vestido estampado, Que se danem os nós... e mtas outras...
Tenho o DVD Estampado... e naum tem pra nguem... essa mina... alem de ter uma boca deliiosa... canta e compõe como nguem...
Mtos falam mal pq o sucesso da mina incomoda... Mas Ana Carolina faz um som de primeira...
Bruno.
Tenho horror a Ana Carolina. Sua voz, sua figura, seu repertório, suas opiniões, sua presunção, a histeria das fãs... É tudo de última categoria.
Alguém a disse que ela ja é baluarte da MPB. E ela, coitada, acreditou. Nos resta aturar essa mala de pretensões, com o aval da indústria, das trilhas de novelas e das rádios jabazeiras.
Com o meu aval tb, 9:45. Considero AC a melhor artista que surgiu nos últimos muitos anos.
Tem personalidade, estilo, carisma e um vozeirão que deve incomodar quem anda (mal) acostumado com estas 'jovens cantoras', as quais, mixando TODAS talvez renda UMA regular.
AC é SHOW!
Estou no time dos que não suportam Ana Carolina. Músicas cafoníssimas, postura pretensiosa, voz legal, forte, porém muito mal usada. Aquelas piruetas que faz no final dos versos é de doer os ouvidos. Realmente se o que ela faz é uma das melhores coisas surgidas na MPB nos últimos anos parem o mundo que eu quero descer.
Estou no time dos que acham que Mauro deveria parar com essas perseguição imbecil a determinadas artistas que não estão entre as suas queridinhas. Sabemos de sua antipatia por Ana, rerforçada após a cantora se tornar popular e arrebatar uma legião de fãs. Mauro se incomoda demais com os artistas que conseguem uma projeção musical maior do que suas protegidas. E isso caracteriza (muito mal) o trabalho de quem quer ser um crítico de respeito. Ninguém é obrigado a gostar de Ana, mas há que se respeitar a artista. Marisa Monte grava umas baboseiras e Mauro aparece achando lindo, perfeito, maravilhoso. Abaixo a hipocrisia desse rapaz!
11:23, jamais o convidaria para um drinque em minha casa. Vc, muito mal educado, não sabe se comportar na casa alheia.
Quanto a Ana Carolina, a acho over em vários momentos, considero uma boa parte de suas canções excessivamente discursivas mas a reputo como uma artista de valor e fiquei curioso para assistir a este show.
E, sim, ela tem personalidade e uma voz privilegiada (a começar pelo belo timbre).
Vestido Estampado no cd Ana e Jorge foi umas ''releituras'' mais bonitas que ja ouvi...
Bruno.
...tirando a gritaria das fãs histéricas nas laterais da casa, teriamos um Canecão frio, assim como foi o show.
Eu concordo quando o "Anônimo" escreveu que Mauro Ferreira tem uma certa perseguição com certas (os) Artistas. Eu gosto muito da Ana Carolina e fui à estréia ontem e gostei do que vi. Foi diferente da fórmula usada em na turnê Estampado e mais: Ana Carolina tenta se soltar mais em palco coisa que antes não acontecia. Ainda não no ideal (talvez não seja esse o jeito de Ana) ela tenta expressar-se mais corporalmente coisa que NA MINHA OPINIÃO não é necessária já que Ana tem presença marcante. Foi a estréia de um novo trabalho e Mauro acerta em dizer que ela ganha pontos ao tentar diferenciar, coisa que muito artista não faz. Hoje Ana muda a fórmula (e ela pode e deve) coisa que poucos artistas fazem e têm grande repercussão. Me lembro quando Mauro Ferreira nesta coluna criticou o albúm Estampado da artista falando que seria um fracasso, pois neste ela modificou ao albúm anterior e mais uma vez deu certo! Grande Trabalho! Para finalizar como ia dizendo concordo quando "Anônimo" diz que Mauro adora umas chatices por aí coisa que pra mim também não faz muito sentido. Gosto muito da Ana e das suas músicas! Mauro, sei que você é crítico e que cada um com sua opinião mas às vezes vc me soa over demais em suas críticas e um pouco contraditório!
O que é isso aí das 11:23 am? Tenho medo!
