4 de fevereiro de 2007

Mutantes desafiam as impossibilidades no Rio

Resenha de show
Título: Os Mutantes
Artista: Os Mutantes
Local: Vivo Rio (RJ)
Data: 3 de fevereiro de 2007
Cotação: * * * *

"Isso tudo que acontecendo é só mesmo pra provar que nada é impossível", filosofou o guitarrista Sérgio Dias Baptista, depois de apresentar a banda ao fim do show que marcou a estréia da nova formação dos Mutantes em palcos cariocas (descontado o especial gravado para o programa Fantástico em novembro de 2006, em apresentação restrita a convidados). Desafiando impossibilidades, o grupo fez retorno apoteótico ao Rio, depois de 30 anos, com o belo show filmado na estréia em Londres, em maio, e editado em DVD e em CD duplo. "Arnaldo! Arnaldo!...", gritou a platéia jovem em determinado momento do espetáculo, talvez ciente da teórica impossibilidade que se concretizava no palco da casa Vivo Rio: ver o lendário Arnaldo Baptista, o cérebro criativo dos Mutantes, de volta à cena - lúcido, feliz, saudável e carismático. O círculo de improbabilidades se fechou com a boa presença de Zélia Duncan, artista de já consolidada carreira solo, no posto não exatamente de cantora, mas de vocalista tão integrada ao grupo que, não raro, atuou mais como backing-vocal, sustentando com seus graves (e insuspeitos agudos) as vozes frágeis de Arnaldo e Sérgio Baptista.

Poderia ter sido um revival morno de tempos idos, mas não foi. Os Mutantes voltaram em grande forma, azeitados e cúmplices. Como cúmplice também esteve Duncan com Arnaldo no diálogo musical travado pelos dois em Baby - um dos poucos números em que a cantora assume a frente da banda. Parece também impossível que ninguém sinta falta de Rita Lee (e ninguém sente...) na Balada do Louco, em Ando Meio Desligado (com longo solo exibicionista de Sérgio, orgulhoso da técnica exemplar), em Top Top (com refrão de efeito quase catártico sobre o público), no tom caipira espacial de 2001 e na saudável anarquia sonora que reina em temas como Dom Quixote, Panis et Circensis e Caminhante Noturno. Talvez até seja o caso de Rita Lee, em fase bem apática, marcar consulta com o geriatra dos impossíveis irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista...

27 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Menos, Mauro, menos... Rita Lee não precisa de geriatra porque é jovem de espírito e não vive do passado.

4 de fevereiro de 2007 às 13:34  
Anonymous Anônimo said...

Desnecessário incomodar a titia.
Que sempre foi ótima.Mas, como ela mesma disse: Santa Rita de Sampa...
Humberto

4 de fevereiro de 2007 às 14:37  
Blogger Pedro Colombo said...

não me parece sensato achar que a rita lee precisa de um geriatra se está há 40 anos produzindo material novo e ao mesmo tempo dizer que os mutantes voltaram em grande forma se o que eles estão fazendo nao passa de uma cópia do que eles próprios foram há 35 anos.

4 de fevereiro de 2007 às 16:15  
Anonymous Anônimo said...

Mutantes para mim sem rita lee é como the mamas and the papas sem a mama cass.
não existe.
É outra coisa, é outra banda, pode até cantar o mesmo repertório, mas devia em respeito aos fãs mudar o nome.
É uma pena que rita lee não tenha conseguido por uma pedra nas mágoas do passado e se juntado ao grupo, pelo menos para termos um registro em dvd da formação original, coisa que não existe.
Quem sabe isto também desse uma ajudinha numa carreira apática que se tornou burocrática fazem anos.

4 de fevereiro de 2007 às 16:26  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com a Ana...

Que dificuldade que as pessoas têm de respeitar a posição da Rita, ela não quis participar e pronto!

Além de ter sido expulsa do grupo, a Rita tem uma carreira sólida, e projetos bem mais interessantes pra se preocupar. Diferente dos Mutantes, ela não ficou vegetando por 30 anos. Acredito que o show dos Mutantes tenha sido bem legal, mas sempre faltará o carisma da Rita, que por sinal, falta nos irmãos Baptista!

