29 de maio de 2007

Calypso entra no mercado oficial via Som Livre

Ícone do tecnobrega paraense, a Banda Calypso - que sempre vendeu seus CDs e DVDs na cena indie - entra no mercado oficial pela Som Livre. É a gravadora da Rede Globo que põe nas lojas o CD e o DVD 100%. O DVD (capa à esquerda) é coletânea de 17 números extraídos dos três DVDs Banda Calypso ao Vivo em São Paulo, Banda Calypso na Amazônia e Banda Calypso pelo Brasil. Nos extras, há os clipes de Para Belém e de Nessa Balada (vídeo inédito no formato digital). 100% é uma amostra fiel da guitarrada feita por Joelma e Chimbinha...

26 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é o Brasil que o Brazil finge que ignora...

29 de maio de 2007 às 10:20  
Anonymous Anônimo said...

Já era tempo.
Embora vítima de preconceito pelas cabeças geniais do sul maravilha, a banda faz um som que se ouve muito no norte do país. Mistura de ritmos autóctones com o que vem das guianas, principalmente, Joelma conferiu charme e desenvoltura a este ritmo, tornando-o palatável além do marajó.
Pinduca tentou o mesmo trinta anos atrás com um outro som, Eliana Pitman entrou de gaiata no navio do carimbó e se afogou pouco depois.
Como Elba Ramalho fez com a música nordestina nos 70 (e igualmente apedrejada), a banda vai conquistando espaço cada vez maior e arejando a vida de quem se sente a vontade para soltar o corpinho.
Avante, moçada!

29 de maio de 2007 às 10:20  
Anonymous Anônimo said...

Coitada da Elba Ramalho. Virou precursora da Joelma.

29 de maio de 2007 às 11:01  
Anonymous Anônimo said...

Olha...

Podem dizer o que quiserem, mas os caras conseguiram vencer sem ajuda de nenhum dos bambambans da indústria musical brasileira.

Chegaram a esnobar várias vezes convites para tocar no Faustão porque coincidia com shows em cidades do interior muito mais lucrativos.

Não gosto do som deles, mas respeito a batalha e a trajetória deles, a meu ver, muito correta.

abração,
Denilson

29 de maio de 2007 às 13:57  
Anonymous Anônimo said...

Viva Joelma, Simone, Kátia e Joana, as maiores cantoras do Brasil!

29 de maio de 2007 às 14:22  
Anonymous Anônimo said...

Quanto à ritmos, tem quem goste.. beleza!
Agora... a mulher não tem voz pra cantar nem canção de ninar!

29 de maio de 2007 às 14:33  
Anonymous Anônimo said...

Joelma e Chumbinho... eu sabia... isso está até na bíblia... é o APOcalipso!

29 de maio de 2007 às 14:49  
Anonymous Anônimo said...

Que bom, Mauro vc dar espaço pra esse merda ! Enquanto discos maravilhosos que tem por aí esperam espaço para ser falados no seu blog. Cadê a resenha do Marcelo Vianna, do DVD da Isaurinha Garcia ???
Mas como é Som Livre, né...

29 de maio de 2007 às 15:19  
Anonymous Anônimo said...

Fora qualquer consideração musical. Que figurino é o que essa mulher usa, parece um quebra-cabeças, está sempre com uma roupa emendada na outra. Ainda bem que nisso ela não conseguiu adesão. Já pensou?

29 de maio de 2007 às 15:21  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, parabéns por dar espaço para essa galera que faz um SOM que agrada a milhares de brasileiros de norte a sul.
Joelma realmente não canta nada mas diferente de algumas colegas com o mesmo problema (a mídia tá cheia delas), substituiu a deficiência vocal por estilo, ginga, mis-en-scène própria e trabalho dobrado.
Se neste país - ou em qualquer outro - só fizesse sucesso quem cantasse BEM, Ivete Sangalo estaria desfilando a linha primavera-verão 2008 nas passarelas de Salvador, Bebel Gilberto não abandonaria a posição de estudante de música em N.York, Maria Rita estaria ajudando o irmão a remixar a obra da mãe, e CENTENAS de cantoras que extasiam frequentadores da noite nas grandes cidades, estariam se apresentando nas maiores casas de espetáculo do país.
Joelma, Chimbinha e CIA se viram nos 30 num país onde TRABALHAR duro tá se tornando coisa de mané.

29 de maio de 2007 às 17:15  
Anonymous Anônimo said...

Bruno, que visão otimista e inteligente. Admiro a capacidade de "chocar" das pessoas.

29 de maio de 2007 às 17:23  
Anonymous Anônimo said...

Bruno, vc entende de filosofia; de música não!

29 de maio de 2007 às 17:24  
Anonymous Anônimo said...

Bruno, vc poupou meu trabalho. Parabéns!!!
3.19, infelizmente vc não é o único medíocre, dono da verdade solto por aí. Infelizmente, comentários do nível do seu nunca estão sozinhos.

29 de maio de 2007 às 17:36  
Anonymous Anônimo said...

bruno maquette, não tenho um cdzinho sequer desta turma mas seu comentário foi show. e os exemplos das cantoras um bocado pertinentes. faltaram várias mas o lance aqui era outro.
joelma soube mesmo se diferenciar e parece saber o que quer. pisa fundo na jaca pra ser fiel ao que acredita. isso sempre deu samba (forró, lambada, maxixe, etc...).
brega? por acaso falamos da dinamarca?

29 de maio de 2007 às 22:05  
Anonymous Anônimo said...

Não gosto do som deles, mas respeito a batalha e a trajetória deles. Lá no Norte eles fazem muito sucesso e o ritmo agrada alguns no Sul e Sudeste.

