1 de julho de 2007

Marisa reluz aos 40 anos de vida e 20 de música

Marisa Monte faz 40 anos neste domingo, 1º de julho. Suas quatro décadas de vida coincidem com os 20 anos de carreira exemplar - tomando-se como ponto de partida o seminal show no Jazzmania, em 1987, que detonou toda a explosão da mídia em torno de seu nome (a rigor, ela fizera em 1985 gravação juvenil para a trilha do filme Trop Clip). Alvo de adoração por parte do público e dessa mesma mídia, mas também da raiva destilada na mesma intensa proporção pela outra banda que desdenha seu sucesso e a maneira firme como conduz sua carreira, Marisa Monte sempre foi padrão e referência para todas as cantoras surgidas a partir dos anos 90. Não somente pela voz, depurada com rigor estilístico já no show de 1987, mas pela forma como se manteve em cena nessas duas décadas, nunca se portando como celebridade, mas como artista.

E poucos artistas no Brasil sabem usar a mídia a seu favor, como Marisa Monte, sem abrir mão de sua privacidade. Ela fala somente o que quer. E quando quer. E, às vezes, não quis - como na ocasião do lançamento do álbum Tribalistas (2002), obra-prima, cujo valor salta aos ouvidos a cada ano, embora já fosse perceptível na primeira audição para quem não tenta resistir à beleza impressa na assinatura de Marisa Monte como compositora (em geral, em parceria com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown). É assinatura bem pessoal que ela começou a esboçar em seu segundo álbum, Mais (1991), desfazendo a aura de cantora eclética que teimava em pairar sobre o seu trabalho por conta de um disco de estréia estupendo, MM (1989), em que se dava ao luxo de harmonizar um samba de Candeia, um rock dos Titãs e um xote de Luiz Gonzaga, entre outras pérolas recolhidas com o bom gosto que iria nortear sua carreira nos palcos, nos discos e na produção de CDs alheios.

Universo Particular - show que está de volta ao Rio de Janeiro para temporada na casa Vivo Rio - é exemplo da capacidade desta artista de se reinventar em cena sem afrouxar seu eixo estético. É show mais íntimo e refinado em que a cantora se integra à banda como um músico - com direito a uma luz cinematográfica que já serve de referência para outros artistas. E a platéia entra no jogo de Marisa, consumindo, embevecida, um show que talvez achasse até hermético se outra cantora, menos segura, estivesse em cena.

Em outras palavras, Marisa Monte não segue tendências. Ela é que determina tendências que serão seguidas - de forma assumida ou velada - por outras cantoras. Vale lembrar que bastou escapar a notícia, em outubro de 2005, de que a artista iria apresentar dois discos simultâneos para que outras intérpretes - inclusive Maria Bethânia - anunciassem idéia similar. Enfim, aos 40 anos de vida e 20 de música, Marisa Monte reluz... Há quem detecte marketing (ou até antimakerting...) em seu sucesso. Particularmente, ainda inebriado pela sedução infinita do show Universo Particular, atualmente mais solto e mais pop (no final), sem prejuízo de sua estética cool, aponto sua música - situada em algum ponto entre a simplicidade e a sofisticação, a tradição e a modernidade - como o fator primordial para o brilho permanente da diva nesses 20 anos.

88 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Menos, Mauro....bem menos... Marisa é uma pedra de gelo no palco, sem emoção alguma, voz mediana e agradável, e um punhado de musicas tatibitati e uns sambinhas muito dos sem vergonha. Menos Mauro, bem menos...

1 de julho de 2007 às 15:28  
Anonymous Anônimo said...

Realmente, Maurópolis. Marisa é ótima cantora, mas por favor menos, menos. Aliás o que houve com o Mauro que nos anos 90 caía de pau na moça? Perdi o fio da meada, alguma coisa aconteceu aí. Mas entendo que você quer provocar as feras do Blog :)

1º de julho, que Nando Reis deu pra Cássia (essa sim, extraordinária cantora) foi inspirada em Marisa?!
Caiu a ficha agora, adoro essa música.

1 de julho de 2007 às 17:23  
Anonymous Anônimo said...

Belo texto-homenagem à altura de Marisa Monte.

Marisa é uma artista genuína, daquelas que nos dá orgulho de ser brasileiro.

Seu trabalho proporciona prazer, alegria, reflexão.

Discordar é um direito de todos. Mas "não gostar" simplesmente porque ela é popular e amada por seus incontáveis fãs, é ignorância.

1 de julho de 2007 às 17:53  
Anonymous Anônimo said...

MM é maravilhosa. otima cantora. adoro. Mas nos deve um grande disco desde Cor de Rosa e Carvão, seu melhor trabalho.
Lançou 2 discos, que sem mal humor algum poderiam, caber num só.
E não mauro, isso eu nao acho, eu tenho a mais absoluta certeza: Marisa não é uma grande compositora. Apenas mediana. tanto melodicamente quanto nas letras, algumas muito fracas.
Uma comparação de suas composições com por ex. as de Adriana Calcanhoto, não se sustenta. Adriana é compositora muito mais prendada no manejo das letras e mesmo nas melodias.

1 de julho de 2007 às 21:14  
Anonymous Anônimo said...

Tribalistas é obra prima? Ao contrário, acho que está a cada dia mais claro que foi um grande equívoco, um trabalho menor de uma boa artista. Essa sua opinião é peculiar, e está longe de ser compartilhada.

