10 de outubro de 2010

'Em Boa Companhia' capta a alegria de Simone

Resenha de CD / DVD
Título: Simone em Boa Companhia
Artista: Simone
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

"Vocês não podem imaginar o prazer que  sentindo de estar aqui cantando...", disse Simone ao público de fãs que testemunhava a gravação ao vivo do show Em Boa Companhia antes de cantar Fullgás (Marina Lima e Antônio Cícero), sucesso de Marina Lima em 1984. "Aqui" era o Teatro Guararapes, em Pernambuco, onde a cantora filmou em abril deste ano de 2010 o espetáculo dirigido por José Possi Neto com base no repertório e na atmosfera de sensualidade e felicidade de Na Veia (2009), o último álbum de inéditas da artista. Ora editado nos formatos de DVD e CD duplo, o registro ao vivo de Em Boa Companhia capta boa parte da alegria desse momento feliz de Simone. Aos 60 anos, a cantora soa jovial em cena. A voz já não tem o alcance de tempos áureos, mas está perfeitamente ajustada a esse momento harmonioso - assim como o repertório, que celebra o amor, o desejo e a mulher sem os tons dramáticos de outrora. O show amplia a atmosfera feliz do CD Na Veia, incorporando músicas que Simone já não cantava há um bom tempo, caso de Tô que Tô (Kleiton & Kledir), um dos hits do clássico álbum Corpo e Alma (1982). Entre doses altas de sensualidade, aplicadas na veia de seu público fiel em números como Hóstia (Erasmo Carlos e Marcos Valle) e Deixa Eu te Amar ((Agepê, Ismael Camillo e Mauro Silva), a cantora aborda Jorge Ben Jor (Ive Brussel) sem todo o suingue exigido pelos temas do compositor, faz um belo lance ao jogar molho cubano no samba Geraldinos e Arquibaldos (Gonzaguinha),  sublinha silêncios de Certas Coisas (Lulu Santos e Nelson Motta), romantiza o samba elegante de Paulinho da Viola (Ame, parceria com Elton Medeiros) e se permite brincar com o rock Perigosa (Nelson Motta, Roberto de Carvalho e Rita Lee), embebido em inusitada atmosfera bluesy introduzida em cena pelo número anterior, Pagando pra Ver (Nonato Luís e Abel Silva). No fim, a abordagem melodiosa da carnavalesca Chuva, Suor e Cerveja (Caetano Veloso) adquire significado especial por estar sendo feita na terra do frevo. Enfim, por mais que a gravação ao vivo de Em Boa Companhia nem sempre transmita pelo DVD e pelo CD duplo toda a felicidade do show (e quem viu qualquer apresentação da turnê nacional - ora retomada - sabe que se trata de um dos melhores shows de Simone nos últimos tempos), o registro do espetáculo reitera a impressão de que Simone reencontrou seu caminho musical e, respaldada pela liberdade artística concedida pela gravadora Biscoito Fino, não deverá mais deixar a sua carreira fonográfica sair dos trilhos.

8 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

"Vocês não podem imaginar o prazer que tô sentindo de estar aqui cantando...", disse Simone ao público de fãs que testemunhava a gravação ao vivo do show Em Boa Companhia antes de cantar Fullgás (Marina Lima e Antônio Cícero), sucesso de Marina Lima em 1984. "Aqui" era o Teatro Guararapes, em Pernambuco, onde a cantora filmou em abril deste ano de 2010 o espetáculo dirigido por José Possi Neto com base no repertório e na atmosfera de sensualidade e felicidade de Na Veia (2009), o último álbum de inéditas da artista. Ora editado nos formatos de DVD e CD duplo, o registro ao vivo de Em Boa Companhia capta boa parte da alegria desse momento feliz de Simone. Aos 60 anos, a cantora soa jovial em cena. A voz já não tem o alcance de tempos áureos, mas está perfeitamente ajustada a esse momento harmonioso - assim como o repertório, que celebra o amor, o desejo e a mulher sem os tons dramáticos de outrora. O show amplia a atmosfera feliz do CD Na Veia, incorporando músicas que Simone já não cantava há um bom tempo, caso de Tô que Tô (Kleiton & Kledir), um dos hits do clássico álbum Corpo e Alma (1982). Entre doses altas de sensualidade, aplicadas na veia de seu público fiel em números como Hóstia (Erasmo Carlos e Marcos Valle) e Deixa Eu te Amar ((Agepê, Ismael Camillo e Mauro Silva), a cantora aborda Jorge Ben Jor (Ive Brussel) sem todo o suingue exigido pelos temas do compositor, faz um belo lance ao jogar molho cubano no samba Geraldinos e Arquibaldos (Gonzaguinha), sublinha silêncios de Certas Coisas (Lulu Santos e Nelson Motta), romantiza o samba elegante de Paulinho da Viola (Ame, parceria com Elton Medeiros) e se permite brincar com o rock Perigosa (Nelson Motta, Roberto de Carvalho e Rita Lee), embebido em inusitada atmosfera bluesy introduzida em cena pelo número anterior, Pagando pra Ver (Nonato Luís e Abel Silva). No fim, a abordagem melodiosa da carnavalesca Chuva, Suor e Cerveja (Caetano Veloso) adquire significado especial por estar sendo feita na terra do frevo. Enfim, por mais que a gravação ao vivo de Em Boa Companhia nem sempre transmita pelo DVD e pelo CD duplo toda a felicidade do show (e quem viu qualquer apresentação da turnê nacional - ora retomada - sabe que se trata de um dos melhores shows de Simone nos últimos tempos), o registro do espetáculo reitera a impressão de que Simone reencontrou seu caminho musical e, respaldada pela liberdade artística concedida pela gravadora Biscoito Fino, não deverá mais deixar a sua carreira fonográfica sair dos trilhos.