O impressionante do cd Estampado... além do bom album que é... é que TODAS as musicas são conhecidas do grande publico...
isso naum é pra qualquer um...
Ahhh... em relação a vendas... esse ja passou as 450,000 cópias...
Bruno.
Quanto ao Mauro ser perseguidor... qual critico naum éé??
Sempre tem os protegidos...
Bruno.
Ana Carolina ferve sangue nas veias.
Sou fãzaço. Quem não curte, so sorry, tá perdendo um grande agito.
Dá-lhe ANA!!!!!!!!
Eu acho que fã sempre distorce o que a crítica diz. Mauro fez uma crítica completamente parcimoniosa e imparcial do show. Mostrou vários pontos a favor, outros contra.
Esse 11:23 é uma graça.. como pode..rsrsrs!!!???só rindo..
A Ana carolina é boa em tudo...Só nao gosto da necessidade de mostrar que tem voz o tempo todo.. é meio chato mesmo, já nas composiçoes ta fera!!!MAs não conseguirá daqui p frente, a meu ver,emplacar tantos sucessos como no começo, ou no penúltimo album.. desse último cd Acho muito boa a Ruas de outono, tem mais 2 maneirinhas e só.. tanto é que esse cd não emplacou muitas músicas...
E afinal, as imagens mostradas aqui são iguais à de Minas??Pq não vi nada que merecesse o 'auê' q foi aqui quando ela cantou em Minas..será que os mineiros estão tão puritanos assim??Não andam assistido novela da globo?rsrsr
Maurinho esqueceu de dizer que o Canecão não estava lotado e que quase não tinha fãs famosos no camarim (a cantora maranhense Rita Ribeiro foi e avisou que no próximo cd deve gravar Ana Carolina, ninguém merece !)
Marina Lima não merecia essa provocação.Ana Carolina gritando uma composição sua
Se o Mauro falasse bem, os fãs dela iam postar o comentário do Mauro milhões de vezes, como se fosse a opinião mais válida. Desde quando, o crítico, não pode ter opiniões pessoais?
DEus me livre de Ana Carolina!
Talvez apenas Bethania em começo de carreira tenha acirrado tanto ânimos como Ana. Ninguém passa imune por ela. Ou AMA ou ODEIA.
Sei o quanto a Bethânia foi agredida nos primeiros anos de Rio-SPaulo. Apesar do séquito que sempre a endeuzou, havia a contrapartida de uma galera furiosa com sua voz, sua figura, sua baianidade.
Ana é a bola da vez. Não vale apenas não gostar de Ana. É preciso agradi-la, denegri-la, ofender seus fãs. Lamentável. Mas tem tratamento (a neuropsiquiatria evoluiu bastante nas últimas décadas).
Viva Ana Carolina que além de talento tem CARISMA. E, principalmente, tem o que fazer.
Tem gente nessa coluna e no Blog do Mauro Ferreira que s� entra pra falar que "Deus me livre da Ana Carolina" etc...s� postam mesmo coment�rios pra depreciar certos artistas e nada acrescentam e no m�nimo nem viram o show ou ouviram todo o CD para falar algo. Eu s� entro aqui pra falar do que eu sei e ouvi n�o simplesmente pra depreciar. Chega a ser rid�culo! Reparei que esse tipo de coisa acontece principalmente com cantoras como Ana Carolina e Isabella Taviani...Pra voc� Mauro, sei que voc� � cr�tico, e at� concordo com coisas que voc� posta. Mas tinha que ser resgatado o Post que voc� colocou pondo em d�vida o sucesso de Ana Carolina no CD Estampado e agora voc� diz que ele � muit�ssimo melhor que o 2 Quartos. At� concordo em certo ponto, mas a sua contradi�o � lament�vel! O que aconteceu? Voc� resolveu escutar melhor o CD Estampado depois da sua cr�tica infeliz? Ou mudou mesmo de opini�o? Fico indignada com essas coisas...o pior � que voc� deve achar que n�o precisa se posicionar sobre o que o p�blico posta aqui ou questiona voc� Daqui a dois anos o CD quarto � �timo e o que vir� ser� irregular e daqui por diante.
E Viva o Tide!
ADOREI seu comentário!
Viva Ana Carolina!