1 de julho de 2007 às 21:16  
Blogger Marcelo Veronez said...

Clap clap clap...
Belíssimo texto Mauro...

Deixa quieto... Daqui a mais 20 anos, quando Marisa já tiver seus 40 de carreira, com certeza vai ser apontada como pilar da música brasileira na virada do século. Assim como foram Gal, Betha e Elis nos anos 60. E Dalva, Elizeth e Ângela Maria pouco antes dessas.

E acredito acontecer com Marisa o mesmo que aconteceu com a geração de Bethania. Os fãs das cantoras mais antigas não suportavam a idéia de elas carregarem a mudança da música brasileira nas vozes.

Então, nós que já entendemos isso, podemos nos deliciar desde já!

Parabéns pelo blog, minha fonte de referência em música de bom gosto.

1 de julho de 2007 às 22:30  
Anonymous Anônimo said...

menos nada... pra marisa tem que ser muito é mais!
parabéns pra ela então.

1 de julho de 2007 às 22:31  
Blogger Jéferson Güntzel said...

Lindo Mauro!
Você, como eu, não se cansa de elogiar Marisa, pois ela realmente merece todos elogios.

2 de julho de 2007 às 00:10  
Anonymous Anônimo said...

Fátima Jurema, coloque a ficha de volta aonde ela estava, a música 1 de julho não é de Nando Reis, é do Renato Russo.
Gosto muito de Marisa Monte(em todos os sentidos) massssssssssssss
quanto a TRIBALISTAS ser uma obra-prima, não é nem aqui nem na China
Desse disco só se salva umas 3 ou 4 músicas e a primeira música do disco é a melhor, disparada.
É o único vacilo na brilhante carreira da jovem senhora, tá perdoada!

Jose Henrique

2 de julho de 2007 às 00:27  
Anonymous Anônimo said...

Marisa ? Merece tudo, meu bem. Maravilhosa e marrentinha como Fernanda Abreu.
Eu daria tudo para ver as duas juntas. Mas como Marisa comentou antes ficaria complicado seguir sem o amadinho da minha maninha.
Xerox dela por ai ? Nem noto!

2 de julho de 2007 às 04:11  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o primeiro comentário... Marisa é super fria no palco. Boa cantora, boa compositora. Mas só.
Há grandes cantoras nesse país, muitas anônimas. Alçar Marisa dessa forma é sacrilégio.
Mauro, acho que vc. exagerou um pouco.

2 de julho de 2007 às 08:36  
Anonymous Anônimo said...

Tribalista é obra prima do brega, poderia acrescentar mais um e por Reginaldo Rossi ou Frank Aguiar que regravou músicas dos tribalistas.

2 de julho de 2007 às 09:07  
Anonymous Anônimo said...

QUE MARISA É UMA BOA CANTORA, TODOS SABEMOS, É BASTANTE AFINADA E TÉCNICA, MAS É SÓ !
A MULHER PARECE UM UMA ESTÁTUA DE GELO NO PALCO, TEM UM BAITA MAL GOSTO PARA SE VESTIR, E É SIMPLESMENTE ANTIPÁTICA E SEM CARISMA, ISSO SEM FALAR NO PÉZINHO QUE ELA TEM NO BREGA.

2 de julho de 2007 às 09:11  
Anonymous Anônimo said...

a primeira cantora a lançar dois discos de uma vez, foi a fafá, com piano e voz e o encontro das águas - depois a marisa copiou.

2 de julho de 2007 às 09:13  
Blogger Acácio Costa said...

Eu cada dia me convenço mais que não entendo nada de música. Considero Marisa como uma grande cantora e só. No palco existem muitas muito melhores que ela. As composições dela pra mim são sofríveis, como rimas paupérrimas e melodias chatas. E a sua dita obra prima é uma das coisas mais tétricas já produzidas por algum grande artista neste país, tribalista realmente não desce. Pra mim MM cantando bons compositores e sem tantos apetrechos no palco deve formar um grande show.

2 de julho de 2007 às 09:53  
Anonymous Anônimo said...

Bravo, Mauro!

2 de julho de 2007 às 10:24  
Anonymous Anônimo said...

Mauro adoro a sua imparcialidade !

2 de julho de 2007 às 10:26  
Anonymous Anônimo said...

"Tribalistas", "Amor, I Love You?: sinto muito, mas isso não se encaixa no perfil de obra prima. Marisa é muito calculada e fria. As composições são fraquíssimas e muitas vezes, brega. O fato é que como conduz muito bem o marketing ao seu favor e por isso não caiu no rol das bregas. Ela sabe fazer tipo. Que vozinha enjoada!

2 de julho de 2007 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Respeito você como crítico musical, respeito Marisa Monte, não sou grande apreciadora da cantora, comprei os discos até Cor de Rosa... e assistia aos shows, mas deixou de me interessar, eu nunca fui grande fã da voz de Marisa Monte, o timbre lembra demais o da Gal, e se já temos a Gal... Gostava do repertório, normalmente cuidadoso, depois ficou muito pop, perdi o interesse, mas repito respeito a cantora. O que não posso admitir é desrespeito com Maria Bethânia, para mim sim, a cantora das cantoras, a grande voz do Brasil, nossa maior intérprete, escolha de repertório apuradíssimo e essa sim lançadora de tendêcias, da qual Marisa Monte, inclusive, faz parte. Maria Bethânia ao lançar Mar de Sophia e Pirata não estava, absolutamente, seguindo ou tendência, ou copiando, como o seu texto indica, Marisa Monte. Quem conhece a cantora e acompanha a sua carreira, sabe disso, esse projeto é antigo, anterior ao da Marisa e muito mais importante do que a quantidade, um, dois ou três CD, o que importa é a qualidade do trabalho e o conteúdo do mesmo.
Adélia Caldas - Niterói - RJ

2 de julho de 2007 às 10:34  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, o que seria de você, sem Bethânia, Daniela Mercury e Marisa Monte??????????

