3 de julho de 2008

De sabor variado, doces cariocas são gostosos

Resenha de CD
Título: Doces Cariocas
Artista: Vários
Gravadora: Abacateiro
Cotação: * * * *

A idéia foi criar um disco no espírito coletivo dos Novos Baianos e do Clube da Esquina. Doces Cariocas é coletivo que agrupa artistas - quase todos radicados no Rio de Janeiro (RJ) - como Alexia Bomtempo, Alvinho Lancellotti, Dadi, Domenico Lancellotti, Pierre Aderne, Rogê, Silvia Machete e Wilson Simoninha. Nomes que uniram forças para registrar em CD um repertório saboroso. Vale destacar na safra de inéditas o samba Quanto Tempo - gravado por Alexia Bomtempo com Pierre Aderne - e a balada Feito à Mão, que junta as vozes de Aderne e Simoninha. Há também músicas de pegada nordestina como O Que Será que te Excita? e Blackbird e Asa Branca, que procura erguer a ponte entre Luiz Gonzaga (1913 - 1989) e Beatles (1959 - 1970). Entre curiosidades como a Valsa do Vestido, entoada por Silvia Machete com Domenico, o disco desce bem. Apesar do clima comunitário que rege o CD, um problema individual de Alexia Bomtempo - já perceptível em seu primeiro álbum solo, Astrolábio, produzido por Dadi - salta aos ouvidos, em especial na delicada canção Chuvisco: a semelhança de seu canto com o de Marisa Monte. Nada, porém, que atenue o sabor dos doces cariocas que já brotam do selo-cooperativa Abacateiro.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, o universo não roda ao redor do umbigo de Marisa Monte... na boa, às vezes, você tem umas fixações que acabam comprometendo a qualidade do seu trabalho

3 de julho de 2008 às 18:25  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente... Por que é que toda cantora nova tem que ser comparada com a Marisa Monte? Alguém pode me explicar esse fenômeno restritamente brasileiro? Em outros países os novos artistas são recebidos com braços abertos pela crítica e pelos ouvintes, curiosos em conhecer um trabalho musical diferente, fresco. Não é como aqui, onde a Marisa Monte parece reinar e não existe espaço para mais ninguém.

4 de julho de 2008 às 10:21  
Anonymous Anônimo said...

Mas é fato q muitas dessas novas cantoras são praticamente cópias do estilo cool e suavizado de Marisa Monte, como se esse fosse o único padrão a ser seguido. Por isso que quase todas parecem iguais e sem personalidade, abusando desse recurso chato e sonolento da delicadeza excessiva.

4 de julho de 2008 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

concordo. é só ver o exemplo das cantoras inglesas, como joss stone, amy winehouse, corine baily rae e agora a tal da duffy. todas são bem aceitas tem seu devido espaço. a crítica brasileira é muito implicante com novas cantoras.

4 de julho de 2008 às 12:48  
Anonymous Anônimo said...

Comprei esse disco essa semana e, simplesmente, não consigo parar de ouvir! maravilhoso!!! Olha, não parece com ninguém, não é cópia de nada, até que enfim um trabalho realmente criativo e puro! Vida longa aos Doces Cariocas!

4 de julho de 2008 às 13:47  
Anonymous Anônimo said...

Também acho, a Marisa é maravilhosa mas não é única, não esqueçam que a Marisa tem muito da Gal (voz suave, violão, e alguns momentos de explosão) ela também teve sua referência...

4 de julho de 2008 às 16:43  
Anonymous Anônimo said...

Que idéia interessante essa de juntar uma turma tão bacana para defender um repertório só de inéditas. Fiquei curioso... E o nome é bem sugestivo! Ótima dica, Mauro!
Abs,
Marcio

5 de julho de 2008 às 13:39  
Anonymous Anônimo said...

O Mauro faz "ene"(s)ressalvas,é seco,impassível,sem flagrante entusiasmo e "sapeca" 4 estrelas:o Mauro derrama-se em elogios e dar 3 estrelas, 3 estrelas e 1/2.Se há uma coisa que nunca vai se harmonizar é o teor escrito das suas críticas e a objetiva(? -deveria ser)cotação (...)
Isso até estranhamente(?) me recorda,quiçá assimila-se aqueles quadros grotescos de namoro na tv:em que quando alguma das "interessadas" derrama-se em elogios ao pretendente,decerto "sapeca" um não na sequência ^^...

"Sophia"

6 de julho de 2008 às 00:57  
Anonymous Anônimo said...

é o máximo...doces cariocas é lindo...que mané marisa monte o que...na inglaterra todo mundo quer ser beatles e isso só tem revelado coisas boas, marisa? ótimo, melhor assim...doces cariocas é o máximo

27 de julho de 2008 às 12:31  
Blogger cristina said...

Me apaixonei hoje pelos Doces Cariocas.....
Depois de ouvir na MPB FM
Lindos, lindos, lindos...........

2 de março de 2009 às 23:33  

Postar um comentário

<< Home