14 de julho de 2008

Disco em espanhol de 'El Rey' sai em 28 de julho

Após (sucessivos) adiamentos, o CD ao vivo em espanhol de Roberto Carlos tem enfim seu lançamento confirmado para 28 de julho de 2008 - data em que chegará às lojas do Brasil (no exterior, o disco vai sair em agosto). Roberto Carlos en Vivo foi gravado em dois shows feitos pelo Rei em 24 e 25 de maio de 2007 na Ziff Opera House, casa situada dentro do complexo Carnival Center for the Performing Arts, em Miami (EUA). Das 18 faixas do disco, três são cantadas em português: Acróstico - tema feito pelo cantor em tributo à mulher Maria Rita, morta em 1999 - Jesus Cristo e O Calhambeque. Roberto interpreta músicas como Desabafo e A Distância nas versões em espanhol criadas pela dupla Buddy & Mary McCluskey com base nas letras originais em português. O repertório é formado basicamente por músicas exaustivamente cantadas por Roberto em suas apresentações nacionais (Detalhes, Emoções, Proposta, Jesus Cristo, Café da Manhã), mas traz duas músicas atípicas nos roteiros dos shows brasileiros do artista: El Dia que me Quieras (o tango de Carlos Gardel que Roberto transformou em bolero na gravação feita para seu álbum nacional de 1973 que acabou intitulando o similar disco em castelhano editado no ano seguinte) e, sobretudo, Un Gato en la Oscuridad, grande sucesso de El Rey nos países de língua hispânica. Trata-se da versão em espanhol de Un Gatto nel Blu, música italiana que projetou Roberto na Itália, em 1972, e que mereceu imediata gravação em espanhol, ainda em 1972. Un Gato en la Oscuridad daria título ao segundo álbum feito pelo cantor para o mercado de língua hispânica (o primeiro LP, Roberto Carlos Canta a la Juventud, foi gravado em 1964). O DVD Roberto Carlos en Vivo - que vai trazer as mesmas 18 faixas do CD homônimo - vai ser lançado em fim de agosto no Brasil, pela gravadora Sony BMG.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Salve o Rei! Eu gosto! E gostaria imensamente que ele gravasse no seu especial de fim de ano um bloco com duas músicas de Cartola (pelo ano do seu centenário) e convidasse a maior intérprete do compositor para cantar As Rosas não falam e O Mundo é um Moinho (e relevasse as besteiras que às vezes a Beth dispara). Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

14 de julho de 2008 às 10:47  
Anonymous Anônimo said...

Puts ! O mesmo repertório e A MESMA CAPA né ? é igualzinha a dos duetos !

Edu - abc

14 de julho de 2008 às 13:44  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, vi a lista das músicas no site oficial e pra ser sincero achei bem interessante. Não estou reconhecendo "Que será de ti" (de Antonio Marcos e Mário Marcos), essa já fez parte de algum disco do Roberto Carlos?

14 de julho de 2008 às 17:52  
Anonymous Anônimo said...

O mesmo repertóri, a mesma capa, a mesma condução, a mesma hora... esse é o Rei.

14 de julho de 2008 às 18:31  
Anonymous Anônimo said...

Amigo, Que será de ti é a versão de Como vai você!

Gostei do repertório. Se o Roberto fizesse a versão para o português seria, sem sombra de dúvidas o maior disco ao vivo de sua carreira! Mesmo assim vale conferir sua belíssima projeção no exterior, onde é um dos artistas, se não for o que tem mais prestígio lá fora!

19 de julho de 2008 às 14:41  

Postar um comentário

<< Home