2 de julho de 2007 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

"...e assim seguirá por anos e anos afora"?Ai,Mauro queremos algo que fuja a padrões.Que inflencie mas seja inimitável.Que as macacas xerocadoras nem não queiram imitar.Acho que caso se concretize o falecimento do disco,como a Marisa acha,essa lógica antiga e ditatorial de "escolas" como fator de superioridade de mestras,tambeém seja enterrada.

2 de julho de 2007 às 11:20  
Anonymous Anônimo said...

E Roberta Sá também! O que seria mesmo?

2 de julho de 2007 às 11:48  
Anonymous Anônimo said...

Para quem cobra imparcialidade, sugiro que dê uma olhada na barra de endereços do navegador. Lá vai encontrar "blogdomauroferreira" , o que julgo suficiente para que saibamos que os posts, além de informativos, são marcados pela opinião do dono.

Discordo de muita coisa que o Mauro escreveu sobre a Marisa, mas admiro muito sua parcialidade. A vida seria tão mais fácil se o jornalismo fosse assim. Me parece jogo limpo. É mais honesto.

Anderson Falcão.
Brasília- DF

2 de julho de 2007 às 12:01  
Anonymous Anônimo said...

A inteligência e o tino da Marisa Monte me lembram a Nara Leão.
Com mais recursos vocais, bem entendido.

2 de julho de 2007 às 12:17  
Anonymous Anônimo said...

Oi Mauro,
Também não gostei da bobagem que você falou sobre Bethânia imitando Marisa Monte, qual é, meu irmão? Delirou? Bethânia, por sinal, aos 61 anos de idade e 42, só a fase profissional, ou 44 de carreira, é a única Diva da MPB, da sua geração, em atividade. Que Deus lhe dê muita saúde para continuar nos dando muitas alegrias.
Frederico - Rio

2 de julho de 2007 às 13:12  
Anonymous Anônimo said...

Olá querido Mauro, não concordo com o que você escreveu, Bethânia lançou dois CD porque Marisa lançou, ha, ha, ha, deixe-me rir.
Fora esse deslize gosto da sua coluna, estou querendo sua ajuda em qual CD Bethânia gravou a música Maria Betania do Capiba?

2 de julho de 2007 às 13:14  
Anonymous Anônimo said...

MARISA MONTE ESTA LONGE DE SER UMA DAS MELHORES CANTORA DO NOSSO PAÍS.

2 de julho de 2007 às 14:00  
Anonymous Anônimo said...

Como cantora ela é ótima, os discos a mesma coisa, mas como já citaram, ela se veste mal pra caramba; ô cafonice brava !

2 de julho de 2007 às 14:01  
Anonymous Anônimo said...

Marisa é um luxo e literalmente caga e anda para a mídia e para o que vocês fãs xiitas da Gal e da Bethânia pensam dela.

2 de julho de 2007 às 15:02  
Anonymous Anônimo said...

Marisa Monte "morreu" depois de Cor de rosa e Carvão. Como o próprio Mauro diz, depois, só veio mais do mesmo. Nada de azeitado.

2 de julho de 2007 às 15:25  
Anonymous Anônimo said...

Ai, ai viu... Eu não entendo essas pessoas não...
Pessoas falando q Marisa não tem emoção no palco, q é uma pedra de gelo, q tem o pé no brega ou coisas do tipo. Será q elas já foram a algum show de Marisa? Será q já tiveram o privilégio de sentir a maravilhosa sensação de ouvir Marisa ao vivo? Eu acho q não...

MAS ISSO NÃO IMPORTA. O Q IMPORTA MSM É Q MARISA É MARAVILHOSA! TEM UMA VOZ PERFEITA! ADORO SUAS COMPOSIÇÕES!

PARABÉÉÉÉNNNSSS A MARISA! Q DEUS DÊ MAIS 40 ANOS PRA Q ELA POSSA CONTINUAR DANDO MAIS ALEGRIAS AOS SEUS FÃS! MUITA SAÚDE, FELICIDADES E SUCESSO PRA DONA MARISA!

Parabéns tb ao Mauro por esse post maravilhoso! E olha Mauro, bem mais viu, beeeemmm mais! Bjos! Isa

2 de julho de 2007 às 16:59  
Anonymous Anônimo said...

