24 de junho de 2007

Grupo tira do baú sambas inéditos de bambas

A composição de sambas nem sempre é documentada com a devida atenção. Às vezes sem a consciência de seu valor, grandes bambas nem sempre registram toda sua produção autoral. E grandes sambas, às vezes, se perdem na tradição oral. Daí o inestimável valor documental de Samba do Baú, álbum de estréia do grupo carioca É com Esse que Eu Vou - formado por Tiago Machado (cavaquinho), Pedro Moraes (voz), Rodrigo La Rosa (percussão) e Júlio Braga (percussão). Escorado na direção musical e nos arranjos de Afonso Machado, fundador do grupo Galo Preto, o quarteto registra 12 sambas inéditos em disco de belos compositores como Cartola (1908 - 1980), Nelson Cavaquinho (1911 - 1986) e Mauro Duarte (1930 - 1989). Fruto de dois anos de pesquisa, o CD dá grande contribuição ao repertório do samba tradicional. Eis as 12 jóias tiradas do baú pelo quarteto:

1. Hoje Sem Querer - Samba de quadra composto em 1966 por Cartola com Babaú da Mangueira (1914 - 1993). O único registro, caseiro, tinha sido feito pelo próprio Babaú em uma fita cassete.

2. O Mundo É Mesmo Assim - Única parceria de Mauro Duarte com Paulinho da Viola e Elton Medeiros. Foi feita para a trilha sonora de filme, há mais de 35 anos, mas caiu no esquecimento. Elton participa da gravação feita pelo grupo É Com Esse que Eu Vou.

3. Se Eu Bebo - Belo samba de Nelson Cavaquinho. Foi registrado graças a Délcio Carvalho, que dividia a mesa de botequim com Nelson quando este cantou (várias vezes) o samba recém-criado.

4. Soberano - Samba de Elton Medeiros, Luiz Moura e Afonso Machado.

5. O Destino Não É Restaurador - Samba de Nelson Sargento, que retrata o amor desfeito como uma tela desbotada. Sargento, que é pintor e eventualmente expõe seus quadros, canta na faixa.

6. Coisa com Coisa - Samba de Zé Ketti (1921 - 1999). Foi ensinado por Elton Medeiros, mas já não é inédito, pois foi gravado por Pedro Miranda em seu primeiro disco solo, dando nome ao CD.

7. Seios da Noite - Samba do compositor carioca Wilson Moreira.

8. Arrepio no Braço - Último samba de João Nogueira (1941 - 2000), composto com Carlinhos Vergueiro, convidado da faixa.

9. Sempre Alguém - Parceria de Nelson Cavaquinho com o poeta Joaquim Vaz de Carvalho. O samba foi gravado por Nelson, mas com outra letra e outro título (Quem Chora Sempre Tem Razão).

10. Noite - Um samba do violonista Luiz Moura letrado por Délcio Carvalho. Foi composto nos duros tempos da ditadura militar.

11. Mestiço - Parceria de Carlinhos Vergueiro e Paulo César Feital.

12. Jardim das Oliveiras - Belíssimo samba-enredo em que Délcio Carvalho celebra o Império Serrano e Silas de Oliveira (1916-1972).

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nem tudo me parece tirado do baú, mas tendo Cartola e Nelson, já vale

24 de junho de 2007 às 11:56  
Anonymous Anônimo said...

Deve ser ótimo. Está acontecendo um movimento interessante de artistas bastantes jovens (principalmente do Rio) estarem gravando discos de canções e sambas antigos, em geral pré-Bossa Nova. Acho isso muito legal. Dar uma sonoridade mais moderna a estas antigas (e geralmente belíssimas) canções. Só uma coisa: "Coisa com Coisa", do grande Zé Keti, não é mais tão inédita assim. Foi gravada por Pedro Miranda do Grupo Semente no seu disco solo de 2005 que se chama... "Coisa com Coisa".
Mas vou comprar esse com certeza. O problema é que os discos realmente bons de música brasileira geralmente são muito difíceis de encontrar...É uma pena.
Juliana

24 de junho de 2007 às 20:26  
Anonymous Anônimo said...

