16 de janeiro de 2009

Kanye se expõe com o coração partido em '808s'

Resenha de CD
Título: 808s &
Heartbreak
Artista: Kanye West
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * * *

Não espere reencontrar neste quarto álbum de Kanye West o rapper inventivo que deu uma mexida na fórmula já batida do hip hop com a brilhante trilogia The College Dropout (2004), Late Registration (2005) e Graduation (2007, o menos inspirado dos três CDs). Precedido pelo single Love Lockdown, 808s & Heartbreak rompe com os cânones dessa trilogia sem manter o alto nível da discografia do rapper. De coração partido pela morte da mãe (a quem dedica a faixa Coldest Winter) e pelo término de seu noivado, West se mostra desiludido neste álbum que versa essencialmente sobre perdas. Pelos títulos de algumas músicas (Bad News e Heartless, em especial) já dá para perceber o tom depressivo do disco. Isso não seria impedimento para que o CD contagiasse se as batidas fossem vibrantes como nos álbuns anteriores do artista. Mas não são. Ao contrário, as pulsações das músicas também jogam 808s & Heartbreak para baixo. Em sintonia com esse tom sempre desiludido, West adota um canto mais melódico e mais distante dos geralmente entusiásticos discursos falados do rap. Com título que remete ao uso do teclado Roland TR-808, referência no som dos anos 80, 808s & Heartbreak é álbum até diferente, mas não cativa tanto quanto os três trabalhos anteriores da estrela do rap.

2 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Não espere reencontrar neste quarto álbum de Kanye West o rapper inventivo que deu uma mexida na fórmula já batida do hip hop com a brilhante trilogia The College Dropout (2004), Late Registration (2005) e Graduation (2007, o menos inspirado dos três CDs). Precedido pelo single Love Lockdown, 808s & Heartbreaker rompe com os cânones dessa trilogia sem manter o alto nível da discografia do rapper. De coração partido pela morte da mãe (a quem dedica a faixa Coldest Winter) e pelo término de seu noivado, West se mostra desiludido neste álbum que versa essencialmente sobre perdas. Pelos títulos de algumas músicas (Bad News e Heartless, em especial) já dá para perceber o tom depressivo do disco. Isso não seria impedimento para que o CD contagiasse se as batidas fossem vibrantes como nos álbuns anteriores do artista. Mas não são. Ao contrário, as pulsações das músicas também jogam 808s & Heartbreaker para baixo. Em sintonia com esse tom bem desiludido, West adota um canto mais melódico e mais distante dos geralmente entusiásticos discursos falados do rap. 808s & Heartbreaker é, a rigor, um álbum até inovador, mas o fato é que não cativa tanto quanto os três trabalhos anteriores do astro.

16 de janeiro de 2009 às 18:57  
Anonymous Anônimo said...

Eu nunca tinha ouvido um disco inteiro dele,e gostei desse.Nunca vi o que as pessoas vêm de tão especial no Kanye...mas o disco é bom e Love Lockdown é maravilhosa(não sei o que vc acha,mas pra mim tem um enorme influencia da Bjork nessa faixa-seja na batida tribal que remete a Earth Entruders,seja nas mulhers pintadas com cores fluorescentes que lembram o alter ego visual do disco Volta).

18 de janeiro de 2009 às 00:26  

Postar um comentário

<< Home