1 de julho de 2007

'Discoteca MTV' reitera futurismo dos Mutantes

Resenha de programa de TV
Título: Discoteca MTV - Os Mutantes (Os Mutantes, 1968)
Exibição: MTV
Data: 29 de junho de 2007
Cotação: * * *

Rita Lee não quis falar, mas, mesmo assim, marcou presença com depoimentos extraídos do programa Álbum MTV - exibido em 2001. Em contrapartida, os irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista não esconderam o justificado orgulho ao falar do álbum de estréia dos Mutantes, Os Mutantes, enfocado no 11º programa da série Discoteca MTV, idealizada para esmiuçar a gênese de 12 títulos essenciais da discografia pop brasileira. "Foi a gente encontrando o que estava sonhando há muito tempo", poetizou Arnaldo. "Foi a própria deflagração da Tropicália", resumiu Carlos Calado, autor da melhor biografia do trio, A Divina Comédia dos Mutantes.

Mentores do Tropicalismo, Caetano Veloso e Gilberto Gil tiveram sua importância na obra e na história dos Mutantes devidamente reconhecida por Rita Lee e Sérgio Dias. "MPB não era a nossa trip, mas, quando Gil nos mostrou Domingo no Parque...", lembrou o guitarrista, ressaltando seu impacto com a harmonia da música de Gil. "Era rock psicodélico de primeira categoria, uma revolução de timbres", elogiou o baixista do Skank, Lelo Zaneti, um dos músicos da nova geração que reiteraram o pioneirismo dos Mutantes. "Eles servem de espelho e continuam relevantes", depôs Pitty, sucinta.

Moderna ainda hoje, a estética futurista apresentada em 1968 pelo trio no seu álbum de estréia teve a colaboração do genial maestro Rogério Duprat (1932 - 2006), devidamente reverenciado no bom programa. "Mutantes não eram somente os três", sentenciou, com razão, o produtor Manoel Barenbein, que lembrou também que a faixa Panis et Circensis foi orquestrada como radionovela. Enfim, um disco de fato clássico que - como ressaltou Rita na entrevista de 2001 - já nasceu à frente de seu tempo. Assim como o grupo...

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Rita não falou porque não precisa viver na sombra dos Mutantes.

1 de julho de 2007 às 14:06  
Anonymous Anônimo said...

Rita Lee vive da sombra dela, o que é muito justo.
Os Mutantes são atemporais, o deboche e o sarcasmo das letras junto com as intricadas melodias os colocam na historia.

Jose Henrique

2 de julho de 2007 às 00:33  
Blogger priscila said...

mutantes é fodaço. esse disco idem. mesmo assim acho patética essa volta...

2 de julho de 2007 às 11:46  
Anonymous Anônimo said...

Não achei a volta nada patética, quem viu o show sabe que eles voltaram muitooooo bem, Zélia Duncan calou a boca de muita gente.
Vc viu o show, Priscila?
Ou mesmo o DVD?

Jose Henrique

2 de julho de 2007 às 13:59  

Postar um comentário

<< Home