24 de junho de 2007

'Discoteca MTV' reconta piada pioneira da Blitz

Resenha de Programa de TV
Título: Discoteca MTV
- As Aventuras da Blitz (Blitz, 1982)
Artista: Blitz
Exibição: MTV
Data: 22 de junho de 2007
Cotação: * *

Gang 90 à parte, o estouro da Blitz no verão carioca de 1982 com o compacto de Você Não Soube me Amar - que venderia 900 mil cópias ao longo do ano - foi a pólvora detonadora da explosão pop que abriu as portas do mercado fonográfico brasileiro para bandas de rock nativas. "A Blitz foi o primeiro grito de uma nova estética", resumiu a produtora Maria Juçá, a peça-chave do Circo Voador, o palco-chave daquele momento, em um depoimento para o décimo episódio da série Discoteca MTV, que enfocou o primeiro álbum do grupo de Evandro Mesquita, As Aventuras da Blitz (1982).

Foi o programa mais fraco da ótima série. Os músicos da banda se resumiram a falar frases feitas. "Estou orgulhoso de ter participado do disco e da banda, que está viva até hoje", sentenciou Evandro, tentando fazer crer que a Blitz ainda tem alguma importância na cena pop de hoje. Fernanda Abreu, que certamente foi procurada pela produção, foi ausência sentida. Tampouco houve depoimento do produtor do LP, Mariozinho Rocha, que teve a idéia de riscar em cada cópia do disco as duas faixas proibidas pela censura (Ela Quer Morar Comigo na Lua e Cruel, Cruel Esquizofrênico Blues). Idéia que os músicos apresentaram como sua no programa, mas que o próprio Evandro admitiu ter sido de Mariozinho Rocha em entrevista para o livro Dias de Luta, em que o jornalista Ricardo Alexandre historiou a gênese do pop rock dos 80. Breve egotrip...

"Os caras da gravadora (EMI) não sabiam o que estava rolando", ressaltou Evandro, em sua frase menos óbvia. Faltou esmiuçar mais a estética da banda, cheia de frescor naquele verão de 1982. As aventuras da Blitz realmente importantes da Blitz teriam fim três anos depois, mas marcaram o alvorecer de uma nova época...

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

concordo com o mauro, foi importante na época, mas hoje...

24 de junho de 2007 às 10:51  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, o que interessa uma resenha deste programa ?

24 de junho de 2007 às 10:55  
Blogger Mauro Ferreira said...

Anônimo, como disse no post, acho a série ótima, uma grande iniciativa da MTV. E o programa tem a ver com discos, o foco primordial deste blog. Tenho feito resenhas de toda a série desde a estréia. Faltam mais dois programas. A idéia é interessante. Respondo: por que não??

24 de junho de 2007 às 11:03  
Anonymous Anônimo said...

Este lp é um clássico. Ganhei de amigo oculto quando estudava no Instituto Pio XI. Abraços e batata-frita,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

24 de junho de 2007 às 20:37  
Anonymous Anônimo said...

Odeio a MTV e não gosto muito dessa banda. Amo Fernanda Abreu mas a marrentinha não apareceu então não perdi nada mesmo!

24 de junho de 2007 às 23:39  
Anonymous Anônimo said...

Um saquinho esses posts sobre esses lps da mtv , ui !

25 de junho de 2007 às 07:18  
Blogger priscila said...

ué, pulem o post!

25 de junho de 2007 às 11:13  
Anonymous Anônimo said...

Anos 80 é horrível. Blitz é horrível. Tudo isso é detestável. A música brasileira nos anos 80 entrou num estágio de quase coma.

25 de junho de 2007 às 11:40  
Anonymous Anônimo said...

Gosto muito da Blitz,lembranças pré-adolescência, além do som ser muito do bacaninha.
Não sei porque o Mauro só deu duas estrelinhas, merece mais.

Jose Henrique

25 de junho de 2007 às 14:10  
Anonymous Anônimo said...

Acho ótimas as resenhas do Mauro sobre o programa. Tomara que a MTV lance futuramente em DVD. É um documento histórico.

O programa da Blitz não reprisou no horário programado, como normalmente tem sido desde o início da série. Será que houve alguma censura?

25 de junho de 2007 às 15:02  
Anonymous Anônimo said...

Se foi importante na época.....pense um pouco...tem que ser importante hoje. Se não você não estaria nem aqui para falar besteira.

27 de junho de 2007 às 17:49  

Postar um comentário

<< Home