Universal encaixota 15 - áureos - álbuns de Gal
Já reeditados duas vezes em CD (em 1993 na - econômica - série Colecionador e depois, em 2000, em reedições mais caprichadas), 15 dos 16 álbuns gravados por Gal Costa entre 1967 e 1983 na já extinta gravadora Philips - atualmente denominada Universal Music - estão sendo relançados pela terceira vez. Desta vez, foram embalados na caixa Gal Total, que chega às lojas esta semana, com organização de Marcelo Fróes. O box não embala somente Temporada de Verão - Ao Vivo na Bahia, disco assinado por Gal Costa com Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em contrapartida, a coleção inclui coletânea dupla - Divina, Maravilhosa - com 28 fonogramas avulsos da discografia de Gal, alguns já editados em coletâneas, outros até então inéditos em CD. Entre as raridades, há Ora, Acho que Vou-me Embora (em dueto com Sidney Miller feito em 1968 para LP do compositor), Homem de Neanderthal (da trilha de Brasil Ano 2000, filme de Walter Lima Jr.), Canção da Moça (da mesma trilha de 1969), Show de me Esqueci (outro fonograma da trilha do filme), Estamos Aí (do projeto coletivo Carnaval Chegou, de 1972), Três da Madrugada (de um compacto encartado em livro do poeta Torquato Neto editado em 1973), Acorda pra Cuspir (música de Haroldinho Sá gravada em compacto de 1974) e Domingo Antigo (tema de um LP de festival). Eis os 15 álbuns da fase áurea de Gal encaixotados em Gal Total:
1. Domingo (1967) - com Caetano Veloso2. Gal Costa (1969)
3. Gal (1969)
4. LeGal (1970)
5. Fa-Tal - Gal a Todo Vapor (1971)
6. Índia (1973)
7. Cantar (1974)
8. Gal Canta Caymmi (1976)
9. Caras e Bocas (1977)
10. Água Viva (1978)
11. Gal Tropical (1979)
12. Aquarela do Brasil (1980)
13. Fantasia (1981)
14. Minha Voz (1982)
15. Baby Gal (1983)
19 Comments:
Este CD coletanea duplo, vai ser vendido separado ? Pois quem é fã, e já tem todos os cds como eu, se interessa apenas pelo cd de raridades ! Espero que tenham o bom senso de lançarem separado, ou teremos de recorrer aos downloads da vida ???
Edu - abc
Bem-vinda caixa, mas se deram ao trabalho de remasterizar?
A edição anteriores do ótimo Água Viva, por exemplo, pareciam gravações piratas.
Edu, por ora, o CD vai ser vendido apenas dentro da caixa. Mas há lojas que abrem a caixa e vendem os discos de forma avulsa. Sim, Brenda, as reedições atuais são remasterizadas. Abs, MauroF
Todos são áureos mesmo - mais com uma leve superioridade para " Gal Canta Caymmi " e " Fa-Tal - Gal a Todo Vapor " sobre os demais. Pra mim!
Um abraço a todos
Diogo Santos
Mauro Boa Tarde, primeiro muito obrigado por manter esse canal de música o mais atual e moderno possivel; Mauro por gentileza, gostaria de saber se os cd's Gal e Caymmi Ao Vivo, Cantar Ao Vivo e o Índia Ao vivo vão sair ?, onde irão sair e quando irão sair?, grato Abs Hélio Fraga
Passei a desgostar dessa daí desde o boicote aos sambas da Bahia. A mim não faz a mínima falta. Abs,
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Os discos da Gal Costa, fase PolyGram, tiveram 4 edições em CD. Em 1988 foram todos relançados no novo formato; acompanhava encarte com as letras e, em alguns, letra e ficha técnica. Posteriormente na década de 90, a SÉRIE COLECIONADOR, com encarte simples, sem a letra das canções, apenas com a ficha técnica. Ano 2000 novo relançamento, os encartes caprichados foram reproduções dos LPs da época. Em 2010, a caixa Gal Total. Um abraço!
Mauro,
Não era esta caixa que iria ter também versões ao vivo dos shows "India", "Cantar" e "Canta Caymmi"? A Folha de São Paulo tinha dito que as versões desses shows também iriam estar incluídos. Sabe alguma coisa a respeito?
Um abraço.
Olá, Mauro. Tem e-mail de contato?
Abraços.
Quim e Hélio, o projeto dos shows citados por vocês - cujos registros teriam sido encontrados por Rodrigo Faour de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo - nada tem a ver com essa caixa organizada por Marcelo Fróes. Se forem efetivamente lançadas em CD, as inéditas gravações ao vivo dos shows vão sair somente em 2011. Abs, MauroF
Que peninha, mas grato.
Que peninha, mas grato pela resposta. Hélio.
Marcelo Barbosa, desculpa, mas Gal é a maior cantora brasileira viva conhecida em todo mundo. Ela não faz falta a vc, mas faz falta ao mundo com seu canto de sereia.
Viva Gal do Brasil!
Vivemos numa democracia e discordo, Paulo. Abração, mas respeito.
PS: Mauro, descobri que temos um amigo em comum. Depois te relato por e-mail.
Gal fez grandes trabalhos em outras gravadoras mas nao da pra negar que nao so a cantora, mas a MPB, viveram uma fase muito criativa dos anos 60 ate meados dos anos 80, epoca que abrange a caixa. Espero que tenha havido um cuidado especial com o som.
Em tempo, adoro Gal e adoro Beth Carvalho e a continuaria admirando mesmo que Beth tivesse dito nao a um convite de Gal, meu fanatismo nao chega a tanto.
Marcelo,
Que história é essa de boicote aos sambas da Bahia?
Gostaria de saber.
Abs
Gal marece essa caixa.
Mauro, pretende fazer uma crítica disco-a-disco como fez com a caixa do Ney? Fico curioso da sua opinião.
Adilson,
Foi a única cantora/artista baiano que declinou ao convite do projeto BC Canta o Samba da Bahia, alegando compromissos agendados.
Abração,
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
PS: Desculpa pela demora, pois estava no Rio por causa do falecimento de um familiar.
Postar um comentário
<< Home