3 de junho de 2007

Lessa realça afinidades entre Rio, Cuba e África

Resenha de CD
Título: Das Ilhas Mestiças
Artista:
Rodrigo Lessa
Gravadora: Independente
Cotação: * * *


Bandolinista carioca, Rodrigo Lessa comemora dez anos de boa carreira fonográfica – seu primeiro CD solo, Solbambá, é de 1997 – com um trabalho instrumental em que evidencia as afinidades musicais entre Rio de Janeiro, Cuba, Caribe e Cabo Verde. O músico embaralha os sons percussivos, calientes e sincopados das ilhas mestiças. A semente do projeto foi a música Rala Coxa, gravada em 2003 e rebobinada em versão remixada no atual álbum para fechar o disco e amarrar o conceito. A mistura foi bem feita. A interação entre os sons das ilhas parece natural. Temas autorais de Lessa - entre eles, Calango Mindelo, Suave Dengo, Equador, Sonhos e Ponto de Bala - soam como híbridos nascidos da efervescência rítmica que caracteriza a música das ilhas e a do Rio de Janeiro. Burrito, arranjado pelo co-autor Eduardo Neves, é especialmente belo e interessante. Um dos pioneiros na valorização dos sons afro-cubanos, João Donato toca piano em Porque que Tem que Ser Assim? – com direito à citação de seu standard A Rã. Enfim, um bom disco que reafirma o talento e a musicalidade de Lessa como bandolinista e compositor. Ouça!!

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Excelente musico , ótima capa e a junção de ritmos de lugares tão distantes geograficamente falando mas próximos no cenário musical é legal !

Sucesso ao bandonilista. Já ouvi falar bem desse cd e fiquei curioso .

Vou ouvir!
Um abraço, Diogo !

3 de junho de 2007 às 11:33  
Anonymous Anônimo said...

Quero indicar o segundo dele " Feito a mão " de 2002 . Tem funk, ,musica árabe , chorinho e até uma homenagem a grande Elis Regina que contou com a participação da Joyce , chamada : Ela

Ele é fera e merece mais espaço, valeu Mauro pelo post !

Diogo !

3 de junho de 2007 às 11:46  
Anonymous Anônimo said...

Pôxa, fiquei curioso de ouvir "Ela" com a Joyce e o Rodrigo Lessa. Pena que aqui em Fortaleza nem sempre chegam alguns cd's.

3 de junho de 2007 às 13:43  
Anonymous Anônimo said...

Sabe que ele é filho do Carlos Lessa, ex - presidente do BNDS . Ainda bem que anda em meios mais leves que a politica

3 de junho de 2007 às 22:01  
Anonymous Anônimo said...

Boa noite, quero fazer uma correção. O cd ' Feito a mão ' é de 2001 e quem quiser ouvir a faixa ' Ela ' com Joyce feita para Elis Regina basta acessar o site do músico ( http://www.rodrigolessa.com.br/) e clicar em discografia . A faixa é 10 !

Sim, ele é filho do Carlos Lessa que já foi presidente do BNDES !


Um abraço a todos
Diogo !

3 de junho de 2007 às 22:12  
Anonymous Anônimo said...

A faixa "Ela", homenageia Elis e tem uma pegada de gafieira deliciosa, bem ao estilo Joyce. Maravilhosa como sempre. A propósito Rodrigo Lessa tem tocado em algumas faixas dos cd's da Joyce.

4 de junho de 2007 às 01:57  
Anonymous Anônimo said...

Alo galera só pra ficarem informados,os cds Feito a Mão e Das Ilhas Mestiças são distribuidos pela Rob Digital.
www.robdigital.com.br

7 de junho de 2007 às 11:37  
Anonymous Anônimo said...

Esse negócio de 'redescobrir' a ponte Brasil-Cuba-África já cansou. Assunto gasto, a fonte era pobre e secou.

É hora de retomar com força as pontes musicais Brasil-Europa e Brasil-Estados Unidos, estas sim cheias de riqueza e possibilidades.

9 de junho de 2007 às 23:55  

Postar um comentário

<< Home