Maurinho, faça-me o favor...
Dizer que Bethania lançou 2cds pq 'se ventilou' que MM faria isso??!!
Vc tropeçou e caiu sobre a cabecinha, fofo. Lindo que vc curta e respeite Marisa. Evite, entretanto, o gargarejo, sempre parcial. Pelo menos em seu âmbito profissional.
O primeiro cd de MM está longe de ser estupendo; o projeto Tribalistas foi de qualidade bastante discutível e a cantora conta mesmo, desde o início, com o apoio de uma boa parte da imprensa que se identifica com seu trabalho - e a hipervaloriza (ou será que nenhum dos 'entendidos' percebe, só por exemplo, a respiração medíocre e o tom anasalado de sua voz...)
Não que eu não curta MM. Tenho todos seus CDs e assisti provavelmente a todos seus espetáculos nestes vinte anos. Concordo que se trata de uma ARTISTA séria e vigil com sua trajetória. Contudo, a léguas da redoma onde muitos dos senhores a vêem.
E achar que uma artista do porte de Bethânia...como que era mesmo??!!...
Maurinho, faz-me rir.

2 de julho de 2007 às 17:12  
Anonymous Anônimo said...

Pelo que sei 1º de Julho tem a ver com história de Cássia Eller com o pai do Chicão, segundo disse em entrevista a própria Eller.

O projeto das águas da Bethânia já vinha sendo propalado em entrevistas há algum tempo. Seriam, aliás, três CDs. Salvo engano, um deles se chamaria Kirimurê e seria dedicado à Baía de Todos os Santos ou coisa assim. Não foi cópia de MM, não!

Flávio

2 de julho de 2007 às 17:18  
Anonymous Anônimo said...

so sorry!
1.tribalistas é uma bobagem sem tamanho
2. marisa tem voz agradável mas jamais será a cantora que a imprensa - especialmente a carioca - quer fazer crer.
3. se for para considerá-la compositora, é medíocre.
4. desajeitadíssima no palco.
5. concordo: sabe conduzir a carreira e não é vulgar, alpinista, etc...tampouco uma cantora ruim. apenas não é extraordinária, que eu não sou surdo!!!.
concordo totalmente com o comentário do acácio, e desde cor de rosa e carvão, marisa não faz mesmo um grande cd.
votos de paz!

2 de julho de 2007 às 17:20  
Anonymous Anônimo said...

5.20, EU TB NAO SOU SURDO.
MARISA É SHOW MAS NÃO CHEGA A SER ESTE EXAGERO DE CANTORA MESMO NÃO.
E BETHANIA COPIÁ-LA, OU QQUER COISA PARECIDA, É DE LASCAR O CANO!!!!!!

2 de julho de 2007 às 18:56  
Anonymous Anônimo said...

Marisa tem uma boa voz ,bom gosto no seu repertório,é otima em disco p se ouvir de vez em quando.
Mas estamos no Brasil ,terra de Dalva ,Angela ,Elis,Gal e Bethãnea.
Sem falar das interpretes quentes como Elba,Alcione ,Margareth ,RoRo etc.
Bem ela está muito longe de ser Uma das melhores cantoras do Brasil,tendo em vista q entre as nossas estão as melhores do mundo.

2 de julho de 2007 às 19:01  
Anonymous Anônimo said...

Já outra cantoras menos afinadas,menos criativas e menos refinadas q ela, agradam bem mais a mim,e a grande parte do publíco.
Como é o caso de Zélia ,Cassia,e até mesmo a Ivete q doe no ouvido ,mas é uma simpatia e uma grande personalidade em palco.
Se Marisa fosse mais Humana,mais Brasileira ,menos NovaYorquina,quem sabe isso mudaria.

2 de julho de 2007 às 19:07  
Blogger J said...

No Brasil, toda cantora que tem destaque, sucesso e prestígio - incomoda! E os mais incomodados, críticos e q nunca reconhecem valor algum nesses (novos) artistas, são sempre os mesmos, os puristas - aqueles q querem q o "tempo volte", q seus deuses (e deusas) nunca sejam "substituídos".

Marisa Monte deu um "q" de sofisticação na feminina MPB desde seu aparecimento, lá atrás, em 89. E desde então cravou sua "grife" na música popular brasileira, lançou moda e é, sem dúvida alguma, ouvida por todas as outras cantoras, todas querem saber o q ela faz, o q ela pensa, como ela consegue e o q ela exige em deixar de fazer. Já é diva desde sempre, desde quando começou, isso é fato, não adianta negar, espernear, se descabelar... o q muitos não conseguem disfarçar é o incômodo, a "inveja" e essa coisa chata de ficar comparando Marisa com essa ou aquela, ou seja, aquela velha história, para falar bem de UMA tem de desmerecer a OUTRA. Coisa feia... nenhuma cantora boa nessa país, aliás excelente, precisa disso. Nem Gal, Nem Bethânia, nem Marisa...
Essas coisas são intriga da oposição, má vontade em reconhecer o talento de Marisa q, quer queiram ou não, ela tem (e de sobra!). O resto, é conversa e "dor de cotovelo" .

2 de julho de 2007 às 19:15  
Anonymous Anônimo said...

Douglas, realmente o mundo de Ós tá bem ruinzinho, não?! vai estudar, garoto.

Viva Marisa, Viva Bethânia e Viva M.Gabriela, que assisti a cantar ontem em uma festinha e ar-ra-sou!!!

2 de julho de 2007 às 19:28  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Adrade disse..

Sinceramente, sempre participo desse festival de bobeiras que as vezes falamos no blog de Mauro. Não deixo de ver um só um dia as noiticias do Mauro. Só não sei porque nunca tenho tesão de comentar nada a respeito de Marisa Monte. Agora já sei. É tudo muito chato, blazé demais. Mas deixou meus ouvidos se deleitarem na bela Gentileza. E só.

2 de julho de 2007 às 20:59  
Anonymous Anônimo said...

