9 de fevereiro de 2007

'Songbook' tem a jovialidade do centenário frevo

Resenha de CD
Título:
100 Anos de Frevo

- É de Perder o Sapato...
Artista: Vários
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Formatado ainda no século XIX, com células rítmicas de polca e dobrado que se ajustaram às coreografias dos foliões da periferia pernambucana, o frevo teve sua certidão de nascimento lavrada oficialmente com a data de 9 de fevereiro de 1907, dia em que o nome frevo apareceu pela primeira vez na imprensa local. Já são, portanto, cem anos e cem carnavais que se festejam hoje e - entre discos de compositores conhecidos apenas no circuito de Recife e arredores (André Rios, Claudionor Germano, Getúlio Cavalcanti e J. Michiles) - um imponente álbum duplo, 100 Anos de Frevo - É de Perder o Sapato..., é lançado nesta festiva sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007, pela Biscoito Fino para festejar o centenário do ritmo. Somente a ousada abordagem sinfônica do maior clássico do gênero, Vassourinhas, em peça erudita intitulada Fantasia Carnavalesca, já justificaria o interesse pelo disco. Só que um segundo CD - o primeiro, instrumental, é tocado pela Spok Frevo Orquestra - vai angariar fãs além do circuito pernambucano por trazer gravações inéditas de artistas como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Maria Rita, Edu Lobo, Geraldo Azevedo e Luiz Melodia.

Se Gil mostra vivacidade rítmica em Micróbio do Frevo (Genival Macedo), Bethânia dá a dose exata de melancolia para Frevo nº 1 (Antônio Maria), obra-prima do gênero pela estonteante beleza melódica. Com leveza, Maria Rita defende Valores do Passado (Edgard Moraes) enquanto Lenine revive Energia (Lula Queiroga), sucesso de Elba Ramalho em 1984. Intérprete vivaz talhada para o gênero, Elba - a propósito - reafirma a intimidade com o ritmo em Frevo Rasgado (Gilberto Gil e Bruno Ferreira). Da mesma forma que, claro, Alceu Valença fica em casa em Homem da Meia-Noite, boa parceria do elétrico Alceu com Carlos Fernando, produtor do álbum. Surpresa - de certa forma - é a fluência com que a voz de Ney Matogrosso se situa no andamento acelerado de Me Segura que Senão Eu Caio (J. Michiles). Outra estranha no festivo ninho pernambucano, Vanessa da Mata realça a modernidade de um frevo mais ousado de Capiba, De Chapéu de Sol Aberto, enquanto Luiz Melodia aveluda Último Regresso, jóia de Getúlio Cavalcanti.

Cria de Pernambuco, Silvério Pessoa nunca deixa o ritmo cair em Atrás do Trio Elétrico, o irresistível tema de Caetano Veloso que inseriu a Bahia no mapa do frevo. Intérpretes da terra natal do gênero, Antônio Nóbrega (Evocação nº 1, jóia do craque Nelson Ferreira), Nena Queiroga (Bom Danado), Geraldo Maia (Frevo nº 3) e Claudionor Germano (Madeira que Cupim Não Rói) conferem real legitimidade a este songbook jovial como o centenário ritmo.

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

reparem que o Mauro se estende sobre as figurinhas da mpb e apenas relaciona os artistas regionais. preconceito...

9 de fevereiro de 2007 às 10:13  
Anonymous Anônimo said...

Tenho simpatia pela música pernambucana. Frevo e muito mais.

Estou sempre ouvindo os discos do grupo 'Sa Grama', cuja música é de primeira categoria - arranjos sofisticados, instrumentistas que realmente dominam o 'métier'. Entre outras coisas, o grupo assinou a trilha do filme 'O Auto da Compadecida' e da peça 'A Máquina'.

O CD da Biscoito Fino deve ser bom de ouvir, ainda mais que tem Edu Lobo, um dos integrantes da minha santíssima trindade.

Tom Jobim é o pai, Edu Lobo é o filho e Sueli Costa é o espírito santo.

9 de fevereiro de 2007 às 10:26  
Anonymous Anônimo said...

Amém. Frei Luc!

9 de fevereiro de 2007 às 11:08  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Luc

Tá meio difícil fazer qualquer comentário, face ao crime bárbaro (mais um...) que aconteceu no Rio.

Mas não se esqueça do Chico Buarque na sua Santíssima Trindade.

abração,
Denilson

9 de fevereiro de 2007 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

Oi Denilson,
Você tb tem a sua ss. trindade?

9 de fevereiro de 2007 às 17:59  
Anonymous Anônimo said...

O Rio de Janeiro deveria suspender o Carnaval e qq tipo de festa em respeito a memória do menino que foi assassinado. Queimam-se pessoas em ônibus, arrasta-se crianças pelo asfalto até a morte... Chegamos no fim do poço. Impossível descer mais. E o povo ainda comemora o Carnaval e fica sem dormir por causa de um jogo de futebol!!! Chorar, só dá vontade de chorar. Desculpe pelo desabafo Mauro!!! Que Deus tenha piedade de nós!

9 de fevereiro de 2007 às 21:05  
Anonymous Anônimo said...

