Trilha de Baleiro para balé é lançada em SMD
Enquanto espera para lançar o primeiro dos dois volumes do álbum de inéditas O Coração do Homem-Bomba, adiado para 22 de agosto depois de ter sido anunciado para 25 de julho pela MZA Music, Zeca Baleiro aposta no ascendente formato econômico do SMD (Semi Metalic Disc) para editar a trilha sonora que compôs para o 14º espetáculo do Grupo de Dança Primeiro Ato, Geraldas e Avencas, que estreou em setembro de 2007, em Belo Horizonte (MG), cidade natal da companhia, e atualmente está em turnê pelas principais capitais brasileiras. A trilha de Baleiro para o balé é composta por dez temas. Desfile abre o SMD com ambiência eletrônica. Dez Passos se pauta por suingue mais brasileiro. Por um Fio incorpora elementos de flamenco. Quem Não Samba Chora (uma das faixas cantadas), Xote do Edifício, Flor no Quintal e Turbinada (em cuja letra Baleiro alfineta com verve afiada a obsessão feminina por botox e cirurgias plásticas) são alguns dos 14 temas da boa trilha sonora, editada pelo selo do artista, Saravá Discos, e vendida a R$ 5, como é regra no mercado de SMD. O preço aparece, a propósito, estampado na capa do SMD.
10 Comments:
esse smd tem o mesmo som do cd normal?
Sim este SMd toca em qualquer aparelho de CD e a qualidade do som é a mesma do CD.
Zeca Baleiro é sempre bem vindo!
QUE OUTROS ARTISTAS INFLUENTES DA NOSSA MÚSICA,COMO O ZECA BALEIRO E ARNALDO ANTUNES,VENHAM A ADERIR O SMD...
ALIÁS O SMD SÓ NÃO PEGOU DEFINITIVAMENTE POR MEDO DOS "GRANDES VENDEDORES DE DISCOS" E "MAJORS".
ITAMAR DIAS
itamardias@gmail.com
Não vejo muito sentido no SMD. A prensagem de 1.000 cópias nesse formato custa em torno de R$2.000, enquanto a prensagem de um CD normal (com 20 páginas de encarte) custa R$ 3.000.
Se o custo total do disco for de R$ 50 mil (contando pagamento de músicos, gravação, mixagem, masterização, direitos e outras coisas), percebe-se que a economia de R$ 1.000 não vale a pena.
O CD também pode ser vendido por R$ 5,00, basta o dono do fonograma querer.
Se a gravadora vende mais caro, é porque o custo total está alto, e não porque o formato está alto.
O SMD torna difícil colocar o disco em loja, por exemplo, porque não deixa margem para o ganho do comerciante. O preço fixo engessa as negociações.
Mesmo a qualidade do som sendo igual, realmente acho que não vale.
1000 SMD custa R$ 1.400,00 reais. As lojas já estão falidas. Se o consumidor nao compra CD de artistas que estào na mídia por R$ 20,00 reais compram pirata imagina se vão comprar CD de uma banda independente por R$ 20,00.
Saiu na Folha de SP na sexta -feira passada que a geração dos artistas do site My Space estão aderindo o SMD. O site tem só no Brasil mais de 5 milhões de usuários. Agora você acha que os executivos do SMD estão preocupados se a gravadoras vão entrar no SMD? Quantas gravadoras sobraram? Quantos artistas elas têm? 2 ou 3 que estào ai vendendo merreca? Pensa bem? 5milhões de usuarios no My Space fazendo SMD.......
Juca, perguntei uma vez à fábrica e me passaram o preço de R$ 2.000, mas posso estar enganado.
Mesmo assim, acho pouca a economia de R$ 1600,00. Isso levando-se em conta um encarte com 20 páginas. Se fizem com uma lâmina, por exemplo, o preço reduz para R$ 2,400.
O artista independente pode prensar um CD e vender por R$ 5,00. Ele é livre para colocar o preço que quiser(inclusive para vender a preço de custo, R$ 3,00), mais barato que o SMD.
Esse formato realmente não me convence e não é a solução para melhorar a venda de discos.
O preço alto não é fruto do custo de prensagem, mas sim dos gastos com promoção.
Do site da empresa:
"A fabricação do SMD é em média 30% mais barata que a do CD."
http://www.portalsmd.com.br/brasil/
O SMD é a mídia do futuro. Pode as gravadoras ou quem for dar o contra. Mas não tem como segurar esta nova mídia. Inteligentes como são Arnaldo Anunes e Zeca Baleiro vc acha que eles irião fazer suas músicas em SMD se a mídia não fosse boa.
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