10 de janeiro de 2007

Registro de 'Hoje' reafirma grande tempo de Gal

Resenha de CD / DVD
Título:
Gal Costa

ao Vivo
Artista:
Gal Costa
Gravadora:
Trama
Cotação:
* * * *

"Gal... Você sabe que eu te amo. Aquela bobagem que eu disse, você me perdoe. Eu peço desculpas a você publicamente... Você é a maior voz deste Brasil", retrata-se Jards Macalé por ter chamado Gal de "burrinha" na imprensa. "Gal, onde você mora? Se pudesse, todo dia passava na sua porta", derrete-se Tom Zé. "Gal, grave minhas músicas", faz charme Chico Buarque. "Fiquei muito emocionado quando ouvi você cantar Socorro", revela Arnaldo Antunes, referindo-se à boa gravação de sua música incluída por Gal no disco Bossa Tropical, editado em 2002, pela MZA Music.

Estes depoimentos - 22, ao todo - feitos por nomes como Maria Bethânia ("Cante, não pare, você sabe...") e Gilberto Gil estão em Recados para Gal, boa sacada dos extras do DVD Gal Costa ao Vivo, que traz o registro do show Hoje, baseado no renovador repertório do CD lançado em 2005 pela Trama. A gravação - feita em São Paulo, em maio, e editada simultaneamente no formato de CD - reafirma o grande tempo atual da cantora. E merece respeito.

Por conta do roteiro corajoso (formatado sem concessões e hits óbvios) e da sonoridade intimista, mais apropriada para teatros e casas pequenas, o show Hoje não obteve o sucesso e a (grande) repercussão a que fazia jus pelo raro requinte musical. Visto em DVD, que traz seis números exclusivos (Feitio de Oração, Nada a Ver, Te Adorar, Voyeur, Um Passo à Frente e Sexo e Luz), o show cresce ainda mais. Não tem caráter arrebatador, mas é biscoito fino, em sintonia com o tempo atual de Gal. Aos 61 anos, a cantora exibe voz remoçada, mesmo que já não atinja os picos agudos dos anos 70 e 80. É uma Gal jovial que improvisa, quase jazzística, em Juventude Transviada, música de Luiz Melodia (autor projetado por ela no show Fa-Tal, de 1971) que já gravara no bem-sucedido disco Gal Tropical, de 1979. Sua interação com a banda é total!!!

A propósito, o duelo vocal com o guitarrista Marcos Teixeira em Meu Nome É Gal é eco do show Gal Tropical. Da mesma forma que Antonico, samba de Ismael Silva, é herança do histórico Fa-Tal. E Gal Costa reina em cena, cambaleando majestosamente na melodia trôpega de Embebedado (a parceria de Chico Buarque e José Miguel Wisnik), floreando seus vocais em Pra que Cantar? e dialogando com o coro que dá tonalidade africana a músicas como Santana, Voyeur e Mar e Sol. É pena que, na gravação, Gal tenha excluído do roteiro Onde Está Você? - a inédita de Lokua Kanza e Carlos Rennó inspirada em Sem Você, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O número fez parte da temporada carioca do show Hoje.

Em essência, o registro do show merece aplausos e reflete o tempo maduro de Gal Costa, voz eternamente grande da música mundial.

25 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que bela notícia, Mauro! Gal é sempre Gal. Voz privilegiadíssima. Uma das maiores cantoras do mundo. E, melhor: sem firulas, sem frescura, puro CRISTAL.

10 de janeiro de 2007 às 09:41  
Anonymous Anônimo said...

Adorei seu comentário sobre o DVD de Gal. Tenho certeza de que vc tem toda razão, pois todos os trabalhos de Gal no palco sao maravilhosos e valem um registro.

10 de janeiro de 2007 às 10:28  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, dessa vez vc acertou o tom. Nem mais nem menos! Parebéns. Mas o corte da música a qual vc se refere, de acordo com o site oficial da cantora, não veio dela,ela a propósito, é dito no site, que não sabia desse corte!!
Só nos resta esperar que ela deixe Rita Lee dirigir um show seu e que em 2007 ela mude de produtores e empresário e coloquem Gal de voltao ao mercado a qual ela merece!

