10 de fevereiro de 2007

Show em tributo a Mãe Menininha virará DVD

A produtora Bahia Cinema e Vídeo vai filmar o show que será realizado neste sábado, 10 de fevereiro de 2007, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), em tributo a Mãe Menininha do Gantois, a ialorixá mais famosa da Bahia (e do Brasil). A intenção é lançar em DVD o show Mãe Menininha - Mãe Oxum, que vai reunir nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gal Costa, Gerônimo, Márcia Short, Maria Bethânia e Mariene de Castro. No repertório, músicas como Iansã, Olhos nos Olhos e Oração à Mãe Menininha. Se não tivesse morrido em agosto de 1986, aos 92 anos, a ialorixá Escolástica Maria da Conceição Nazaré completaria hoje 113 anos.

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

será que rola encontro de Gal e Bethãnia?

10 de fevereiro de 2007 às 10:09  
Anonymous Anônimo said...

Iniciativas como essa deveriam servir de exemplo. Acontecem vários shows muito interessantes na Concha Acústica do TCA na Bahia. Esses shows poderiam virar DVD com uma tiragem pequena, para os fãs que não moram na Bahia, poderem assistir. Já teve varios shows da Gal, da Bethânia, Simone, Daniela, encontros inusitados das nossas cantoras, que infelizmente estão guardados nas lentes dos olhos de quem assistiu. Parabéns pela iniciativa, e que este seja o primeiro de muitos !

Edu - abc

10 de fevereiro de 2007 às 12:17  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria de ver a Beth Carvalho neste dvd. Ela gravou uma homenagem a Mãe Menininha do Gantois no lp Das bençãos que virão com os novos amanhãs, de 1985, e a música chama-se O encanto do Gantois, de Moraes Moreira e Edil Pcheco (gravada também no lp de Montreaux). Segue a letra:

O Encanto do Gantois
Moraes Moreira - Edil Pacheco

O axé do afoxé
Vem lá de Menininha, ô
De Menininha ô, de Menininha
No seu batucajé, no toque do agogô
Eu vou, eu vou, eu vou, eu vou

Eu todo lugar há um canto
Mas nem todo canto é lugar
Por isso é que eu canto tanto
O encanto do teu Gantois
Contemplo o teu templo, o Bahia
De todos os santos que há
Pra sempre será Menininha
Oh! Minha mãe vem me ninar.

Abraços e bom carnaval galera do blog.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

10 de fevereiro de 2007 às 13:30  
Anonymous Anônimo said...

Contam as más (boas?) línguas que Bethânia demitiu Lennie Dale de um show onde atuavam juntos, por orientação do Gantois que o considerou encarnação do 'bicho ruim'. Lennie levou esta mágoa até a morte.

Fala-se muito na desorientação da Gal mas, assim como esta come na mão de sua cara metade que faz parte de sua entourrage artística, Bethânia não abre um arranjo de flores, sequer, sem pedir a intervenção dos 'santos'. Usar preto, então, saravá!
Por muito menos disso vejo 'cabeças abertas e modernas' ridicularizarem os tais evangélicos.

Acho a Bethania uma senhora artista mas, particularmente, não a considero minimamente independente como pessoa.

Salve todas as religiões, entretanto Salve ainda mais o discernimento e o bom senso que só valem a pena ser perdidos - e ainda assim, temporariamente - por uma grande paixão, daquelas tipo Explode Coração!

10 de fevereiro de 2007 às 13:53  
Anonymous Anônimo said...

Gente, quem leu a maneira depreciativa com que Bethania tratou a carreira de Daniela Mercury em entrevista, anos atrás, à Playboy, ficou surpreso ao vê-la dividindo o palco com a mesma, semana passada em Sto Amaro. Toda sorrisos. Não duvido que repitam o número nesta apresentação em Salvador.
Ah, língua...

10 de fevereiro de 2007 às 16:50  
Anonymous Anônimo said...

Gente, esse meio artístico é podre que nem laranja em fim de feira. Hj se amam , amanhã se odeiam. Bethânia , principalmente... Ontem Gal era a melhor cantora para ela, depois flertou com Zizi e hj a bola da vez é Nana. Vá entender.
Nana já criticou a Leila Pinheiro, mas ha pouco cantarm juntas, Bethania criticou Daniela e agora vão cantar, etc etc...
O Candomblé aprisiona as pessoas a crendices absurdas. É um tipo de escravidão inconsciente. Mas, cada um sabe de si, não é mesmo???