Só pelos compositores já me ganhou. Espero que chegue logo por estas bandas. Até hoje espero o cd do Galocantô (caso contrário terei de recorrer a uma pontocom que estou na broca). Abraços,
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

24 de junho de 2007 às 20:35  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, o Galocantô não tem gravadora. Acho que só dá para conseguir o cd através do site deles. www.galocanto.com.br. Talvez ajude.

25 de junho de 2007 às 12:29  
Anonymous Anônimo said...

Como diz o Marcelo, pelos compositores parece ser coisa boa, mas se o grupo em questão não for bom nas interpretações, pouco serve.
Tem que ouvir pra ver.

Jose Henrique

25 de junho de 2007 às 14:04  
Anonymous Anônimo said...

O Galocantô tá sendo distribuído pela Zambo Discos, a mesma da Mariana Baltar, Dorina, Ana Costa e o Loroza. Na Net já tá disponível na Saraiva. E quando alguém aí souber como adquirir esse "Samba do Baú" posta aqui pra gente. Valeu

25 de junho de 2007 às 20:52  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado anônimo das 12:29, mas tem na Americanas.com (loja que já fui cliente).
CARO MAURO ACABEI DE TER UMA EXCELENTE NOTÍCIA DE UM AMIGO MEU DE BH.

O DVD DO ROBERTO RIBEIRO SAIRÁ NO DIA 06/07 e encontra-se em pré-venda no site da dvd world. Repertório:

Título Original: Roberto Ribeiro - Ensaio - Brasil 1991

Atores: Roberto Ribeiro

Sinopse:
Músicas deste DVD:
1- Vazio
2- Boi
3- Canção de Amor
4- Sozinha
5- Bom Dia Tristeza
6- Amor de Verdade
7- Triste Destino
8- Nordeste, Seu Povo, Seu Canto e Sua Obra
9- Alô, Alô, Taí, Carmen Miranda
10- Todo Menino É Um Rei
11- Jongo do Irmão Café
12- Acreditar
13- Liberdade
14- Me Deixe em Paz
15- Atire a Primeira Pedra
16- Preconceito
17- Meu Drama
18- Amor Aventureiro
19- Heróis da Liberdade

TÔ MAIS FELIZ DO QUE PINTO NO LIXO COMO DIZ JAMELÃO.Pra quem não conhece vale a pena conferir um dos GRANDES do nosso samba (senão o maior mesmo) Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

25 de junho de 2007 às 21:08  
Anonymous Anônimo said...

O Roberto Ribeiro tinha mesmo um vozeirão, não merecia final tão trágico.

Jose Henrique

27 de junho de 2007 às 00:03  
Anonymous Anônimo said...

Coisa com Coisa do Zé Keti não é inédita. Se eu conheço, não pode ser inédita.

27 de junho de 2007 às 11:23  
Blogger Pedro Moraes said...

Salve Mauro, muito obrigado pela atenção e pelo ouvido carinhoso que você deu e tem dado ao nosso trabalho.

Aqui fala Pedro Moraes, cantor do grupo.

Quanto à compra do CD, ele está em algumas lojas no Rio, em Sampa, em BH, em Recife, em Fortaleza e outras tantas cidades (a lista completa de lojas está no site) e você pode comprar direto com a gente também, visitando o www.ecomesse.com.br e mandando e-mail pra ecomesse@ecomesse.com.br.

Quanto à Coisa com Coisa, realmente, não é mais inédita. Era quando a gente gravou, mas entre gravar e conseguir lançar vai uma trabalheira enorme se você é independente. Pedrinho Miranda(aliás, grande parceiro) aprendeu a música da mesma fonte que a gente: Elton Medeiros. No caso, um show que Elton e Teresa fizeram juntos no CCBB, há um tempão, cantando Zé Ketti.

O resto, a não ser que haja alguma gravação realmente muito obscura da qual nem os compositores tem notícia, foi realmente gravado comercialmente pela primeira vez no nosso disco.

No mais, um forte abraço e muita música pra todos nós,

Pedro Moraes
(É com esse que eu vou)

8 de julho de 2007 às 02:02  

Postar um comentário

<< Home