2 de julho de 2008

Zé Nogueira faz carta de amor à obra de Guinga

Resenha de CD
Título: Carta de Pedra
- A Música de Guinga
Artista: Zé Nogueira
Quinteto
Gravadora: Selo MP,B
/ Universal Music
Cotação: * * * *

Zé Nogueira faz tanta questão de expressar sua admiração pela obra de Guinga que já inspirou tema do compositor e amigo, Choro pro Zé, obviamente incluído entre as 12 belas músicas deste álbum instrumental em que o saxofonista mergulha nas harmonias complexas do cancioneiro carioca e delirante do autor de valsas como Exasperada e Carta de Pedra, a faixa-título deste tributo amoroso de Nogueira, líder do quinteto formado também por Jorge Helder (baixo), Jota Moraes (vibrafone), Jurim Moreira (bateria) e Ricardo Silveira (guitarra). O disco exibe eventuais tonalidades jazzísticas sem abusar da liberdade do improviso. A música de Guinga permanece inteira em Carta de Pedra, desde a primeira faixa (a jobiniana Pra Quem Quiser me Visitar) à última (o inédito Choro na Noite). A propósito, Nogueira apresenta no CD quatro inéditas do compositor. Além do Choro na Noite, o disco revela o blues Pisando em Falso, a modinha Moça Lua e a valsa Graffiando Vento. Novidades que valorizam ainda mais esta carta de amor escrita em forma de fina música por quem entende (de) Guinga, com a autoridade de ser figura repetida na discografia do compositor desde o histórico álbum Simples e Absurdo (1991).

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, Graffiando Vento não é inédita. O Guinga lançou lá fora um disco com esse nome. Pesquise que você encontra.

2 de julho de 2008 às 19:33  
Anonymous Anônimo said...

'Pra quem quiser me visitar' é uma das minhas preferidas. Aquela do par de asas e do pára-quedas. Melodias e harmonias inesperadas. Como Debussy.
Guinga a gente nunca sabe pra onde vai. Fica ali, atento, acompanhando. No meu caso, maravilhado. Material muito apropriado para música instrumental.

Vi o post do Nei Lopes lá em cima e lembrei que Guinga é parceiro.

2 de julho de 2008 às 22:07  
Anonymous Anônimo said...

Com (permitida e devida)alusão:
_Guinga é SIMPLESMENTE ABSURDO!
Este tributo me deixou curiosíssima:quero muito ouvir.
Um outro tributo' à Guinga que recomendo sempre é o "Unha e carne" (2005):no qual o violonista Marcus Tardelli recria glorioso 14 pérolas deste 'vazo' cancioneiro;Tardelli é um dos violonistas mais excepcionais de que se pode ter notícia na música popular brasileira,aliás devidamente avalizado por o mesmo Guinga,que não popupa superlativos qnd fala á respeito dele.
Acho que convinha no ensejo
falar deste álbum absolutamente lindo!
E por suposto: enfatizar á exaurir adjetivos,a genialidade do Sr.Althier NOSSO Guinga.
L.

3 de julho de 2008 às 16:46  
Anonymous Anônimo said...

Guinga é show!, vou já encomendar esse discaço do Zé Nogueira ( interior é assim, rs).

4 de julho de 2008 às 16:09  
Blogger Pedro Progresso said...

Sou louco por Guinga, aco que já ouvi tudo dele e não me canso!

Toda vez que ouli Mar de maracanã, aquela música me deixa maluco. Tudo dele, adoro.

Não é esse disco que eu vou perder, também fiquei curiosíssimo.

7 de julho de 2008 às 22:42  

Postar um comentário

<< Home