22 de novembro de 2006

Caixa internacional do 'Rei' em ritmo acelerado

Embora o esperado (???) disco anual de Roberto Carlos tenha o seu lançamento confirmado para dezembro pela gravadora Sony BMG, o pesquisador Marcelo Fróes já trabalha em ritmo acelerado na produção das duas caixas que vão reunir todos os discos internacionais do cantor, fechando a coleção Pra Sempre. Mas a chegada às lojas, programada inicialmente para este ano, ficou para 2007.

Ao todo, as duas caixas reunirão 28 discos, quase todos inéditos no mercado nacional. Além dos previsíveis CDs em espanhol (na foto, a capa da versão castelhana do disco editado em 1976), a coleção incluirá seis títulos em italiano, o álbum em inglês lançado no Brasil em 1981 com capa diferente da edição estrangeira (agora recuperada com fidelidade) e - talvez - um raro disco em francês...

Com sua inclusão na caixa ainda não autorizada pelo Rei, o álbum em francês - item de colecionador desconhecido até pelos fãs do artista - foi lançado originalmente em 1983, somente na França, com o título Roberto Carlos Chante en Français et un Portuguais. Das 10 faixas, apenas quatro foram efetivamente gravadas no idioma de Paris. Trata-se de versões em francês de A Guerra dos Meninos (La Guerre des Gosses), À Distância (C'est Fini Il Faut se Dire Adieu), Os seus Botões (Et Puis Commence) e do clássico bolero Solamente una Vez (Ça Ressemble a l'Amour).

Se for mantido o conceito inicial do projeto, o disco em francês sairá na segunda caixa, que abrigará a produção internacional do Rei nas décadas de 80 e 90. A primeira caixa reunirá os álbuns dos anos 60 e 70. Foi, a propósito, em 1964 que o cantor gravou pela primeira vez para o exterior, em espanhol. Já editado no Brasil em série de CDs originais da Jovem Guarda, Roberto Carlos Canta a la Juventud foi, a rigor, a versão castelhana de É Proibido Fumar, LP gravado em 1964. A partir de 1971, Roberto Carlos passou a fazer anualmente um disco em espanhol, com base nos álbuns que lançava no Brasil. Essa prática seguiu até 1991 (depois, o artista gravaria apenas dois títulos em espanhol, um em 1993 e outro em 1997, Canciones que Amo, editado simultaneamente no Brasil). São estes álbuns, todos inéditos no mercado nacional, que vão completar as duas caixas finais da coleção Pra Sempre.

Embora já não se dedique ao mercado hispânico como em tempos áureos, o Rei ainda tem súditos no estrangeiro. Tanto que saiu na Espanha neste semestre a luxuosa caixa Antologia - Todos los Grandes Exitos de Roberto Carlos, que reúne dois CDs com sucessos e um DVD com registros de participações do cantor na televisão espanhola. E ainda há a previsão da gravação ao vivo de DVD e CD em show agendado para janeiro, em Madrid. Será outro título de obra internacional que, parece, vai resistir para sempre.

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

serão duas caixas? tinha ouvido dizer que era uma.

22 de novembro de 2006 às 16:07  
Anonymous Anônimo said...

Que fossem 3 . Rei é rei ...

22 de novembro de 2006 às 16:43  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, vc sabe dizer se irá sair o dvd com os duetos de Roberto da TV Globo?
abs

22 de novembro de 2006 às 17:02  
Blogger Mauro Ferreira said...

Sim, parece que o projeto anual é um cd e um dvd com duetos feitos pelo cantor em seus especiais globais.

22 de novembro de 2006 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

Adoraria os duetos. Roberto sozinho, salvo exceções, me cansa há tempos.

22 de novembro de 2006 às 23:16  
Anonymous Anônimo said...

TÔ doido por esse CD de Duetos . Tem até gente que vai ganhar se realmente sair . Roberto faz parte da minha vida , da minha musica . Ele é Rei e pronto .

OBS : Fiquei feliz com um post do Moska . Curto pra caramba . Tem talento .

23 de novembro de 2006 às 00:56  
Anonymous Anônimo said...

Alguns encontros adoraria rever ou ter em CD. Com a Marina, com a Bethania, principalmente em Desabafo, alguns com Wanderléa e com a Gal.

23 de novembro de 2006 às 00:57  
Anonymous Anônimo said...

ROBERTINHO É UM DOS MAIORES ARTITAS DA AMERICA , COM MAIS DE 100 MILHÕES DE DISCOS VENDIDOS NO MUNDO TODO . QUE VENHAM 3 , 4 , 5 , ...

23 de novembro de 2006 às 01:36  
Anonymous Anônimo said...

Roberto tá uma graça na foto

23 de novembro de 2006 às 01:50  
Anonymous Anônimo said...

ROBERTO CARLOS ANDA COM A CORDA TODA . SUA CORTE AGREDECE

23 de novembro de 2006 às 03:49  
Anonymous Anônimo said...

so quero o relançamento do primeiro
cd LOUCO POR VOCE ROBERTO CARLOS

28 de novembro de 2006 às 18:50  

Postar um comentário

<< Home