Quem gosta , compra , escuta ...
Quem não gosta , não compra , não escuta ... é fácil !

Mas eles estão trabalhando honestamente, isso no nosso país tá cada vez mais raro.


Um abraço , Diogo !

30 de maio de 2007 às 00:39  
Anonymous Anônimo said...

Como o ponderado 3.19, tb gostaria de reinvindicar resenha do DVD de Aretha Marcos em homenagem a seu pai Antônio Marcos. Tem belas canções e a garota dá conta do recado. Espero que não se perca por aí como aconteceu com Vanessa Barum que fez um show chocante no Rio, anos atrás, mas nunca conseguiu se aprumar (e sua presença de palco é de arrepiar).
Aproveito para agradecer as indicações do Mauro. Comprei os CDs de Carly Simon, Leila Maria e Célia que vc indicou. Amei os 3, especialmente o de Carly. Manhã de Carnaval recebeu uma interpretação preciosa, a altura da delicadeza da canção e de sua bela melodia. Quanto ao Calypso entendo que provoque reações bestiais da tribo que se considera "da melhor qualidade". Em minha casa tem dia e hora para muitos tipos de som. Herdei de papai. Ele sempre dizia, parafraseando o Novo Testamento: 'Na casa de meu Pai há muitas moradas'. Portanto, aprendi mesmo foi com meu Avô.
Tutte bonna gente!

30 de maio de 2007 às 09:03  
Anonymous Anônimo said...

Gosto dese blog porque o Mauro fala de todos, sem excluir por isso ou por aquilo - não que eu sempre tenha a mesma opinião dele, mas fico bem informado.
Quanto aos ataques, as bibas da Marisa Monte falam mal de qualquer outra que não seja a Marisa.

30 de maio de 2007 às 11:09  
Anonymous Anônimo said...

11.09, Estou em brotoejas.
Marisa Monte tem bibas? que vêm a ser bibas, criatura?! todas as cantoras (os) as têm? são bonitas? fazem parte do espetáculo? Joelma que rebola mais do que cobra na areia quente, o faz por causa de suas bibas??? isso coça???
Contorço-me em cólicas. Fumando espero.

30 de maio de 2007 às 16:46  
Anonymous Anônimo said...

Pensando bem , Joelma é a Elba da nova geração: os cabelos clareados, as duas pulam feito loucas no palco, querem ser mocinhas, mas elba canta um pouco melhor que a Joelma.

30 de maio de 2007 às 18:39  
Anonymous Anônimo said...

Legal começar o dia com essa notícia. Essa banda precisa mesmo sair da cena indie e invadir os espaços que até aqui lhe torceram o nariz.
Gostaria de assistir um show dessa galera num lugar bacana, com melhores condições de palco (e não apenas para dançar junto com eles). Em São Paulo eles ainda não se apresentaram neste tipo de lugar. Tive que assistí-los no Patativa e no Caipirão, espaços enormes, divertidos, alucinados, mas sem infra para um espetáculo mais profissional.
Da galera do Pará eles são, no momento, o que há de melhor. Fafá há muito perdeu seu prumo; Leila, apesar do status, nunca chegou a ter um; Jane Duboc patina por São Paulo há décadas, praticamente acéfala; enfim, Joelma e sua voz raquítica, sua cabeleira sempre em briga com o pescoço, seu figurino techno-kitch-marajoara-lavadeira é quem tem conseguido divertir a moçada que sabe discernir entre pão e circo - mas se alimenta dos dois. Numa boa.

31 de maio de 2007 às 07:34  
Anonymous Anônimo said...

Fafá é indiscutivelmente o que já saiu de melhor do Pará, compará-la com essa tal é assinar o próprio atestado de ignorância.
Vai tomar banho.

31 de maio de 2007 às 09:15  
Anonymous Anônimo said...

Fafá é indiscutivelmente o que já saiu de melhor do Pará, compará-la com essa tal é assinar o próprio atestado de ignorância.
Vai tomar banho.

31 de maio de 2007 às 09:15  
Anonymous Anônimo said...

NINGUÉM VAI CHAMÁ-LOS DE BREGA ?

31 de maio de 2007 às 09:18  
Anonymous Anônimo said...

Fofo o que já saiu de melhor do Pará - além de mim que ali residi por 9 longos anos - foi o açaí. Pena que acrescentaram a tal da granola para atender a paladares menos amazônidas.
Quanto a Maria de Fátima...enquanto era de Belém e brincava de cantar na noite com os 'manhinhos' era bem legal. Quando optou pelo mix Sapoti-Edith Veiga-Elke Maravilha-Cláudia Barroso...ficou o Ó.
Joelma realmente não é muita coisa mas por enquanto ainda é ela mesma. Em tempos de silicone botox e 'sombras de árvores alheias' isto passou a ter um valor imensurável.

31 de maio de 2007 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

Foi divertidíssimo ler todos esses comentários !!! mauro, parabéns, por publicá-los todos. Mas concordo com um post ai de cima, é simples, quem não gosta ( meu caso ) não compra. Sou do tempo da Elba, e tô com ela( que não tem nada a ver com o Pará ) .... mas nada contra os joelmitas e chambinhosenses ...

Edu - abc

31 de maio de 2007 às 22:52  
Anonymous Anônimo said...

Edu, tb me diverti pra c neste post. O mais interessante é que os defensores (???) da galera mostraram um nível bem melhor que os seus detratores. Donde se conclui que, sim, CALYPSO tb é cultura...rs..e pau na máquina!!!

1 de junho de 2007 às 10:21  

Postar um comentário

<< Home