1 de novembro de 2006

McCartney prega amor em acessível CD erudito

Resenha de CD
Título: Ecce Cor Meum
Artista: Paul McCartney
Gravadora: EMI
Cotação: * * * *


Paul McCartney bem poderia encarnar o eterno roqueiro - credenciado por sua histórica biografia na cena pop mundial - mas, vez por outra, expõe erudição musical, vaidoso de seu conhecimento dos caminhos harmônicos e melódicos. Ecce Cor Meum é mais um álbum de McCartney na área clássica, segmento em que despontou em 1991 com The Liverpool Oratorio e que desenvolveu em espaçados discos anteriores como Working Classical (1999). A diferença é que, em Ecce Cor Meum, o compositor arrisca abordagem mais acessível de seu trabalho erudito sem prejuízo do rigor do gênero.

'Contemple meu coração' é a tradução em português da expressão em latim que batiza o CD, gestado há oito anos. McCartney transita (emotivo) por seara amorosa em oratório formado por quatro movimentos para coro e orquestra. No meio, um belo interlúdio - Lament, solado pelo oboé de David Theodore e composto pelo artista em tributo à memória de sua mulher, Linda McCartney - corrobora a filosofia sentimental que norteia todo o ótimo álbum.

Além do título, o latim é usado somente em pequenos trechos das letras, escritas em inglês. São quase discursos em que o ex-Beatle prega paz e amor. E o fato é que a peça sinfônica é exemplarmente orquestrada e cantada por corais ingleses e pelo soprano Kate Royal, do elenco da EMI. Ecce Cor Meum não é álbum indicado para roqueiros ortodoxos, embora tenha seu valor por reafirmar a (raríssima) versatilidade de sir Paul McCartney como compositor.

2 Comments:

Anonymous Hugo said...

paul é gênio

23 de junho de 2010 às 16:17  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

não conhecia esta faceta de paul,é lendo e aprendendo.

10 de abril de 2012 às 12:40  

Postar um comentário

<< Home