Definitivamente chego a conclusão que muitos deste blog nem sequer pisam em um estádio ou casa de espetáculos. Dizer que a Marisa é fria no palco, não tem presença de palco. Pelo contrário, Marisa ultrapassou os limites do popular e ao menos aqui no Ginásio Nílson Nélson foi literalmente para a galera quando apresentou seu show Universo Particular (cadê o dvd Mauro?). Mais solta, mais desenvolta, menos introspectiva. Salve Marisa que é sem dúvida uma das minhas cantoras prediletas. Passeia entre o refinado e o popular, compõe como poucas e resgata grandes compositores. Está há anos luz na frente de muitas. Voz doce, a mais afinada das nossas cantoras, interpreta com o coração, não grita, não sussurra, não enrola. Em tempo de tantas cantoras medíocres surgindo por aí, Marisa continua no topo com os méritos de ser independente de mídia e programas popularescos.
Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Quanto à questão de álbum duplo, esta realmente não cola Mauro, pois a RAINHA DO SAMBA, lançou um muito antes das outras. O lp Beth Carvalho canta os Sambas de São Paulo era duplo e foi sucesso de vendas.

2 de julho de 2007 às 21:14  
Anonymous Anônimo said...

Sou fã e é verdade que depois de Elis Regina NENHUMA outra cantora influenciou tanto as outras como Marisa Monte.

Nunca se portou como celebridade, mas como artista tanto que comunica com os demais musicos da banda ( 'todos são meus amigos, de tocar lá em casa ... '). Toca vários instrumentos como gaita em 'Eu não sou da sua rua 'e 'Passe em casa ' ( 'tudo vem da musicalidade ') e produziu uma obra prima que é o 'Tudo azul 'com a Velha Guarda da Portela , dizem que com recursos próprios ....

Como compositora já teve suas musicas gravadas por Rita Lee, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Cidadde Negra, Cassia Eller, Renata Arruda, MPB 4, Negra Li, Juliana Diniz, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Chico Cesar, Erasmo Carlos, Roberto Frejat além de Brown e Antunes . O CD ' Mais 'de 1991 já teve inumeras de suas faixas regravadas !

Que venham mais posts sobre ela.
Que ela fique cantando por mais e mais anos. E fazendo muito sucesso, pois trabalho e merece !

Um abraço a todos
Diogo

2 de julho de 2007 às 23:43  
Anonymous Anônimo said...

Adoreeeii o comentário aqui em cima! Mto bom! Viva a Marisa! Isa

2 de julho de 2007 às 23:56  
Anonymous Anônimo said...

Meu chapa Marcelo, vc esta confundindo UM disco duplo com DOIS separados, manja?
Um abraço

Jose Henrique

3 de julho de 2007 às 00:45  
Anonymous Anônimo said...

1º de julho não é do Renato Russo? Ele fez essa música pra Marisa Monte!

3 de julho de 2007 às 09:18  
Anonymous Anônimo said...

Marisa é o produto mais bem resolvido da usina Gal x Bethânia. Transitando entre os dois modelos, Marisa criou uma carreira coerente e já serve de referência a tantas outras menos aquinhoadas.

3 de julho de 2007 às 09:36  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, não é que Marisa seja fria no palco. Ela sofre do mesmo mal cênico de Vanessa da Mata: é desengonçada e 'pesa' em cena. Ambas não sabem o que fazer com o corpo enquanto cantam.
Não sei se é do seu tempo mas no início de carreira, desde as fotos de divulgação até a 'performance' de palco eram completamente plastificadas. Marisa com o rosto descansando em mãos espalmadas como uma Madona; Marisa dando giros com o dedinho, tentando parecer elegantemente sexy e coisinhas assim. Não há dúvida que melhorou com o tempo mas a acho mais adequada quando se apresenta como neste último show, apenas integrada ao cenário e à música que rola por ali.
Em outras palavras: com cara de paisagem. E uma voz frequentemente deliciosa.

3 de julho de 2007 às 09:43  
Blogger Pedro k. said...

Caros amigos,

está tudo certo.

uma corecção:

1º de julho foi feito por Renato Russo par Cassia Eller.

inclusivamente esse tema está no disco "A tempestade ou o Livro dos dias" do Legião Urbana.

Obrigado,

Pedro k.
Rock-n-brasil.com

3 de julho de 2007 às 10:42  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo ficou um lord agora, parabéns pela temperança. É por aí!

3 de julho de 2007 às 10:48  
Anonymous Anônimo said...

Não duvido que Marisa Monte seja o melhor fruto do evento Gal Costa e Maria Bethânia nos sessenta, setenta. Sem, contudo, a qualidade vocal da primeira e a exuberância interpretativa da segunda.
Por outro lado considero Roberta Sá a melhor descendente de Marisa.

Não falei, em nenhum dos casos, de imitação, apenas de referências. Tampouco pretendo comparar quem quer que seja.
MM, GC e MB são artistas efetivamente maduras. Prontas. Roberta Sá vem despontando com um agradável frescor.

3 de julho de 2007 às 11:13  
Anonymous Anônimo said...

Em meu micro não abriu a foto de Pedro K, o que é lamentável...

3 de julho de 2007 às 11:23  
Anonymous Anônimo said...