4 de fevereiro de 2007 às 16:33  
Blogger Pedro k. said...

Mauro,

divertido ter lembrado do episodo do geriatra.

Pedro K.

rock-n-brasil.com

4 de fevereiro de 2007 às 17:50  
Blogger Pedro k. said...

Para quem nãao percebeu a piada do geriatra:

ela está, por exemplo, em http://houseofprog.wordpress.com/2006/07/14/rita-lee-critica-a-volta-dos-mutantes/

4 de fevereiro de 2007 às 19:33  
Anonymous Anônimo said...

É claro que vc sabe, mas o nome da musica é 2001, vc batucou errado.

Jose Henrique

4 de fevereiro de 2007 às 19:48  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, acho seu texto enxuto, direto, claro. Mas este, a começar pela chamada (como é mesmo que se acha isso em jornalismo???) ficou demais rebuscado, dúbio, confuso. Precisei ler duas vezes para entender a sua percepção do evento.

Bem, verdade que eu bebo um tiquinho. Considere a possibilidade de meus neurônios estarem com dificuldade de estabelecer sinapses...se, contudo, não for o caso, seja mais diretivo da próxima vez (como, aliás, é o seu estilo).
Abraço.

4 de fevereiro de 2007 às 22:01  
Anonymous Anônimo said...

Rita declarou no fantástico que estava bem quietinha no seu canto.Que havia dado a benção pra Zélia e pronto.Quando alguma manifestação da parte dos ex companheiros chegou ao seus ouvidos.Aí sim ela lançou mão da história do geriatra.E pra concluir disse que não queria mais saber.
Com a festa para os mutantes(merecida) colocam no mesmo caldeirão uma boa dose de maldades contra a Rita.Ora, todo mundo conhece a história da saida da Rita da banda.Por quê então incomoda-la e alfineta-la?
Nun intendu

5 de fevereiro de 2007 às 08:44  
Anonymous Anônimo said...

Ah!Pedro k.E' uma piada?
tô sabendo então.Muito obrigado.Sem a tua iluminação não iria mesmo entender.

5 de fevereiro de 2007 às 11:26  
Blogger André said...

Não, Titia Mauro, Rita não está com leucemia.

5 de fevereiro de 2007 às 12:12  
Anonymous Anônimo said...

Caro Mauro, considerei desnecessárias as suas infelizes palavras direcionadas à Rita Lee. Eu gostaria de saber quando é que esse país vai respeitar a obra dela, já está mais do que na hora.
Será que é tão difícil para vocês, críticos, engolirem uma mulher ousada, talentosa, independente? Este espacinho do rock nunca deixará de ser um clube do Bolinha? Porque até para uma mulher ser respeitada no meio dos "fodões dos solos de guitarra", precisa ter uma atitude (pra usar uma palavrinha gasta e de efeito) masculina, se é que me entende...
Muita gente sente falta de Rita Lee nos Mutantes sim senhor. Até porque o grupo que se apresenta não é Mutantes, só canta músicas deles e traz ex-integrantes. Mas quer saber? Rita Lee é que não sente falta dos Mutantes, porque ela construiu uma carreira independente. E não venha com aquele blá blá blá de tentar desqualificar uma obra tão premiada e reconhecida como a dela.
Vocês adoram alimentar esta briga entre Arnaldo, Sérgio e Rita, que por sinal, não foi ela que começou. É pra dar audiência? Pra ter mais comentário no blog? vEnder mais jornal? Vai aber...
Se o senhor tiver um tempinho livre aí na sua maledicência, dá uma pesquisada nos arquivos virtuais e veja quem começou este papo que vocês, da mídia, adoram transferir pra ela, como se Rita fosse a bruxa que deve ir sempre para a fogueira. Dá uma sacada nas declarações do moçoilo Serginho, chamando-a para backing vocal... Ao que ela respondeu com a famosa e inteligente frase do revival pra pagar geriatras.
Eta varinha curta cutucando a onça. Oncinha, aliás, que não tem idade, a alma de Rita pe milenar, sua cabeça pode ter 16, sua obra é eterna. Não discutamos tempo em se tratando de uma artista singular, que representa, compõe, toca, desenha...
Ah, e tendo mais um tempinho, dá uma olhadinha no que um mestre sensível e a anos luz da mediocridade escreveu sobre Rita Lee: "Um dia o Brasil ainda te agradecerá". Tá lá no livro "As boas coisas da vida".
Pelo visto, mestre Braga, se depender de alguns, esse dia não chegará tão cedo. Ainda bem que eles são poucos. E nós somos a maioria que reconhecemos o valor dela, nos orgulhamos de sua obra e a amamos. Sempre obrigada por tudo, Rita Lee.