Ana, como está registrado no jornal O Dia, em agosto ou setembro de 2003, fiz uma crítica positiva do CD Estampado, ressaltando que o primeiro CD de Ana ainda era o melhor. Mas a crítica foi positiva. O que pus em cheque, sim, mais tarde, foi o sucesso COMERCIAl do disco, que só começou a vender realmente em janeiro de 2004 quando Encostar na Tua virou hit nacional. antes, o disco ia mal de vendas. A ponto de a BMG ter que pagar anúncio no horário nobre da TV Globo para tentar dar uma incrementada. O álbum, de fato, se tornou um grande sucesso, mas não foi logo de cara. E sustento:Dois Quartos é inferior a Estampado, pois, pelo fato de ser duplo, ficou com repertório irregular. É isso aí!
Fui comprar o show da Marisa Monte no Tom Brasil ... e a mina falou q os 4 show que Ana Carolina fará lá estão todos esgotados.
Bruno.
Acácio (2:46 pm 20/07/07), rapaz, você tem MEDO DEMAIS. É hora de procurar ajuda profissional.
Fui no Show da Ana no Tom Brasil , os ingressos acabaram 15 dias antes do show e tiveram que fazer mais 2 seções extras.
O Show é muito bom, temos várias Anas nesse show, a romantica, a roqueira, a revoltada e a brega.
A pláteia por sinal se comportou muito bem , juro que pensei que ia ser pior.
Ana carolina esta mais solta no palco, vive cada música que canta intensamente.
Destaque para o Cristo de Madeira, Tolerancia, Noticias Populares, Carvão entre outras.
Corcordo com o Mauro quando ele diz.
- Ela tem o publico nas maõs.
Não entendo o que as pessoas que odeiam a Ana Carolina estão fazendo aqui *!
Concordo com o Tide, acima, quando diz que ninguém passa imune por Ana Carolina. Sua presença é tão marcante que desencadeia AMOR ou ODIO! É isso aí, Tide! A Ana é a bola da vez. E, como voce mesmo disse, não vale apenas não gostar dela. É preciso agredi-la, denegri-la, ofender seus fãs. Lamentável mesmo! Eis aqui um dos muitos talentos que a nossa MPB tem e, em vez de ofendê-la, deveríamos honrá-la e agradecer a Deus pelo fato de termos o privilégio de viver na mesma época que ELA! Beijos a todos! CHRIS
Críticas Também São Boas
É isso gente, todo e qualquer artista está sujeito a esses comentários, às vezes construtivos, mas quase sempre eles veem impulsionados fortemente por meras antipatias. Muitos críticos abrem a boca pra falar de certo artista e nem sequer dá-se ao trabalho de analisar o material que o mesmo desenvolve, eles criam uma espécie de muro criticando o que observam de longe e só se deixando influenciar pelo que lhe é conveniente.
Por isso, não ligo!É indiscutível o enorme talento dessa mineirinha, Ana Carolina, dona de uma voz grave e ritmada; de longe um dos maiores nomes da atualidade no que diz respeito à composição. Uma das apresentações mais ovacionadas, reconhecidas, admiradas e intituladas da música popular brasileira.
Há quem desgoste e critique seu trabalho, é verdade, pode ocorrer, no entanto essa minoria com certeza não é motivo de preocupação, pra nós (fãs) nem muito menos pra cantora, compositora e instrumentista; uma vez que dados crescentes indicam a aceitação e simpatia do público em geral de todas as idades, partindo do fato que em seus trabalhos de vários hits, Ana carrega um roteiro rico em diversidades, indo da MPB ao POP, transitando pelo romântico e o rock, protestante e chegando ao samba. Estando presente em vários gêneros musicais que compõem seu acervo de suas músicas incrementadas por arranjos belíssimos de seus violões, baixos, pandeiros e piano. Talvez aí jaz o segredo de seu sucesso.
Resultado: "Pau pra toda obra”, alcançando o público em sua totalidade agradando a quem é tocado, de modos diferentes.Os que não o são?Criticam,paciência... Afinal, críticas também são boas não só pra melhoras, mas, mais ainda pelo gostinho prazeroso de tripudiar sobre elas em vista do sucesso alcançado .
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