12 de novembro de 2006

Roteiro oficial do show 'Dentro do Mar Tem Rio'

Construído por Maria Bethânia em parceria com o fiel diretor Fauzi Arap, com quem a intérprete trabalha desde o show Comigo me Desavim (1967), o perfeito roteiro do espetáculo Dentro do Mar Tem Rio tem como matéria-prima as músicas e os textos dos recém-lançados álbuns Mar de Sophia e Pirata. Mas inclui outras composições que versam sobre as águas, tema do show, em cartaz em São Paulo (SP) até domingo, 12 de novembro. Logo na seqüência, o barco de Bethânia (na foto, em cena do show) parte pelo Brasil, numa turnê que deverá se estender até o fim de 2007.

Eis o roteiro de Dentro do Mar Tem Rio, dividido em dois atos, tal como ele foi apresentado na estréia nacional do show em SP:

I Ato
1) Canto de Nanã
2) Floresta do Amazonas / Cantiga da Noiva /
O Bem do Mar
3)
Beira-Mar
4)
Asa Branca
5)
Grão de Mar
6)
O Tempo e o Rio
7)
Kirimurê
8)
Pedrinha Miudinha
9)
História pro Sinhozinho
10)
Cirandas
11)
Onde Eu Nasci Passa um Rio
12)
Santo Amaro
13)
Sereia de Água Doce
14)
De Papo pro Ar
15)
Riacho do Navio
16)
Água de Cachoeira
17)
O Vento
18)
Dona do Raio e do Vento
Intervalo:
Noite de Temporal / Sargaço Mar (instrumental)
II Ato
1)
Memórias do Mar
2) Sonhei que Estava em Portugal /
Marujo Português
3)
Poema Azul
4)
Iemanjá Rainha do Mar
5)
Eu que Não Sei Quase Nada do Mar
6)
A Saudade Mata a Gente
7)
Gostoso Demais
8)
Tristeza do Jeca
9)
Memória das Águas
10)
Atiraste uma Pedra
11)
Lágrima
12)
Cantigas Populares
13)
Filosofia Pura
14)
Canto de Oxum
15)
Debaixo d'Água / Agora
16)
Francisco, Francisco
17)
Meu Divino São José
18)
Movimento dos Barcos
Bis
1) Das Maravilhas do Mar Fez-se o Esplendor de uma Noite
2) A Filha da Chiquita Bacana / Chuva, Suor e Cerveja / Água Lava Tudo

25 Comments:

Anonymous Anônimo said...

o mar vira sertão na voz de Bethânia

12 de novembro de 2006 às 12:45  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse...


Mauro, você pode checar a data prevista para Salvador, já que para Recife pode não tem nada confirmado?

Como deve ter ficado o arranjo de Riacho do Navio e a interpretação de Maria, que até então só conheço com Fagner(nos bons tempos), Luiz Gonzaga e Quinteto Violado. As melhores. É um xote original?

Pelo visto, mesmo não conhecendo ainda as canções novas que formam o repertório, acho que será algo arrebatador. Por outro lado, acho que desta vez não vão meter o pau aqui com aquela história das repetições românticas. Pagarei mesmo pra ver Bethânia mandar ver nas cirandas do meu Pernambuco e nos frevos do Caetano: Filha da Chiquita Bacana e Chuva, Suor e Cerveja. Show que acaba em frevo é mesmo uma festa, só perde quem é maluco ou doente dos pés.

12 de novembro de 2006 às 13:03  
Anonymous Anônimo said...

já que você foi tão longe (ou tão precioso) colocando o roteiro, poderia ser mais ainda: colocar os nomes dos autores, que ficam aí, dando conteúdo para o trabalho dela mas não são citados em uma hora importante como essa. isso é um mix de elogio, crítica e sugestão.

12 de novembro de 2006 às 19:03  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Como faço para efetuar o acesso ao seu blogger? Não aceita o meu nome. Não sou clone, sou o mesmo que você tratou de expulsar em razão da Kelly Key. Não divulgue o meu e-mail. Mas não aceita o meu nome, quero me cadastrar. Um abraço do cara que nunca teve a intenção de ser prepotente como muitos me atacaram,
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

12 de novembro de 2006 às 20:36  
Anonymous Anônimo said...

estranho mesmo foi a ausencia de eu e agua. alem disso, nao consgui encontrar uma ligacao da cancao (gostoso demais) com o tema em questao. mas esta maravilhoso esta navegacao sem precedentes na mpb. viva bethania!

12 de novembro de 2006 às 21:32  
Blogger Mauro Ferreira said...

Marcelo, seja bem-vindo a este novo blog. Vou me informar sobre cadastro, mas acho que é preciso ser membro do blogger. de qualquer forma, para postar comentários, clique em outros e escreva seu nome.
abs, MauroF

13 de novembro de 2006 às 01:37  
Anonymous Anônimo said...