10 de janeiro de 2007 às 10:47  
Anonymous Anônimo said...

E ainda dizem que ela toca violão? Toca nada!

10 de janeiro de 2007 às 11:03  
Anonymous Anônimo said...

O dvd está exelente, mais uma obra de grande valor pra nossa música.

10 de janeiro de 2007 às 11:34  
Anonymous Anônimo said...

O DVD � �timo, a voz de Gal est� linda, o repert�rio � sensacional...
Mas o que � a presen�a de palco da Gal? Est� p�ssima... Aquela abaixadinha na cabe�a que ela faz antes de "Meu Nome � Gal" ent�o, � para morrer de rir...

10 de janeiro de 2007 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

Zeca

Queridos, vocês ainda acreditam em Papai Noel?
Gal desistiu da carreira, só não comunicou isso a vocês. Mas essa informação tá lá, clara, em cada um de seus passos.
Agora, é passar a vida reprisando (mal) o que construiu de lindo no passado.
É como se o rascunho viesse depois.
Tão triste...

10 de janeiro de 2007 às 13:10  
Anonymous Anônimo said...

Oi Meninos , Oi Meninas !
Primeiro comentário do Ano

Agora pra frente só farei comentários nos post de Arnaldo Antunes , Titãs e Plebe Rude ( o Phillipe pode não está com a cara de bebê de antes mas está mais gostoso que antes , rsrs). Talvez da Jussara e Marisa , as preferidas de Arnaldo . Também curti muito ' Socorro ' com Gal Costa . Está no DVD Mauro ?

Meu mano Cahto Diaz - caçula e único - frequentador antigo do blog , avisou-me que só postará quando tiver materias de Chico Buarque , Fernanda Abreu e Marisa Monte . Verônica Sabino ele ama , mas nunca tem nada sobre ela.

Como diria a musica , Meu nome é Kia rsrs

10 de janeiro de 2007 às 16:24  
Anonymous Anônimo said...

Galzinha no show ' Todas coisas e eu ' tocava violão ! No antológico ' Fatal ' tocava muita coisa

10 de janeiro de 2007 às 16:48  
Anonymous Anônimo said...

kia e cakto, já me dirijo para a linha do trem...snif...snif...

10 de janeiro de 2007 às 17:08  
Anonymous Anônimo said...

Assisti HOJE em dvd, hoje ! Gal está bem, a voz está bem melhor que nos dois ultimos shows que eu assisti.( Todas as coisas e eu, e o Voz e Violão, no TBC - Bahia ) Achei a capa muito festiva para o tipo de show que é, olhando a capa do DVD dá até impressão que vai ter festa do interior e balancê ,com cenários psicodélicos e tudo mais, e não é nada disso !!! trata-se de um concerto, com uma Gal bem séria durante quase toda a apresentação, com um conjunto de senhora,de cor preto, e um cabelo de Ângela Maria.
Mas a mulher, mostrou que ainda canta "muito", só que ela não demonstra alegria e ou prazer durante o show. Faz uma micro piadinha com um anonimo da platéia, num dos raros momentos em que dá um sorriso. Sou fã absoluto de Gal, tenho tudo que ela ~já lançou no mercado, gosto muito do album HOJE, mas o DVD me deixou melancólico, com saudades da Gal que soltava faíscas pelos olhos, de tanto prazer que tinha, e nos passava, ao cantar e encantar em tantos outros shows !

Talvez pelo fato da trama estar para lançar o documentário sobre Gal, o DVD tem pouquissimos extras. Nem tem o Making Off, que é sempre muito interessante. Apenas os comentários ( recados para Gal ) e um trecho de entrevista onde ela conta aquelas já famosas curiosidades ( que já contou no Jô, na Marília, no Altas Horas, etc )

Para finalizar, acho que a Gal precisa trocar de equipe. Gente que coloque um novo ânimo e bom astral, nesta mulher que já foi a musa do tropicalismo. A essencia está toda lá, uma brasa adormecida. Basta um bom produtor assoprar bem, que poderemos ter novamente, uma Gal - FA-TAL - A todo vapor !! )

Edu abc

10 de janeiro de 2007 às 18:47  
Anonymous Anônimo said...