5 de fevereiro de 2007 às 12:44  
Anonymous Anônimo said...

Senhor autor, espero que aprove o comentário que acabei de fazer. Se não aprová-lo... no mínimo não será democrático.

5 de fevereiro de 2007 às 13:17  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Mauro
Assisti o show dos Mutantes em Londres (Barbican) e como fã da banda e da Rita, não posso concordar com voce. Claro que valeu pela coisa histórica mas acredito que não é possível de se chamar esta nova formação de Mutantes, era Rita Lee parafraseando Caetano Veloso que possuía o algo mais da banda. Isso é claro e notório pela sua obra após a saída. Além do mais nada mais foi produzido por Sérgio e Arnaldo após o fim da banda, não é mesmo.
Respeito é bom, ok?

5 de fevereiro de 2007 às 14:07  
Blogger Mauro Ferreira said...

Aviso aos navegantes: fiz apenas uma piada sobre a frase de Rita, em que ela afirmava que a turnê dos Mutantes era para pagar a conta do geriatra dos irmãos. Gosto de Rita, aprovo sua decisão de não voltar a fazer parte de uma banda da qual foi expulsa injustamente. Mas que o show foi excelente, isso foi. E uma coisa nada tem a ver com a outra.

5 de fevereiro de 2007 às 14:14  
Anonymous Anônimo said...

Não foi só a piada. Você disse que ninguém sentiu falta da RIta. E isso é uma mentira, uma informação falsa, uma tentativa de alterar a realidade. Correto seria você ter dito que você não sentiu falta, correto você dizer que alguns não sentiram falta. Incorreto, sacanagem, você dizer que ninguém sentiu falta. Comentário de bicha machista.

5 de fevereiro de 2007 às 14:38  
Anonymous Anônimo said...

Amigo meu entrevistou Arnaldo, depois Sérgio e foi então até Rita. Ela o recebeu com a seguinte fase: " Aquela lá ainda pinta o cabelo de vermelho pra ficar parecida comigo? ". Fãs da Rita, ela deve estar se roendo e muito por que não teve humildade pra participar do revival. E o que deve ofender a muitos é o fato dos "velhinhos" estarem detonando. Deixa os caras ganhar algum com a obra deles. Seus chatos. Todo mundo envelhece até nós mesmos. E Mauro, falar que o vocal do Sérgio é fraco não dá né? O Arnaldo tudo bem.

5 de fevereiro de 2007 às 15:09  
Anonymous Anônimo said...

Você logo acima. Ou sua estória está muito mal contada, ou é mentira. Eu me arristo a dizer que é mentira mesmo.

5 de fevereiro de 2007 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

Gente, AMO Rita e reconheço o imenso valor de seu trabalho nestes anos todos. Mas alguns comentários nesta página me embrulharam o estômago. ARGH!

Mauro, é melhor ler isso aí em cima do quer analfabeto.

Um abraço.

5 de fevereiro de 2007 às 17:10  
Anonymous Anônimo said...

A falta de humor, a intolerância e a grosseria soam estranhas em admiradores da Rita Lee.

Obrigado, não!

5 de fevereiro de 2007 às 17:49  
Anonymous Anônimo said...