Riacho do navio foi gravada por Nazaré pereira.E é linda a gravação.
O lp não sei dizer por qual gravadora saiu.
Me pergunto se era edição brasileira ja que a Nazaré trabalhou ou trabalha(tem muito tempo que não ouço falar dela)fora do Brasil.
Humberto

13 de novembro de 2006 às 07:17  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ontem ao show. Meninos, que delírio!
Bethânia estava vibrante, charmosíssima e a platéia, encantada. Próximo a mim, um Fernando Henrique Cardoso compenetrado, ouvia o texto arrebatador do Álvaro de Campos que a cantora fala próximo ao fim do espetáculo e que serve como uma luva para todos que de alguma forma tem o leme desta embarcação chamada Brasil.
Uma noite memorável! Bethânia é essencial.

13 de novembro de 2006 às 09:37  
Anonymous Anônimo said...

Ah, a embarcação de Bethânia navegou ainda mais serena, ontem, do que na estréia. Não houve um único senão. Maravilha!

13 de novembro de 2006 às 09:40  
Anonymous Anônimo said...

alguém poderia me informar qual o nome do texto do álvaro de campos?

13 de novembro de 2006 às 11:20  
Anonymous Anônimo said...

alguém poderia me informar qual o nome do texto do álvaro de campos?

13 de novembro de 2006 às 11:20  
Anonymous Anônimo said...

O texto do Álvaro de Campos é 'ULTIMATO" , de 1917.

13 de novembro de 2006 às 12:28  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, Please mais fotos, mais fotos...
ah,esse texto do Álvaro de Campos é um dos mais lindos e fortes da obra de Pessoa.
Humberto

13 de novembro de 2006 às 13:13  
Anonymous Anônimo said...

Sabe o que acho mais intrigante na Bethânia? Todos sabem a seriedade com que conduz sua carreira desde sempre. No entanto, o que se vê em cena é uma moleca ávida para dar e sentir prazer. Existe uma criança ali que mantem frescor e vitalidade apesar dos anos.
Este show é de uma coragem total. Auto referente, autoral, sem concessões, Bethânia conseguiu seduzir e embalar o público durante todo o espetáculo. Cantou, sambou, saracoteou, fez o que bem quis sem perder a elegância e o domínio da cena.
Bravo, Bethânia!

13 de novembro de 2006 às 16:00  
Blogger Mauro Ferreira said...

Já postei na crítica a bela foto de divulgação da Beti Niemeyer. A foto deste post (com o roteiro) é minha. Foi o melhor que pude fazer, já que minha câmera falhou logo em seguida.

13 de novembro de 2006 às 16:01  
Anonymous Anônimo said...

Maravilhoso. Assisti no domingo e fiquei impressionado com o magnetismo de Bethânia. Alcione estava vibrando na primeira fila bem no meio do palco. Tudo foi muito bom.

Uma pergunta, alguém lembra do show em comemoração aos 35 anos de Bethânia, com várias participações, de Chico Buarque, Adriana, Ana, Nana, Arnaldo, Chico cesar, Caetano e Dori ? Esse show foi filmado na íntegra a pedido da própria Bethânia. Mauro, tem como saber se a Biscoito Fino vai lançar esse DVD ?

Abraços do Edu ( abc )

13 de novembro de 2006 às 22:24  
Anonymous Anônimo said...

O canto da sereia continua irresistível. Belos CDs.

13 de novembro de 2006 às 22:31  
Blogger Mauro Ferreira said...

Edu, este show histórico infelizmente não resultou bem ensaiado no palco. Foi gravado, mas não deverá sair.

13 de novembro de 2006 às 23:12  
Anonymous Anônimo said...

Estou viciado nos 2 cds. Duas obras primas. Agora é aguardar o show. Bethânia continua incomparável. Bahia na veia.

14 de novembro de 2006 às 04:12  
Anonymous Anônimo said...

Eu iria nem que fosse só por este bis. Deve estar bacana com ela. Não cantou O que é O que é? bravos!
Estou me acostumando com os CDs. Não são tipo amor a primeira vista ainda mais para qum curte a Bethania arrebatada de outros tempos. Mas já descobri coisas deslumbrantes.

14 de novembro de 2006 às 17:02  
Anonymous Anônimo said...

Não me canso de ouvir os CDs. Que mulher, hein!
Sensível, corajosa, arrojada, essa Bethania só faz melhorar com o tempo. Espero que os gaúchos a recebam com o carinho e respeito com que ela trata sua arte.

16 de novembro de 2006 às 18:29  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ao show em São Paulo.

Desde o show MEL assisto Bethania...

os 3 melhores shows q já vi são DENTRO MAR, IMITAÇÃO e 25 ANOS.

17 de novembro de 2006 às 15:31  
Anonymous Anônimo said...

bethania tá um bomba. Ao contrário de Gal.

17 de novembro de 2006 às 19:21  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

E tú Brasil que Pedro álvares cabral nem querias te descobrir.adorei isso.verso de álvaro de campos.

2 de maio de 2012 às 14:51  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

E tú Brasil que Pedro álvares cabral nem querias te descobrir.adorei isso.verso de álvaro de campos.

2 de maio de 2012 às 14:51  

Postar um comentário

<< Home