28 de junho de 2007

Lúcio Maia usa (bem) a máquina em álbum solo

Resenha de CD
Título: Homem Binário
Artista: Maquinado
(Lúcio Maia)
Gravadora: Trama
Cotação: * * *

Guitarrista da Nação Zumbi, Lúcio Maia foge da armadilha de se exibir como virtuose em seu primeiro CD solo. A rigor, há até pouca guitarra em Homem Binário, cujo título se refere à linguagem dos computadores. Apaixonado por máquinas, chips e inovações tecnológicas, o músico concebeu um álbum cibernético (e algo hermético) que se distancia da Nação Zumbi pelo uso mais comedido da percussão ao mesmo tempo em que remete à banda pelo bem urdido mix de eletrônica, ritmos regionais e psicodelia (em especial, na ciranda Alados e em O Som) sem ser a cópia dela.

Homem Binário é disco mais de produtor do que de guitarrista. A ponto de Maia assinar o trabalho sob a alcunha de Maquinado. Contudo, há raro equilíbrio entre timbres orgânicos e eletrônicos (estes estão sobretudo nas programações de bateria). O caráter de disco de produtor é reforçado pela presença do time de peso que escreveu algumas letras, assumiu vários vocais e pilotou diversos instrumentos. Neste time, há colegas da Nação Zumbi (Jorge Du Peixe, Toca Ogam, Dengue) e nomes da cena mais hype como Rica Amabis, Siba, Buia e Rodrigo Brandão (do Mamelo Sound System).

"O showbiz não me seduz", diz um verso de Eletrocutado, repetido à exaustão por Rodrigo Brandão, parceiro do guitarrista no tema e vocalista convidado da faixa. Sim, Lúcio Maia apresenta um álbum pautado pelo experimentalismo. O ligeiro flerte com o rap em Tá Tranqüilo é um dos momentos mais digestivos de um CD em que o uso da parafernália eletrônica jamais ofusca seu caráter humano. Lúcio Maia não se deixou dominar pela máquina. Ele a usou bem!!

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parafraseando a antiga propaganda da BAYER.
Se é da Nação Zumbi é bom.

Jose Henrique

28 de junho de 2007 às 01:13  
Anonymous Anônimo said...

Dá-lhe Gravadora Trama, que é presidida pelo João Marcelo Bôscoli.
Lindo né Maria? Só que prefiro o Pierre Sarkozy, filho mais velho do presidente francês!

28 de junho de 2007 às 07:07  
Anonymous Anônimo said...

MAURO J� QUE TEM A� UM PERNAMBUCANO, GOSTARIA DE SABER QUANDO � QUE VOC� FALAR� SOBRE O CD ESSE � MEU CARNAVAL DA MARAVILHOSA NENA QUEIROGA?

28 de junho de 2007 às 07:13  
Anonymous Anônimo said...

Esse aí é Lúcio Maia, do meu Pernambuco amado

28 de junho de 2007 às 08:34  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo 7:07 eu acho o Pierre com estilo ,parece um italiano. Mas prefiro o outro filho do Sarkozy que se chama Jean

30 de junho de 2007 às 00:34  

Postar um comentário

<< Home