E tem mais uma coisa. Não é a primeira nem a segunda vez que vejo comentários aqui sobre o comportamento supostamente masculino das cantoras, quando isso não tem a menor relevância em um espaço de debate sobre música.

Comentários desse tipo são mais apropriados aos "hate sites".

Mais uma vez. Obrigado, não!

5 de fevereiro de 2007 às 18:04  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Sim o show como você disse aqui foi muito legal.Porém a questão ultrapassou esse fato(digo aqui na discussão).Mas é evidente que é delicado falar em geriatra, pois sabemos que quando Rita falou isso,estava se defendendo.
Ao mesmo tempo, isso não me impede de concordar com a tua observação sobre os últimos trabalhos da Rita Lee.
E mais uma coisa, eu não aprovei a piada, mas sei da tua seriedade e também da tua admiração e respeito pela Rita.Sei lá, de repente foi saudavel o teu comentário, pois as pessoas se manifestaram e opinaram.
Tá valendo!

6 de fevereiro de 2007 às 07:19  
Anonymous Anônimo said...

Meninos, fiquei bege com algumas coisas que li aqui em pretensa defesa de titia Rita, como se ela precisasse disso ou como se tivesse sido conduzida ao cadafalso por nosso gentil anfitrião.

Remeteu-me àquelas manifestações de selvageria de algumas torcidas de futebol que, na verdade, se utilizam da 'paixão' pelo time para dar vazão à bestialidade que lhes é peculiar.

Tenho certeza que se titia tiver a oportunidade de ler tamanhas asneiras colocará cada um destes mané de joelho no milho, berrando a plenos pulmões: 'o deserto que atravessei...'

hoje sem beijinhos...fiquei meio assim, assim...

6 de fevereiro de 2007 às 09:09  
Anonymous Anônimo said...

Luc, mais uma vez concordo com você em tudo que escreve.

Brisa Sampaio, também concordo com o que você escreveu.

Espero não estar desagradando a vocês com os comentários que faço agora.

Eu adoro Rita Lee. Sei que ela fez coisas ótimas e algumas coisas nem tanto assim. Mas isso vem de quem está em movimento e fazendo algo novo, diferente. Acertar e errar faz parte do jogo.

Agora os Mutantes? Sinceramente, eles estão parados no tempo há 30 anos. Não fizeram mais nada. Foram ótimos. E daí? O que veio depois? Pra mim esse revival não acrescenta em nada. Cadê as músicas novas?

Saudosismo? Estou fora (como já dizia Caetano na sua música "Saudosismo": "chega de saudade, chega de saudade, ...")

E ninguém percebeu que a minha querida Zélia está sendo descaradamente dublada por uma backing vocal que canta igualzinho à Rita Lee do início da carreira e até parece fisicamente com a Rita? A Zélia não tem os agudos que as músicas dos Mutantes exigem. Por isso é que ela só canta mesmo em alguns números, como o próprio Mauro citou na crítica.

Meu Deus! Enganação é pouco para descrever esse show. Nada contra os Mutantes, mas estou revoltado.

abração,
Denilson

6 de fevereiro de 2007 às 15:12  
Anonymous Anônimo said...

Oi Denilson, conheço pouco os Mutantes, teria que ouvir mais. A Rita Lee eu gosto por causa das músicas, da inteligência, do humor, das roupas, enfim, porque ela é legal.

O que me deixou arisco foi o tratamento reservado por alguns ao dono desta casa. Mas a Brisa já falou com charme sobre o assunto.

Falando em Brisa, quando é que vamos receber beijinhos vento outra vez?

6 de fevereiro de 2007 às 16:14  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Luc.

O Mauro já deve estar acostumado com esse tratamento (rsrsrs...)

Aliás, um abração pra você, viu, Mauro?

Quanto a mim, desculpe, mas é que fico extremamente revoltado com esse jabá descarado que está envolvendo esse "retorno" dos Mutantes.

E como já disse anteriormente, por ser do meio musical, tenho conhecimento de certas coisas que muita gente não sabe.

abração,
Denilson

6 de fevereiro de 2007 às 23:39  

Postar um comentário

<< Home