A trindade não é bíblica . É uma invenção da Igreja Católica ...
Mas acredito que Diogo , Luc e Marcelo Barbosa são divinos !

10 de fevereiro de 2007 às 00:23  
Anonymous Anônimo said...

Não é preconceito Hugo é que o Mauro não deve conhecer esses artistas.
É a historia do umbigo do sul maravilha.

Jose Henrique

10 de fevereiro de 2007 às 01:35  
Anonymous Anônimo said...

josé henrique, que vem a ser o umbigo do sul maravliha???
é aquele mesmo que os baianos atribuem a recifenses? ou aquele outro do qual soteropolitanos não tiram o olho? quem sabe aquele dos pampas que gauchos-tchê lustram com dedicado esmero? vai ver, aqueles belíssimos dos quais cariocas 'dexcolados' só desviam os olhos para falar mal de umbigos paulistanos que, vamos combinar, andam meio cinzas de poluição...

fumando espero.

10 de fevereiro de 2007 às 15:51  
Anonymous Anônimo said...

Oi Antonio, vc fez boas observações.
Na verdade, é isso mesmo, cada um puxa a sardinha pro seu lado.
Se o nordeste fosse a parte mais desenvolvida tb basicamente só olharia pra si.
Os dominantes agem de forma parecida em todos os lugares do mundo e em todas as épocas.

Jose Henrique

10 de fevereiro de 2007 às 19:25  
Anonymous Anônimo said...

Meu Deus. Com todo respeito a barbárie que aconteceu. Me solidarizo aos familiares do menino João Paulo, mas tem sempre um ignorante para falar asneiras no blog.
CANCELAR CARNAVAL? É O FIM! COLÔNIA JULIANO MOREIRA JÁ PARA O ANÔNIMO DAS 07:05.

10 de fevereiro de 2007 às 22:20  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 8.20. Enquanto os brasileiros, cariocas deixarem as coisas passarem sem importância, apenas se revoltando escrevendo cartinhas pra jornais, a vida continuará assim. Por parte do povo é q devem vir as maiores revoluções. Temos que ser radicais ao ponto de sermos ouvidos. O Big Brother consegue 10 milhões de votos numa noite e para conseguir um plebiscito para a analise pelo Congresso de vários temas , temos que suar a camisa e penar pelas ruas, casas, praças...
O povo brasileiro é só unido na hora da alegria e só. Não basta mandar um saco de feijão pra um desabrigado. Temos que fazer muuuuuuito mais...
Mas, tudo bem, vá pular o seu carnaval, beber sua cerveja, porque está tudo bem!

11 de fevereiro de 2007 às 18:45  
Anonymous Anônimo said...

AOS ANÔNIMOS DA POLÍTICA,

ISSO TUDO É REFLEXO DOS "CASAIS" QUE VOCÊS ELEGEM PARA GOVERNADOR (IDEM BRIZOLAS E OUTROS). SEM CONTAR AS PESSOAS SEM REPRESENTAÇÃO QUE VOCÊS ELEGEM EM BRASÍLIA. INFELIZMENTE A RESPOSTA DAS URNAS COMPROVOU UMA COISA: SOBRETUDO, O POVO CARIOCA NÃO SABE E NUNCA PROCUROU VOTAR DIREITO!!
ACABAR COM CARNAVAL? É MELHOR LER ISTO DO QUE SER CEGO.

13 de fevereiro de 2007 às 07:59  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 7.59, vc não quer dizer exatamente o contrário???? " é melhor ser cego do que ler isso" ???? A ordem dos fatores, nesse caso, altera o resultado!!!!
Mas eu concordo com a ação radical e suspender as festas esse ano. O povo brasileiro só vai agir se 2 coisas forem atingidas> o BOLSO e a DIVERSÃO.

13 de fevereiro de 2007 às 09:11  
Anonymous Anônimo said...

Quanta hipocrisia. Concordo, basta ver o resultado das urnas cariocas.

13 de fevereiro de 2007 às 10:55  
Anonymous Anônimo said...

Acabar com o carnaval, deve ser mesmo idéia de alienado. Se é justamente isso que o povo classe baixa tem para se divertir. E os prejuízos no turismo? Vc é parente do Bispo do Rosário? Hospital Pinel em Botafogo te cairia bem.

13 de fevereiro de 2007 às 16:48  
Anonymous Anônimo said...

E além do mais...as leis e reduções penais não vão ser alteradas pelo simples fator de lá no Congresso existirem criminosos com paletó e gravata , que trabalham em prol dos traficantes e marginais. Eles vão lutar sempre em favor deles.

13 de fevereiro de 2007 às 17:20  
Anonymous Anônimo said...

"O povo brasileiro só vai agir se 2 coisas forem atingidas> o BOLSO e a DIVERSÃO"

Cai na real, fazem anos que o povo foi excluído do carnaval,especificamente o carioca. Bolso só o dos turistas como o seu, playboy.

14 de fevereiro de 2007 às 10:19  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo das 9.11, concordo com vc. Tem gente aqui que não entende NADA de NADA!!!!! Ou então precisa de um curso de interpretação URGENTE!!!!!!

14 de fevereiro de 2007 às 18:22  

Postar um comentário

<< Home