25 de dezembro de 2006

Rice roça em '9' a genialidade de álbum anterior

Resenha de CD
Título:
9
Artista:
Damien Rice
Gravadora:
Warner Music
Cotação:
* * * * 1/2

Compositor de The Blower's Daughter, a belíssima canção popularizada no filme Closer que alcançou um polêmico sucesso no Brasil por conta de simultâneas versões assinadas por Ana Carolina e Zélia Duncan, Damien Rice tinha o cruel desafio de bisar o tom sublime de seu primeiro disco - O, gravado em 2002 e editado no ano seguinte nos Estados Unidos - em seu esperado segundo álbum, 9, lançado esta semana no Brasil. Mas o fato é que o trovador irlandês brilha novamente, com coesa safra de inéditas canções autorais em CD produzido e mixado pelo próprio Rice. Em bom português, 9 é ótimo disco que roça a genialidade de O sem reeditar a perfeição de seu antecessor. Mas chega bem perto!!

Para quem espera ouvir uma nova The Blower's Daughter, a dica é ir direto nas faixas 9 Crimes, Elephant, Accidental Babies (balada solada ao piano) e Sleep Don't Weep. A primeira, em especial, tem clima similar ao do hit. Particularmente linda, Elephant começa cool e minimalista, quase a capella, para ir crescendo, ganhando peso e envolvendo o ouvinte. O mesmo acontece com a bela The Animals Were Gone, encorpada com cordas e coro na parte final.

E por falar em peso, a polifônica Me, my Yoke + i conjuga vocais em falsetes com sonoridade meio hard, típica de grupos de rock pesado. Ficou quase experimental. Rice alterna ambiências em 9 sem dispersar a (intensa) atmosfera emocional das canções. Se Coconut Skins exibe violões em primeiro plano, Rootless Tree flerta com o instrumental do pop rock - e esse flerte é a principal novidade de 9 em relação a O. Ainda que sem impactar, o álbum sedimenta a (forte) identidade autoral de Damien Rice. É isso aí!...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

essa coisa de ter que fazer um disco melhor que o outro é coisa de crítico. Artistas fazer arte.

24 de dezembro de 2006 às 11:37  
Anonymous Anônimo said...

CONCORDO COM A VÂNIA E RICE SABE FAZER ARTE . ENTÃO ME DIZ !

25 de dezembro de 2006 às 07:46  

Postar um comentário

<< Home