Manuka disse...

Êta povo chato com esse negócio de ela toca violão? Toca não! Toca nada!

É a mesma coisa da pergunta que Joião Gordo, háanos, fez ao insuportável Luciano Hulk:
Tiazinha peida?
Ora, Gal ainda canta muito bem e isso basta. Ela é intérprete ou querem fazê-la uma Rafel Rabelo?
Credo!!!
VIva Gal

11 de janeiro de 2007 às 00:06  
Anonymous Anônimo said...

Bom, eu assiti o DVD. Gostei do que vi. Gal, hoje em dia é uma senhora que canta muito, muito mesmo, ainda sabe como seduzir uma platéia. Não é um show fácil, heio de músiocas desconhecidas do grande público e músicas que Gal mesmo não tem grande conhecimento, nota-se que ela está insegura com muitas das letras, já que passa grande parte do show no centro do palco.. Mas isso não a impede de brilhar.. existem momentos excelentes: Meu nome é gal, Juventudo transviada, Coisa mais linda e algumas outras, provam que ela continua com uma voz linda, limpa, de agudos fáceis e na medida certa hoje em dia.. PARABÉNS GAL, ainda és a maior cantora do Brasil.

11 de janeiro de 2007 às 01:21  
Anonymous Anônimo said...

Legal essas colocações de " qual instrumento tal cantora canta " !

Nesse sentido , mais do que nunca , as brasileiras não deixam a dever em nada as estrangeiras .

Sim ! Gal toca violão . Como foi dito ,ela tocou durante o show " Todas as coisas e eu " . Ao promover o show/cd ela foi ao Jô e tocou pra ele . Mas sua musica e sua voz não se limita a 'um banquinho e violão ' !

Várias tocam guitarra : Rita Lee , Marina Lima , Fernanda Porto , Marisa Monte e Simone ( que tocou na tunê do show 'Seda Pura 'por exemplo ) .

Pianistas tem muitas : Leila Pinheiro , Lucinha Lins , Angela Ro Ro , Marisa Monte e Rita Lee ( ela estudou com ninguém menos que Magdalena Tagliaferro , competente , ainda toca baixo e bateria . E lógico violão ! )

Mônica Salmaso e Ana Carolina se arriscam no pandeiro e até que mandam bem ! Elba Ramalho raramente toca violão , pois seus shows com ritmos nordestinos exigem que a cantora fique de pé . Já vi tocando bateria na televisão .

Se for falar de violão , vai ficar grande a lista : Zelia , Ana Carolina , Calcanhotto , Roberta Sá , Wanda Sá , Miucha , Joyce , Maria Bethânia ( na capa do CD ' Que falta você me faz 'tem uma foto dela tocando ) e até Ivete Sangalo (!)arranha ...

Isso é bom . Mostra a competencia das nossas cantoras . Mas como foi dito , prefiro aquelas que tocam com feminilidade .

OBS : ' Socorro 'com Gal Costa é o melhor registro dessa música do Arnaldo

11 de janeiro de 2007 às 02:05  
Anonymous Anônimo said...

Outra surpresa . Não sabia que Cahto Diaz e Kia são irmãozinhos !Cahto você é um fofo , tão fofo quanto esses de depoimentos pra Gal , que merece todos os confetes do mundo .

11 de janeiro de 2007 às 05:23  
Anonymous Anônimo said...

Quando se fala de mulheres que cantam , tocam e compõe não podemos esquecer de Joyce. O LP "Feminina" teve êxito numa época em que não havia na música brasileira muitas mulheres compositoras que cantassem e se acompanhassem ao violão . E ela fazia tudo isso . Com charme , competência e muita feminilidade .

11 de janeiro de 2007 às 05:55  
Anonymous Anônimo said...

O que vc pode esperar de uma cantora que já até apelou colocando os seios de fora?

11 de janeiro de 2007 às 12:58  
Anonymous Anônimo said...