Mauro quem desdenhou Marisa naquela época?Independente de seu talento indiscutível,acho que as pessoas sérias criticavam não o talento e o potencial artístico em si,mas a fabricação óbvia de uma celebridade instantanea.Marisa pode dizer que se hoje tambem é respeitada além de seus méritos próprios pelos seus vinte anos de sucesso agradece muito a quem, parecendo estar na de "desdenhar" na verdade estava lhe abrindo os olhos para os perigos da exacerbação extremada que da falta de experiência pode acarretar.Como pessoa refinada,educada e gentil,Marisa soube ouvir muito bem conselhos como pósitivos,enquanto os estúpidos e fãs mais exaltados atiraram muitas pedras em quem parecia estar exercendo função de oposição.Alguém chegou até perder na época,emprego de anos na EMI,se não me engano.Agora o maior desafio de Marisa e vencer o território ainda movediço das mídias atuais.Já estão fabricando pelas novas tecnologias,artistas(imagem e vozes)virtuais perfeitos.Será o fim das divas humanas?

3 de julho de 2007 às 11:24  
Anonymous Anônimo said...

Marisa é sem duvida a ultima estrela da MPB. E a mais talentosa cantora da geração pós-anos 90. É também a mais inteligente delas todas. E se cercou do que há de melhor.Merece por mérito e talento o duradouro reinado.
Mas vamos ser francos: não é boa compositora, apenas mediana. E artisticamente ainda não nos deu algo melhor que o Cor de Rosa e carvão, que continua como seu melhor trabalho.
Seus ultimos cds vem perigosamente e progressivamente embalados em atmosfera ludica demais, ingenua demais, de um universo particular quase infantil.
Ela também precisa urgentemente resolver sua tecnica de respiração pois está arfando demais na divisão vocal das letras e, quem sabe, dar um tempo nos xibidus e la-laí-la-iá de seus scats singings que são muito repetitivos e tem padronizado suas ultimas interpretações.
Como interprete é sem duvida a grande referencia para as novas gerações, assim como Gal foi para a geração dela.
E vamos ser francos novamente: Marisa nao tem nada de Bethania, por favor!
Bethania assim como a inigalavel Elis são cantoras unicas que praticamente nao deixaram herdeiras.
A partir dos anos 70 as grandes referencias vocais femininas foram Gal Costa e Marisa Monte.
Se pensarmos em Zizi, jussara silveira, vanessa da mata, roberta sá e tantas outras, o extrato vem de Gal e depois Marisa.

3 de julho de 2007 às 11:46  
Anonymous Anônimo said...

O critico Luiz Antonio Giron, na epoca na folha de são paulo, disse que Marisa Monte era um blefe e que clonava a alma da Gal setentista até nas roupas e nas direções musicais de seus trabalhos. Ele dizia que marisa havia copiado no barulhinho bom a direção musical de Gil para o India da Gal que contava com a sanfona do dominguinhos.
Giron deve estar amargando até hoje a primeira parte de sua critica. Quanto a segunda, quem há de discordar?

3 de julho de 2007 às 11:51  
Anonymous Anônimo said...

Gosto da maneira como Marisa Monte conduz sua carreira.Sem nos esgotar a todo o momento com a sua imagem como faz uma cantora de axé poeira que nem quero citar o nome de medo que ela apareça na minha tela do computador.Marisa Monte, qdo aparece em algum programa de televisão e se ela faz show é sempre uma festa de tão difícil que são suas aparições na mídia.

3 de julho de 2007 às 13:06  
Anonymous Anônimo said...

11.46, vc disse TUDO.

3 de julho de 2007 às 16:07  
Anonymous Anônimo said...

Gal é uma deusa da voz dos palcos e de tudo que se meta fazer.
Desfila sinuosa,comove no drama ,saculeja no frevo.
me desculpe ,mas marizinha tem q nascer 3 vezes p entrar na escola de Gal.
escola q Zizi tbm é mestra.

3 de julho de 2007 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

Como disse Jouber, anteriormente, no Brasil tudo que é bom incomoda! É por isso que Marisa é um alvo fácil para os críticos e despeitados de plantão.
É nítido que após seu surgimento, Marisa se tornou uma forte referência na música brasileira, tanto pela seu talento quanto pela forma como dirige sua carreira.

MARISA MONTE É, REALMENTE, UMA DIVA!

Particularmente, até pelo fato de eu ser muuuuiiiito fã de Marisa, acho q nenuhma cantora consegue superá-la.

Bom galera, por enquanto é só! Até mais! Bjos a tds! Isa

3 de julho de 2007 às 17:14  
Anonymous Anônimo said...

Disse nada, viajou!

3 de julho de 2007 às 17:17  
Blogger Unknown said...

Marisa Monte! Simplesmente a melhor cantora! Tenho todos os CD's!! Já fui a vários shows da Marisa!! Chorei, cantei, gritei!!! E não canso de admirar sua voz. Marisa é assim encantadora, simples, carismática, atenciosa, e principalmente carinhosa com seus fãs. Quem é fã de verdade, sabe do que estou falando. Já encontrei com a Marisa em algumas ocasiões e em todas ela foi super carinhosa comigo. Já esbarrei com a Marisa até mesmo no caótico transito do Rio de Janeiro.
Marisa faz parte do meu universo, aliás sempre fez! Suas musicas dão o ritmo para a trilha sonora da minha vida!
Adorei o show deste ultimo domingo, no dia do niver da Marisa! Ela estava maravilhosa!!!
Que venha mais 20 anos! Sempre estarei ali, na primeira fila, aplaudindo de pé a minha cantora preferida!!!