10 de fevereiro de 2007 às 18:28  
Anonymous Anônimo said...

Ninguém levou a religião tão a sério quanto Clara Nunes. Infelizmente a Clara sofreu muitos preconceitos na época, mas nem por isso omitiu a sua religiosidade. Pelo contrário divulgou dentre sambas lindos como: O mar serenou, A deusa dos orixás, Guerreira, Conto de Areia, Coroa de Areia, Senhora das Candeias, Congada, todas músicas falando de religiosidade. Clara popularizou a sua religião, com muito respeito e dignidade e nos deu de presente esses sambas na sua linda voz. Que venha logo o dvd da Mineira Guerreira. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Sou católico, mas respeito a religião alheia. Clara por respeitar demais a sua religião acabou nos deixando infelizmente na mesa de operação, segundo reportagens da época. Eu só tinha 6 anos, mas o problema teria sido o tipo de anestesia que a cantora resolveu não fazer para não desrespeitar o seu santo.

10 de fevereiro de 2007 às 21:18  
Anonymous Anônimo said...

Respeito todas as religiões . Mas não faço o tipo que olha com bons olhos o candomblé e a umbanda . Também não suporto padres cantores e pastores - apresentadores . Aqueles que fazem da fé a sua profissão serão os primeiros a acertar as contas com Deus . Outra coisa que me mata é o sincretismo religioso . Exemplo : Hoje a Joanna paga de devota fervorosa a ponto de dedicar várias faixas a 'Nossa senhora ' mas já cantou 'Aguas de Oxum ' .
Palmas para Aline Barros , Roberto Carlos , Clara Nunes , Rita Ribeiro entre outros que são fiéis e cientes da sua crença e usam ( ou usavam ) de forma sincera e honesta na sua ARTE !

11 de fevereiro de 2007 às 00:24  
Anonymous Anônimo said...

ALMA NADA PENADA, MATASTE A PAU. "QUEM EH ATEU MAS VIU MILAGRES COMO EU" FICOU ARREPIADO COM TEU COMENTÁRIO CURTO E CERTEIRO. PONTO PRA TI E PRA TODOS QUE CONSEGUEM MANTER INTACTO ESTE ELEMENTO TÃO FORA DE MODA NESTES TEMPOS SELVAGENS: DISCERNIMENTO.

11 de fevereiro de 2007 às 00:33  
Anonymous Anônimo said...

Faltou Roberta Miranda que poderia participar cantando A Majestade , O Sabiá ( Tô indo agora tomar banho de cascatas
Quero adentrar nas matas onde Oxossi é o deus ) . O Tonho ia amar .
E sobre Bethânia e suas mutações ela disse que não frequenta terreiros de macumba 'pois se pela de medo ' Pode ? Eu tenho medo só de olhar essa foto , ui !

11 de fevereiro de 2007 às 01:18  
Anonymous Anônimo said...

E Daniela não compareceu...As entidades sabem o q fazem!!!!! ahahahahaahahahah
Que venha o DVD com as maiores cantoras da nossa música, Gal e Bethânia!!!!!

11 de fevereiro de 2007 às 10:25  
Anonymous Anônimo said...

Ao anônimo das 2:50PM, a entrevista de Bethânia à Revista Playboy aconteceu há mais de dez anos. Acredito que seja tempo suficiente para reconhecer o quando Daniela Mercury amadureceu e tem feito um trabalho bem cuidado e produzido. Uma pena que ela não tenha participado desse show em homenagem a Mãe Menininha.

11 de fevereiro de 2007 às 11:34  
Anonymous Anônimo said...

Clara não omitiu o que muitas baianas e baianos escondem.

11 de fevereiro de 2007 às 12:11  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, minha pergunta vai sobre outro post, no qual não era possível comentar: vc sabe pq o novo disco de Hamilton de Holanda sai pela Deckdisc e não pela BF, como os anteriores - e excelentes -1 byte, 10 cordas e Brasilianos? Aproveito o comentário chamar atenção para esse rapaz, que segundo o Hermeto Paschoal, "é o maior bandolinista do mundo". Conheci o Hamilton em 2005, em um projeto de um shopping de Brasília que o trazia em diversos shows com convidados vários. Em cada noite Hamilton fazia seu show (com seu quinteto bárbaro), tocava com um cantor/cantora e acompanhava um artista que, em geral, declamava poesias. Era um projeto muito bacana, que aposto, iria encantar muitos dos comentaristas desse blog. Vi Hamilton ao lado de nomes como Ivan Lins, MAria Bethânia, João Bosco, Zélia Duncan, Ney Matogrosso, Ed Motta, entre outros. Inesquecível. Abraços, Anderson Falcão.

