26 de janeiro de 2007

Elenco afinado encanta ao recordar marchinhas

Resenha de musical
Título:
Sassaricando (E o Rio Inventou a Marchinha)
Elenco:
Alfredo Del-Penho, Eduardo Dussek, Juliana

Diniz, Pedro Paulo Malta, Sabrina Korgut e Soraya
Ravenle (em foto de Leonardo Aversa)
Local:
Teatro Sesc Ginástico (RJ)
Data:
25 de janeiro de 2007

Cotação: * * * * 1/2

Revigoradas, as velhas marchinhas entram novamente em cena no sedutor musical Sassaricando, em cartaz no Rio de Janeiro até 18 de março. Um elenco afinado - em todos os sentidos - encanta ao desfiar com charme e um tom teatral 89 marchinhas em roteiro dividido em dois atos e dez blocos temáticos. O árduo trabalho de pesquisa, de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral, é exemplar e traz de volta não somente os clássicos do gênero, mas marchinhas que já perigavam cair no esquecimento popular como a atualíssima Eu Também Quero Roubar (Hervê Cordovil) e a esperta Corre, Corre, Lambretinha (de João de Barro, o Braguinha, o craque no estilo).

Não há texto no musical, somente dois vídeos com imagens do Rio antigo e de compositores que se dedicaram a fazer e popularizar as marchas carnavalescas. Toda a teatralidade nasce da direção de Cláudio Botelho e da interpretação que os seis cantores - alguns já com experiência como atores, casos de Dussek, Juliana e Soraya - dão às músicas com rico gestual cênico. O tratamento musical do diretor Luís Filipe Lima também não segue à risca a cartilha do gênero. Algumas marchinhas surgem em formato Broadway. Mas é claro que o fim é carnavalesco, com Cidade Maravilhosa, o hino oficioso do Rio de Janeiro, belo cenário de memoráveis carnavais.

E o fato é que o espetáculo - cuja trilha está sendo editada em CD duplo pela Biscoito Fino - é uma delícia e monta completo painel comportamental do Rio antigo através dos versos debochados e maliciosos das marchinhas. A dupla Alfredo Del-Penho e Pedro Paulo Malta, já íntima do universo do samba mais antigo, deita e rola. Eduardo Dussek marca sua habitual presença com impagável mise-en-scéne. Soraya Ravenle, de voz moldada para os palcos, dá show em cada número. Assim como Sabrina Korgut, bem segura e especialmente feliz no número solo Marcha da Quarta-Feira de Cinzas. Mesmo sem ter o farto material vocal das colegas, Juliana Diniz também está bem em cena e provoca gargalhadas com sua interpretação recitada de Alá-Lá-Ô. Enfim, pelo conjunto da obra, Sassaricando é, de fato, espetacular. Uma bela e emocionante lembrança do repertório dos melhores Carnavais que redime o Rio das (desanimadas...) folias recentes. O sassarico é imperdível!!

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Assisti à estréia e foi uma das coisas mais lindas que vi... Dussek, Soraya e Sabrina estão impagáveis.... maravilhoso

26 de janeiro de 2007 às 14:30  
Anonymous Anônimo said...

Sou fã da Soraya Ravenle. Suas atuações como protagonista em 'Dolores', 'South American Way' e na 'Ópera do Malandro' foram muito boas.

26 de janeiro de 2007 às 16:06  
Anonymous Anônimo said...

Soraya nunca vi ao vivo, Dusek eu já vi e lamento que ele não grave mais discos.

26 de janeiro de 2007 às 17:20  
Anonymous Anônimo said...

dusek não grava por que não vende, ora. é tão dificil entender essa equação?

26 de janeiro de 2007 às 17:49  
Anonymous Anônimo said...

Vi a Soraya Ravenle aquiu em Salvador no musical do Mauricio Sherman sobre Carmen Miranda. O musical em si é uma porcaria, mas a Soraya foi competentíssima e segurou o espetáculo cantando muitíssimo bem com um som de péssima qualidade. Ela precisa gravar logo, pois como cantora é tão competente quanto a irmã mais famosa, Ithamara Koorax.

27 de janeiro de 2007 às 08:59  
Anonymous Anônimo said...

FUI NA ESTRÉIA E AMEI O MUSICAL!!!
O ELENCO TEM SINTONIA,CARISMA,AS MÚSICAS SÃO ÓTIMAS,EM FIM TUDO FUNCIONA!!!VALE CONFERIR!!!

27 de janeiro de 2007 às 19:39  
Anonymous Anônimo said...

a dupla alfredo e pedroé bamba. quem naoconhece tem que ouvir o cd dois bicudos.

27 de janeiro de 2007 às 22:08  

Postar um comentário

<< Home