3 de julho de 2007 às 17:28  
Anonymous Anônimo said...

Como já disse ,ela não incomoda,mas nada acrescenta.
Não há como ela ser a melhor cantora brasileira,as nossas divas são muito boas,eu não sou surdo.
Marisa jamais sera uma Zizi ,uma Clara,Uma gal.
Não é implicancia, é a natureza q esses fãs não respeitam,no maximo ela é do panteão da calcanhoto,ainda como cantora,pois a compositora Mariza é mediocre,Adriana compõe com muita classe e precisão.Ela tá mais p Ana Carolina,e ainda muito sem sal.

3 de julho de 2007 às 20:38  
Anonymous Anônimo said...

Marisa fria?
Cantora mediana?
Compositora mais ou menos?
Voz enjoada?
Só uma coisa a dizer....os fatos falam por sí!! Olhem a Marisa! Pronto, acabou...
Chega de lutar contra a realidade, podem não gostar, mas falar essas infâmias é uma falta de respeito c/ a competência.

3 de julho de 2007 às 21:36  
Anonymous Anônimo said...

Compreendi seu questionamento Lucca. E José Henrique, eu me enganei na informação do disco da Beth. Não era duplo e sim lançado em dois volumes, pois no lp não cabiam mais de 14 músicas. E outra informação que esqueci: Clara Nunes foi pioneira, lançou em 74 dois lp's: Brasileiro Profissão Esperança e Alvorecer. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

3 de julho de 2007 às 21:43  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, vc se precipitou. Para defender que Marisa faz escola, o exemplo citado foi paupérrimo. Lançar 2 cds simultaneamente nada tem de especial a ponto de fazer escola, apontar tendências, etc...mesmo que não se referisse a Bethânia, cavalo indomável da MPB.
Nada contra o argumento mas o exemplo foi de uma forçação de barra que não costuma acompanhar seus comentários.

3 de julho de 2007 às 23:13  
Anonymous Anônimo said...

Primeiro artista brasileiro lançar disco duplo no país:GAL COSTA!Outra coisa: melhor que fazer escola é ser matéria básica em todas elas.Ex:NANA CAYMMI!

4 de julho de 2007 às 10:04  
Anonymous Anônimo said...

Adoreeeeeeiiiii esse comentário do anônimo de Julho 03, 2007 9:36 PM! Muito bom! É isso aí galera, pra q lutar contra a realidade? Só é parar e ver as coisas como elas são! Marisa é a melhor e acabou! Não fiquem querendo nadar contra a maré não, não vale a pena, é cansativo...

4 de julho de 2007 às 15:44  
Anonymous Anônimo said...

Aceitem a natureza criaturas ,Mariza não é nem nunca será a cantora brasileira de todos os tempos,essa cantora foi Elis Regina ,hoje essa posição pertence A Gal e Bethanêa.
Gal tem a voz ,Bethanea a emoção.
Mariza não tem isso suficiente ,ela tem q matar até a pobre da Vanusa p ser a melhor cantora brasileira.

4 de julho de 2007 às 17:03  
Anonymous Anônimo said...

Até a Zezé Motta canta melhor do q a Marisa Produto Fabricado Monte.

4 de julho de 2007 às 17:23  
Anonymous Anônimo said...

Apenas bom gosto ,voz mesmo não tem ,perde feio até p Ana carolina.
Particularmente eu prefiro a mariza,principalmente em noites de insonia,p dormir é uma beleza.

4 de julho de 2007 às 19:28  
Anonymous Anônimo said...

Douglas, fofo ! A Gal foi boa cantora quando tinha voz ( apesar de ser aguda demais ), hoje está totalmente acabada, depressiva e fanha; canta ainda porque não deve saber fazer outra coisa.
Pare de ouvir os discos do início da carreira e ouça alguns mais atuais, assim você para de escrever besteiras.
Acorda, garoto !

P.S.
Marisa está longe de ser esta boa cantora que dizem, é apenas um personagem criado pela midia e sustentado por um fã clube alienado.

Veronica - Florianopolis

4 de julho de 2007 às 19:59  
Anonymous Anônimo said...

Aaaaaaaafffffiiiiii, quanta gente despeitada... Minha Nossa Senhora...

4 de julho de 2007 às 22:31  
Anonymous Anônimo said...

Tribalistas obra-prima? Alguém está louco por aqui. E esse último show, nunca vi nada mais monótono, tão chato quanto os discos. Será que o louco sou eu?

4 de julho de 2007 às 23:03  
Anonymous Anônimo said...

Não foi essa pra essa aí que a Maria Bethânia tava toda derretida no Prêmio Tim ? Até a mão da Marisa a baiana beijou que eu sei!

4 de julho de 2007 às 23:48  
Anonymous Anônimo said...

Sobre essa história de quem influenciou quem quando o assunto é lançar 2 cds ao mesmo tempo. Olha o Marisa falou : Nem sabia que ela (Bethânia) ia lançar dois discos. Não sou a primeira, e também não serei a última. Vários lançaram antes de mim e vários depois. É uma coisa excepcional, mas pode acontecer.

4 de julho de 2007 às 23:54  
Anonymous Anônimo said...