11 de fevereiro de 2007 às 12:14  
Anonymous Anônimo said...

Show emocionante. Tinha bethania e sua força interpretativa, tinha caetano e sua inteligencia, mas surpreendentemente a noite foi de Gal Costa. Optando só por voz e violão e cantando musicas emocionantes como força estranha e luz do sol, Gal, como a muito nao fazia, arrasou. Mostrou que quando quer ainda é a maior cantora do país e conseguiu o quase impossivel, destronar bethania num palco. A noite foi dela. Gal foi aplaudida de pé e em cena aberta em todas as suas musicas. Ainda bem que tudo, dizem, vai virar dvd.

11 de fevereiro de 2007 às 16:09  
Anonymous Anônimo said...

Anderson Falcão,

O Hamilton é um doas afilhados da Beth. Inclusive no seu dvd A madrinha do samba convida, tem nos extras um solo só com o Hamilton (Aquarela de Quixadá). E ele arrebenta! Qu ecantora faria isso? Só mesmo a Beth com a sua generosidade. E o irmão dele que também toca é um excelente instrumentista. Prata da casa da Belacap. Um abraço e te recomendo o dvd da Beth (também com o Nicola Krassic, outro virtuoso),

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

11 de fevereiro de 2007 às 21:01  
Anonymous Anônimo said...

E a macumba entra na era digital ... quem .
ialorixá ? deve ser pra quem é macumbeiro rico ...
pois pobre vai na mãe de santo .

12 de fevereiro de 2007 às 04:13  
Anonymous Anônimo said...

Gente,cantora falam das outras mesmo.Mas vejo mais amor que ódio entre elas.Ficam queixando que algumas roubam o repertório de outras.Tudo fantasia,atuação!Elis é massacrada a todo momento,acusada de ter surrupiado músicas.Será que uma Beth Carvalho,principalmente uma Nana Caymmi precisam ter tais argumentos pseudo-éticos?Será que seus cantos já não são suficientemente pessoais,ímpares para temerem possíveis preferências e escolhas do público?Quem não deve,não teme!Não acredito nessa ética que pregam,isso é perfeita malandragem carioca e desculpa esfarrapada para preguiça de trabalhar.Dá-lhes Marisa Monte!

12 de fevereiro de 2007 às 09:16  
Anonymous Anônimo said...

Como Roberta Miranda tem fãs por aqui né ?

12 de fevereiro de 2007 às 10:50  
Anonymous Anônimo said...

ANÔNIMO DAS 8:50 EU FICO FELIZ , TODOS AQUI SABEM QUE EU GOSTO DELA E NÃO SOU SÓ ...

VEJA : "ROBERTA CANTA FADO MUITO BEM,TRANSMITE MUITA EMOÇÃO, ELA VAI ALÉM DO SERTANEJO,..." ( NEY MATOGROSSO, CANTOR)

12 de fevereiro de 2007 às 14:10  
Anonymous Anônimo said...

Roberta Miranda????????? Se ela conseguisse abrir a boca pra cantar, talvez se ouvisse algo. Paree que a moça tem 2 parafusos cirúrgicos nas mandíbulas...credo..
e o timbre??? credo ao quadrado...

12 de fevereiro de 2007 às 17:58  
Anonymous Anônimo said...

O show em homenagem a Dona Canô, com Bethânia e Daniela, podia virar DVD tb !
Esse tipo de evento, ainda está sendo disperdiçado pelas gravadoras. Pena ! Quem é fã das cantoras compraria com certeza ! E Dona Canô dizendo no palco : Caetano, venha ver aquele preto que vc gosta !?? foi uma coisa muito linda de se ver !
Tomara que alguém tenha isso gravado!
Edu - abc

13 de fevereiro de 2007 às 13:30  
Anonymous Anônimo said...

Edu,

Se atualize cara, o Mauro já disse que será lançado em dvd.

13 de fevereiro de 2007 às 16:36  
Anonymous Anônimo said...

Ô anonimo das 4:36 ... preste atenção !!! O Mauro se refere ao show em homenagem a Mãe Menininha. Eu me referi ao aniversário de D. Canô. Outro show ! sacou ? quer que desenhe ?

Edu - abc

16 de fevereiro de 2007 às 10:17  

Postar um comentário

<< Home