1 de novembro de 2006

DVD expõe rico universo cultural de Nara Leão

Resenha de DVD
Título:
Programa

Ensaio 1973
Artista:
Nara Leão
Gravadora:
Biscoito Fino
Cotação:
* * * *

"Sinto muita saudade de João Gilberto, a personalidade mais fascinante que conheci. Ele realmente era o centro, não somente porque cantava bem, mas pelo fascínio que exercia sobre todo mundo". O franco depoimento de Nara Leão (1942 - 1989) sobre o papa da Bossa Nova é de 1973, quando, recém-chegada de Paris, a cantora deu boa entrevista ao programa Ensaio, dirigido por Fernando Faro. Filmado em película, com imagens em preto e branco, o programa está sendo editado em DVD pela gravadora Biscoito Fino, que, seguindo os passos da paulista Trama, firmou parceria com a TV Cultura para transpor entrevistas do Ensaio para o vídeo digital.

Programa Ensaio 1973 é o título inaugural da série da Biscoito Fino. É especialmente importante por ser o primeiro registro de Nara Leão em DVD. Uma oportunidade imperdível para as novas gerações poderem ver e ouvir essa cantora de jeito introspectivo e fala mansa, mas de grande sabedoria e articulação. Entre 28 números musicais, Nara discorre sobre a Bossa Nova, a Tropicália e sobre sua relação com cinema, além de revelar que se recusou a ser lançada como cantora de bolero nos anos 50. A decisão, aliás, seria acertada. Mais tarde, em 1964, ao gravar o primeiro LP, Nara fez história ao romper com a velha bossa, registrando músicas de compositores do morro, como Cartola e Zé Kéti. "Descobri que havia fome", resume a cantora de forma lapidar na entrevista.

Nara Leão tinha o que dizer. E também o que cantar. Somente sua interpretação a capella de Soneto (Chico Buarque), na abertura, já valeria a parte musical. Mas, acompanhando-se ao violão, Nara ainda desfiou músicas de Ary Barroso (Camisa Amarela), Dorival Caymmi (Morena do Mar), João do Vale (Carcará, tema-marco do espetáculo Opinião, feito pela cantora antes de ser substituída pela então novata Maria Bethânia) e outros autores que sempre estiveram presentes nos discos da antenada intérprete carioca.

A edição cuidadosa da Biscoito Fino permite ao espectador ver / ouvir somente as músicas ou até escolher aleatoriamente cada um dos 28 números. Ou ainda assistir somente ao depoimento. Mas é no conjunto de música e entrevista que o DVD deixa transparecer o rico universo cultural que moldou a obra imortal de Nara Leão.

2 Comments:

Anonymous Hugo said...

nara foi cantora de voz pequena e coração e inteligência grandes

17 de dezembro de 2009 às 08:13  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

Nara foi uma grande garimpeira de canções,como cantora vou reproduzir uma frase do Bôscoli:eu gosto da nara,coitada.

10 de abril de 2012 às 12:27  

Postar um comentário

<< Home