Marisa é uma cantora competente sem sombra de dúvidas, sua carreira é pautada em boas referências musicais, embora tenha um pé entre o sofisticado e um flerte com o popular-brega. Fez uma obra-prima que é o cd "Rosa" e baboseiras terríveis que é o "Tribalistas". Tem boa administração de sua imagem e é queridinha pelos críticos musicais. Mas depurados esses elementos ali onde alguns querem fazer descer garganta abaixo, eu faço minhas críticas: acho sua voz nasalizada (coisa que a da Gal não é, pra quem citou que ela é igualzinha) não tem grande extensão vocal, parece cantar sempre num mesmo registro pra parecer 'suave'(onde estão os graves? os agudos?) e isso torna sua audição muitas vezes um certo mais do mesmo. Depois do disco "Rosa" seus discos foram apenas medianos com boas músicas e outras não tão boas..e Marisa pra mim é isso = Uma cantora mediana. Não tem a grandeza, muito menos a força expressiva de Maria Bethânia, Gal, Elis, Clara e Nana...Se ela é sinônimo de maior representante da 'nova geração' de cantoras pós 90, é lamentável para a MPB, significa que num futuro próximo (se nada surpreender-nos)poderemos contar apenas com cantoras medianas. :(

5 de julho de 2007 às 11:07  
Anonymous Anônimo said...

A voz de gal tem um frescor permanente,hoje ela moderou os agudos mas tem todos,dona de todos os recursos vocais,é uma cantora q tem muita tecnica e apesar disso não é fria.
Acabada jamais ,fanha só p vc q tem problema auditivo.
O compacto de 1965,eo cd Atual Ao vivo,mostrar duas fases,porém algo em comum uma das maiores cantoras do universo ,comparada a Sra Vaughan e Ella Fitygerld.
Uma dama de verdade ,coisa q Mariza jamais será.

5 de julho de 2007 às 19:51  
Anonymous Anônimo said...

Esse pessoal ainda não se cansou não foi? Aaafffiii... Eu não sei como tem gente com audácia pra falar mal de Marisa Monte... Façam-me o favor... MARISA É, INDISCUTIVELMENTE, A MELHOR CANTORA DA ATTUALIDADE! Não é à toa que seus shows, apesar de caros (preços girando em torno de R$120 e R$ 160), ficam sempre lotados!
MARISA É UMA DIVA E PONTO FINAL! E quem quiser q fique se doendo por isso...

5 de julho de 2007 às 23:49  
Anonymous Anônimo said...

Viva Marisa Monte. Viva !

Marisa, eu amo você

Um abraço
Diogo Santos
caxias.diogo@bol.com.br

6 de julho de 2007 às 06:43  
Anonymous Anônimo said...

Marisa voce venceu!Vencer neste pais,neste mundo tão competitivo,voce que já foi chamada até de Greta Garbo,de nova Bille Holliday,nova Elis Regina.Tornou-se maior que todas essas.Conquistou os corações de todos nesta nação,independente de classes socias.Voce é tudo!

6 de julho de 2007 às 09:33  
Anonymous Anônimo said...

Marisa Monte tem uma voz chata, canta músicas tatibitate, não tem nenhuma diferença entre ela e Paula Toller, se igualam, as duas disputam o cetro de rainha do público juvenil, já que o do público infantil pertence à Xuxa.

6 de julho de 2007 às 09:53  
Anonymous Anônimo said...

Já li vários comentários absurdos aqui no blog, mas esse de comparar Marisa Monte (UMA DIVA!) com Paula Toller foi o pior dos piores... Como um anônimo, sabiamente, disse, anteriormente, Marisa Monte é indiscutívelmente a melhor cantora da atualidade! As outras, apesar de boas, não chegam nem ao seu chulé...

6 de julho de 2007 às 19:38  
Anonymous Anônimo said...

ao anonimo das 9:33
venceu sim, mas não atingiu todas as classes sociais, não. O público dela é somente a classe média, principalmente os que pensam que são emergentes.

6 de julho de 2007 às 20:32  
Anonymous Anônimo said...

11:49
é a maior cantora pra você - pra mim, é apenas mais uma, totalmente apática e sem graça; está longe de ser uma grande cantora.

6 de julho de 2007 às 20:35  
Anonymous Anônimo said...

Douglas, querido, ainda bem que aqui você lê, e não precisa usar o seu aparelho auditivo, que deve ter problemas, pois não aumenta o volume, pois se funcionasse, você não escreveria tantas sandices. Troque o aparelho auditivo e procure um bom psicologo, que você está precisando; uma pessoa que fala que Gal é uma das melhores do mundo, só pode estar com "problemas nervosos".
Concordo quando diz que Marisa, não é lá essas coisas, só que a dona Gal, está acabada e perdeu todos os seus agudos irritantes, não porque adquiriu técnica, e sim por causa da idade e por falta de cuidados com a voz.

Beijinho

Veronica - Florianopolis

6 de julho de 2007 às 20:43  
Anonymous Anônimo said...

Marisa Monte é uma coisa enfadonha e enjoativa.
Tem q ser muito classe média mesmo pra aturar. Pop Mau gosto!!!

7 de julho de 2007 às 16:24  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

Marisa monte é a melhor coisa que surgiu depois de Elis regina,mas é fria sim,e canta sempre no mesmo tom.

14 de setembro de 2012 às 13:56  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

Onde eu vim parar de novo!

5 de maio de 2016 às 17:35  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

Marisa-Monte.

17 de dezembro de 2018 às 13:51  

Postar um comentário

<< Home