2 de junho de 2007

'Discoteca MTV' expõe a cabeça irada dos Titãs

Resenha de programa de TV
Título: Discoteca MTV - Cabeça Dinossauro (Titãs, 1986)
Exibição: MTV
Data: 1º de junho de 2007
Cotação: * * * *

Álbum emblemático dos Titãs, que ainda não ganhou reedição em CD à altura de sua importância, Cabeça Dinossauro foi exposto no sétimo episódio do programa Discoteca MTV. Titãs e ex-Titãs foram entrevistados sobre a importância deste álbum de 1986 que deu a definitiva assinatura ao som do (então) octeto paulista. Foi um dos melhores programas da série porque, de fato, o Cabeça foi dissecado sob todos os ângulos. "Ele foi o primeiro disco em que a gente conseguiu realizar plenamente nosso anseio sonoro", situou Arnaldo Antunes. "Com ele, a gente conseguiu definir um público", acrescentou Nando Reis. "É até hoje o disco mais importante da gente", avaliou Tony Bellotto, feliz, logo no começo do programa.

O estopim da criação deste álbum redentor na carreira dos Titãs e crucial para sua permanência na gravadora Warner Music ("Sendo bem franco, era o último disco de nosso contrato. E a gente não tinha conseguido boas vendas até então...", lembrou Nando) foi a prisão deArnaldo e Bellotto por porte de drogas. "Polícia e Estado Violência são respostas bem diretas ao acontecimento da prisão", depôs Arnaldo. Insuflados pelo fato, os Titãs fizeram um disco de idelogia punk que questionava com letras corrosivas instituições tradicionais como Igreja, família e - claro - a polícia. Uma porrada!

"Foi um disco ousado que abordou - de forma brilhante - questões históricas que a gente vivencia até hoje", lembrou Tico Santa Cruz, do Detonautas Roque Clube. "Foi um disco marcante para a década de 80. Misturou punk com new wave - e tinha um sabor de rock brasileiro", corroborou Kid Vinil. A mistura foi formatada com a ajuda de Liminha - o produtor por excelência do rock dos anos 80. "Tinha uma certa hostilidade", relatou Liminha, ressaltando que integrantes do grupo o haviam detonado na imprensa antes de ele ser requisitado, pelos Titãs, para produzir Cabeça Dinossauro.

Bichos Escrotos (música anterior à concepção do trabalho), O Quê (pioneira fusão de rock com programações eletrônicas) e Homem Primata (música feita para Lulu Santos - de acordo com o ex-titã Nando Reis - e único tema mais radiofônico do repertório) foram alguns petardos do disco que explodiu feito rastilho de pólvora - começando por São Paulo e, logo depois, por todo o Brasil. Um álbum para ser mesmo lembrado. E que venha uma reedição em CD à altura, pois a que existe no mercado é de caráter indigente!!!!

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bons tempos em que o rock brasileiro produzia discos deste nível. e 1986 foi também o ano do Dois.

2 de junho de 2007 às 17:44  
Anonymous Anônimo said...

Grande disco dos Titãs!
Realmente, a versão em cd precisava de uma remasterizada.
Vendo disco tão bom de uma fase tão boa dos Titãs dá uma tristeza de ver no que eles se transformaram de 10 anos pra cá, deviam ter acabado no acustico.

Jose Henrique

2 de junho de 2007 às 21:44  
Anonymous Anônimo said...

Sabe que eu tenho saudades desse Titãs ?

Esse album é tão essencial quanto o 'Selvagem ? 'ou o 'O Passo do Lui ' dos Paralamas. A geração que hoje curte CPM 22, Dead fish entre outros já descobriram como eles são bons!

Acho que só o 'Tudo ao mesmo tempo agora ' fez tanto barulho por conta do som atípico .

' Dinossauro, cabeça dinossauro ... '

Um abraço , a todos
Diogo !

3 de junho de 2007 às 06:59  
Anonymous Anônimo said...

antigamente esse gripo pareecia uma escola de samba de tanta gente que tinha!

3 de junho de 2007 às 07:13  
Anonymous Anônimo said...

saiu na bizz que esse álbum ganhará remasterização e mais um cd com a demo e um dvd de um show da turnê

3 de junho de 2007 às 11:00  
Anonymous Anônimo said...

André, esse papo de remasterizar esse disco já vem ha tempos, parece que tem algum entrave da banda com a gravadora.
Tomara que saiu mesmo.

Jose Henrique

3 de junho de 2007 às 18:26  

Postar um comentário

<< Home