10 de outubro de 2010 às 11:54  
Blogger Luca said...

Tirando o Feminino, todos os discos feitos por Simone nesta década foram bacanas. A Cigarra já voltou pros trilhos há muito tempo, os críticos é que pegam no pé dela.

10 de outubro de 2010 às 15:08  
Blogger Leonardo Ribeiro - Personal Dancer - BH said...

Os registros do show "Em Boa Companhia" ficaram muito bons!

Infelizmente não tive a oportunidade de assistir à turnê, mas consegui me emocionar ouvindo e assistindo a este lançamento.

Além do show em si, já bem comentado pelo Mauro, gostaria de comentar sobre a qualidade e beleza dos encartes, principalmente dos CDs.

Uma edição de luxo.

Recomendo!

10 de outubro de 2010 às 16:12  
Blogger Unknown said...

diferentemente do que foi escrito não gostei das fotos amadoras nem do dvd nem dos cds.qualidade ruim aumentadas ficaram pior. prefiro o encarte do Na Veia com fotos do profissional Leonardo D´Aversa. o show tá bom mas o registro do dvd não ficou legal. sem falar no que esse teatro é de feio
abração, 3 estrelas estava de bom tamanho
Mario

10 de outubro de 2010 às 23:32  
Blogger Eulalia Moreno said...

Olá Mauro,
Uma amiga tentou adquirir o lançamento do CD duplo na cidade do Rio de Janeiro e recebeu como informação do lojista que os mesmos teriam "sido recolhidos por terem vindo todos errados, o CD 1 duplicado e que em face das devoluções dos clientes, a Biscoito Fino teria optado por recolher".
Não sei se a informação procede. Caso proceda, lamenta-se e espera-se uma explicação por parte da BF. Afinal erros acontecem mas a delicadeza de uma desculpa sempre fez parte da postura dessa gravadora.O público fã de Simone, aguarda e agradece.
Grande abraço,
Eulalia

28 de outubro de 2010 às 13:37  
Blogger Mauro Ferreira said...

Eulália, desconheço essa informação. O meu CD duplo, por exemplo, está correto. Abs, mauroF

28 de outubro de 2010 às 16:32  
Blogger Eulalia Moreno said...

Olá Mauro, segundo informaçôes nas redes sociais algumas pessoas da cidade de Recife se manifestaram sobre esse problema ocorrido em compras efetuadas na Livraria Saraiva daquela cidade.Segundo alguns, depois de um lote inteiro ser verificado, o estabelecimento teria devolvido o dinheiro aos clientes. O meu, adquirido na Livraria Cultura de São Paulo está com ambos os cds 1 e 2.
Abraço e obrigada pela atenção
Eulalia

29 de outubro de 2010 às 12:27  
Blogger abner said...

O show sem dúvida é maravilhos, uma pena ter sido registrado no local errado, teatro feio, produção não tomou cuidados, um dvd esperadíssimo e fraco, muito aquém da cantora que Simone é.
O repertório é um dos melhores, Infelizmente o dvd é muito ruim mesmo, péssimo, também concordo com as fotos amadoras, não gostei, nada como um profissional de gabarito para fotografar a estrela que Simone é, espero um trabalho melhor uma produção melhor para o próximo. Sinceramente? não consigo assistir esse dvd, amo a Cigarra, mas não consigo engolir esse dvd que mais parece de cantora principiante.

19 de junho de 2011 às 11:24  

Postar um comentário

<< Home