25 de novembro de 2007

Cristina põe grandes sambas de terreiro na roda

Resenha de CD
Título: Cristina Buarque e Terreiro Grande ao Vivo
Artista: Cristina Buarque e Terreiro Grande
Gravadora: Tratore
Cotação: * * * *

Desde sempre identificada com o nobre samba da velha guarda, Cristina Buarque interrompeu voluntária aposentadoria dos palcos para fazer minitemporada no Teatro Fecap (SP) com o grupo paulista Terreiro Grande, formado por vários remanescentes do extinto Grêmio Recreativo Tradição e Pesquisa Morro das Pedras (2001 - 2006), criado para perpetuar belos sambas de compositores da antiga. A apresentação de 11 de fevereiro de 2007 foi gravada e rendeu disco ao vivo de alto valor documental. Cristina põe grandes sambas de terreiro em roda que evoca as reuniões que costumavam ser feitas nas sedes das escolas mais tradicionais. E o que se escuta é samba da melhor qualidade.

O roteiro foi dividido entre quatro blocos que - no CD - renderam quatro correspondentes grandes faixas, nas quais estão dispostos 36 sambas. Boa parte tinha caído no esquecimento. São sambas de compositores como Alvaiade, Mijinha, Francisco Santana, Zé da Zilda, Aniceto da Portela e Paulo da Portela (saudoso compositor que abre e fecha este disco que, sem esquecer bambas de outras agremiações, tira do baú - sobretudo - jóias de portelenses de alto quilate). Tudo com a sonoridade típica das rodas de samba da era pré-pagode. Se o bloco 1 soa um pouco frio, os três que se seguem conseguem preservar parte do calor de uma roda animada. Enfim, é CD essencial para todos que valorizam o samba da velha guarda.

3 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Aviso aos navegantes: em post de 3 de setembro, listei os 36 sambas e seus respectivos autores.

25 de novembro de 2007 às 18:01  
Anonymous Anônimo said...

Valeu Mauro! Aguardava mesmo esse resenha há tempos ...

Cristina é daquelas que não deixa o samba morrer e esse trabalho é pra mim o O MELHOR CD DE SAMBAS DO ANO!Pena que na Tratore a divulgação será bem pequena e muitos não ouvirão.Mesmo assim parabéns a Cristina e a gravadora pela iniciativa.

Destaque para o registro de ESSA MELODIA gravada por Marisa Monte em 1994 no CD COR DE ROSA E CARVÃO.

Um abraço a todos
Diogo Santos

26 de novembro de 2007 às 07:15  
Anonymous Anônimo said...

Essa sim faz samba.

27 de novembro de 2007 às 15:36  

Postar um comentário

<< Home