19 de abril de 2007

Apesar da voz frágil, Lobão lança acústico forte

Resenha de CD / DVD
Título: Acústico MTV
Artista: Lobão
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * *

Para começo de conversa, o Acústico MTV de Lobão é bom, sim. Por mais que (em tese) represente contradição ideológica na carreira de um artista que lutou para numerar CDs, se posicionou corajosamente contra a prática do jabá, criticou os projetos revisionistas da MTV e se impôs na cena indie, o acústico de Lobão é bom - sim. E seria ótimo se sua voz não soasse tão frágil, sem o vigor de antes. Efeito provável dos anos de excessos. Mas a gravação que se ouve no CD (já nas lojas) e se verá no DVD (disponível já no fim de abril) é das melhores exibidas na batida série da MTV. Tem a pegada do Lobo.

Muito do acerto reside na produção de Carlos Eduardo Miranda. O quinteto de cordas recrutado em seis faixas garante a pulsação de músicas como A Queda, Quente e A Vida É Doce. Violões e cordas sinfônicas são elementos muito recorrentes em acústicos, só que Miranda driblou o que já é óbvio com produção de peso. E houve acerto na combinação do repertório. Os hits, claro, estão todos lá (Décadence avec Élégance, Corações Psicodélicos, Rádio Blá, Por Tudo que For, Me Chama, Essa Noite, Não etc.). Mas a fase indie está bem representada (sobretudo pela desbocada El Desdichado II, cujo verso "eu sou a contramão da contradição" tem sido usado para justificar a feitura do acústico, e pela sombria Você e a Noite Escura). O acerto se estende à economia de convidados. Apenas o grupo gaúcho Cachorro Grande dá o ar da graça na balada A Gente Vai se Amar, trunfo de um repertório até baladeiro. Soou natural.

Do baú, o destaque é Bambina, extraída do álbum Ronaldo Foi pra Guerra, gravado em 1984 por Lobão com o efêmero grupo Os Ronaldos. Já O Mistério - música dos tempos do Vímana, trio integrado por ele com Ritchie e Lulu Santos - tem valor somente documental. No geral, o acústico de Lobão desce - muito - bem. Contradições à parte, o Lobo não deixou de mostrar as garras ao transitar pela contramão da independência que ele tanto buscou.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

'Mesmo miseráveis os poetas
Os seus versos serão bons'

19 de abril de 2007 às 16:23  
Anonymous Anônimo said...

Acho o artista bom, mas a figura é uóóóóóóóóóóóóóóóó.

19 de abril de 2007 às 18:07  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei P da vida quando soube que o Lobão ia fazer um acustico, credibilidade a parte, o cd ficou mesmo bom.
Fazer o que né? Tem que engolir.

Jose Henrique

19 de abril de 2007 às 19:11  
Anonymous Anônimo said...

Lobão é um dos poucos artistas que encabeçaram a lista na numeração de cd's e dvd's e tiveram a coragem de peitar estas gravadoras, não como os outros artistas acomodados. Todo o meu respeito a ele! E tenho o lp do Lobão com Rádio Blá e Me Chama, muito bom!
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

19 de abril de 2007 às 20:02  
Anonymous Anônimo said...

Pra quem processou a BMG, tá bom né...

21 de abril de 2007 às 12:02  
Anonymous Anônimo said...

Pra quem processou a BMG, tá bom né...

21 de abril de 2007 às 12:02  

Postar um comentário

<< Home