O que se pode esperar? Pode-se esperar que não agrade anônimos do tipo 10.58 que não conseguem enxergar UM palmo adiante do nariz (além de preconceituoso, desinformado e moralista).

Sugiro chupar prego até virar tachinha.

11 de janeiro de 2007 às 15:32  
Anonymous Anônimo said...

Ao anônimo das 01:32 PM antes de me sugerir chupar prego aprenda a escrever não é adiante do nariz e sim diante do nariz. Mobral em você meu amigo!

11 de janeiro de 2007 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

Arranhar um violão não é tocar.Gal já tocou e no show todas as coisa teve que tomar aulas,o que é natural.Bethânia já arranhou lá nos 60.Miúcha toca?A Rita teve aula com a Tagliaferro e daí,vejam a entrevista dela no site da trama, ela deixa claro que não é a dela,diz mais que faz só algumas posições na guitarra, e foi com a chegada do Roberto que ela pode ampliar o universo musical saindo das duas posições que conhece,pois o Roberto sim toca piano,guitarra etc. Gente, tocar é uma outra coisa.Tudo bem arranhar, mas vamos ser sérios.Pelo menos em respeito aos verdadeiros músicos do tal instrumento, homem ou mulher que seja. E no caso de Gal se já canta bem desse jeito nem precisava mais, mas é lindo quando ela se acompanha ao violão.Está pra la de bom.
Joyce sim, essa toca bem.E o feminina é musicalmente um disco incrível!

11 de janeiro de 2007 às 18:34  
Anonymous Anônimo said...

Adiante ou diante, Mr anônimo, o senhor perdeu uma bela oportunidade de economizar seus dígitos (cuidado com a tendinite).
No show em que Gal exibiu os seios, havia um contexto criado conjuntamente com o G. Thomas que justificava plenamente a atitude. "O Sorriso do Gato de Alice" remetia a contemporaneidade e havia um discurso político-ideológico que culminava com Brasil, do Cazuza. No momento em que dizia 'Brasil, mostra tua cara', Gal abria a camisa, desnudando os seios, fazendo uma alusão ao texto contundente do poeta e à dramaturgia de todo o show. Isto é em tudo diferente de badalar 'acidentalmente' sem calcinha, 'deixar escorregar' um seio na frente do fotógrafo da Contigo ou qualquer gesto semelhante, tão em voga no show-business mundial.
Anacrônicas destes tempos de um imediatismo selvagem, Gal Costa e Maria Bethânia (para citar apenas duas grandes artistas nacionais), passam ao largo da vulgaridade que vc, por ignorância ou lamentável preconceito, aponta.

11 de janeiro de 2007 às 19:14  
Anonymous Anônimo said...

Detesto entrar em briga de comadre, mas seu eu fosse o anonimo das 1.32, lhe diria que o certo é mesmo ADIANTE do nariz.
Não sei se vc conseguirá compreender, entretanto ele quis dizer à frente no sentido de distância, de progressividade...

...bem, deixa pra lá.
Procure evoluir. Sempre é tempo.

11 de janeiro de 2007 às 19:20  
Anonymous Anônimo said...

Nem consigo imaginar Bethânia domesticada , sentada e introspecta tocando um violão , quando vi a capa desse cd citado acima tomei um baita susto . Gal não arranha , toca e mesmo tendo dito que não toca bem , toca sim .Já Titia Ria é irreverente e isso basta . Acrescentando que na gaita ainda tem Cassia Eller e Angela Ro ro

Se liga Clodovil , que tem brasileiras como essas não precisa de Callas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

12 de janeiro de 2007 às 00:21  
Anonymous Anônimo said...

3.11. Né por nada não, bro, mas tu é um babaca de grife.

Quanto a Gal, sem comentários. A maior cantora que já assuntei na vida.

12 de janeiro de 2007 às 01:07  
Anonymous Anônimo said...

Angela Roro toca piano. Mas compoz fogueira ao violão.E arranha uma gaitinha.Nara conhecia bem o violão e era craque em harmonia.

12 de janeiro de 2007 às 15:26  

Postar um comentário

<< Home