18 de setembro de 2007

Batuque na Cozinha faz sorrir fã do bom samba

Resenha de CD
Título: Sorria para o
Samba
Artista: Batuque na
Cozinha
Gravadora: Independente
Cotação: * * * *

Sim, há outras vozes do samba além das muitas boas cantoras que vem elegendo o gênero como pilar estético de seus trabalhos. Formado em 1998 e batizado pelo padrinho Martinho da Vila com o nome de samba clássico de João da Baiana, aliás revivido no CD com a adesão de Dudu Nobre, o Batuque na Cozinha impressiona neste primeiro disco por conta do repertório de excelente nível e quase todo inédito, com as justas exceções do samba de Baiana e de Anjo Moreno, a pérola de Candeia que o grupo faz brilhar com arranjo cool, calcado no piano de Anderson Rocha. Tem futuro...

Ampliando a geografia do samba, normalmente associado à Lapa (o bairro boêmio do Centro do Rio) e aos subúrbios cariocas, o Batuque saúda poeticamente o Rio Zona Sul no mesmo disco em que reverencia a tradicional verde-e-rosa em Mangueira, o lindo samba que fecha CD nada óbvio. Entre partido alto (Dor de Amor, aliás, homônimo do samba de Zeca Pagodinho gravado por Beth Carvalho em 1986) e a sublime faixa-título que flerta com a batida baiana do afoxé (Sorria para o Samba), o grupo lembra a gestação atribulada do samba em Tempo do Vovô, tema inspirado que traz a voz de Beth Carvalho. O azeitado pot-pourri com Moqueca / Vai e Vem - dois sambas de Pedro de Holanda e Orlando Magrinho - é tempero ideal para qualquer roda de samba. Enfim, o Batuque na Cozinha faz grande estréia no mundo do disco e deixa sorridente o fã do bom samba produzido nos múltiplos quintais cariocas. Dez!

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mais um para contabilizar meu prejuízo! Salve ela! Simplesmente, a MAIOR do Samba!

18 de setembro de 2007 às 11:19  
Blogger Rafael said...

Haha, muito boa essa do anônimo...

Mas ele tem razão! É a maior mesmo...

Aliás, Mauro, tem informação de quando será lançado o DVD da Bahia? Não era para estar nas lojas agora em setembro?

18 de setembro de 2007 às 17:23  
Anonymous Anônimo said...

Já estou sorrindo- È O SAMBA NA SUA MELHOR FASE, SALVE , SALVE!!!!!!!!!!!!!

18 de setembro de 2007 às 18:41  
Anonymous Anônimo said...

alg sabe como posso adquirir via web esse cd.

valew

19 de setembro de 2007 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

O anônimo de Setembro 18, 2007 11:19 AM seria meu camarada Marcelo Barbosa ?

Tomara

20 de setembro de 2007 às 08:09  
Anonymous Anônimo said...

Eles tem um site batuquenacozinha.net ,que show é esse CD deles estão de parabéns,OXOSSI então tá demais.Beijos ao Mauro.

28 de setembro de 2007 às 13:56  
Anonymous Anônimo said...

Sendo eu um conhecedor muito próximo ao grupo, sei que todos os integrantes tem potencial e todos vc's ainda ouvirão falar mto em BATUQUE NA COZINHA!!!

19 de dezembro de 2008 às 19:36  

Postar um comentário

<< Home