3 de janeiro de 2007

Registro de show mostra Mart'nália leve e solta

Resenha de DVD / CD
Título: Mart'nália em Berlim ao Vivo

Artista: Mart'nália
Gravadora: Quitanda / Biscoito Fino
Cotação:
* * * *


Em seu primeiro registro de show, lançado em 2004, a filha de Martinho da Vila se cercou de convidados como Djavan e Zélia Duncan. Neste Mart'nália em Berlim ao Vivo, editado em kit de DVD + CD, a cantora encarou o palco sozinha em terra estrangeira, em ótima apresentação feita durante a Copa da Cultura, na Alemanha, em 16 de junho de 2006. Mart'nália sempre se portou no palco com informalidade. Mas é bem nítida sua evolução em cena. A ponto de, nos extras, ela fazer com Chico Buarque dueto cheio de ginga e (leve) teatralidade nos sambas Sem Compromisso e Deixa a Menina (o número fez parte de show feito pelo compositor no evento, com a intervenção de Mart'nália). Outro dueto, este filmado em estúdio (mas com direito a algumas belas tomadas na praia), junta a cantora a Luiz Melodia em afetiva gravação de Estácio, Holly Estácio, o sucesso de 1972.

Com desenvoltura, Mart'nália desfia roteiro pautado pelas músicas do excelente CD Menino do Rio, editado em fevereiro de 2006. No palco, a assinatura do maestro Jaime Alem - evidente no disco, produzido para o selo Quitanda, de Maria Bethânia - não se faz tão presente. Livre, leve e muito solta, Mart'nália junta Tiro ao Álvaro (Adoniran Barbosa e Oswaldo Molles) e Formosa (Baden Powell e Vinicius de Moraes) com Casa 1 da Vila (Monsueto e Flora Matos), uma das melhores sacadas do bom repertório de Menino do Rio.

Sim, há resquícios do show anterior da artistas em números como Benditas (a bela parceria da artista com Zélia Duncan), Celeuma (bom samba dado por Djavan), Pé do meu Samba (obra-prima de Caetano Veloso que intitulou o disco de 2002 que revelou de fato Mart'nália), Chega (parceria com Mombaça) e o medley que une Alguém me Avisou e Sonho Meu, duas jóias de Dona Ivone Lara. Tudo bem filmado pelo diretor Roberto de Oliveira, que conseguiu captar o jeito simples de ser da artista - uma moleca, até no palco.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

quanto custa isso? deviam lançar o cd separado do dvd.

3 de janeiro de 2007 às 10:22  
Anonymous Anônimo said...

Vou procurar ouvir com mais atenção. Achei a 'Meiga Presença' dela meio caída.

3 de janeiro de 2007 às 16:24  
Anonymous Anônimo said...

Ela vive esquecendo a letra das musicas !
No DVD da Fernanda Abreu ( MTV) chega ser ridicula . Toda perdida , com umas cervejas na cabeça e tendo que ler a letra .Aff

4 de janeiro de 2007 às 07:06  
Anonymous Anônimo said...

Olá boa tarde. Encontrei este blog quando procurava informaçoes de Martinalia. Sou jornalista, falo de Portugal, e vou entrevistar a martinalia, daqui por 2 dias num espectaculo que vai dar num casino....e é muito pouca a informaçao q encontrei dela. Se vc me pudesse fornecer dados, biografia por ex. agradecia.
O meu email é :maria_radio_@hotmail.com

31 de janeiro de 2008 às 12:37  

Postar um comentário

<< Home