27 de dezembro de 2008

Disco exibe alcance mundial da voz de Aznavour

Resenha de CD
Título: Duos
Artista: Charles Aznavour
Gravadora: EMI Music
Cotação: * * *

Aos 84 intensos anos, Charles Aznavour ainda é um dos maiores símbolos da canção francesa no vasto imaginário mundial. Duos - o bom álbum duplo que a EMI Music lançou neste mês de dezembro de 2008 - reforça o alcance de sua voz através de 28 duetos do artista com nomes como Carole King (The Sound of your Name), Laura Pausini (Paris au Mois D'Aoüt) e Liza Minnelli (Quiet Love). O CD 1 apresenta 13 duos cantados em francês. O CD 2 enfileira 15 duetos entoados (quase sempre) em inglês, sendo que o intérprete que canta com Aznavour em francês bisa a música em inglês - casos de Celine Dion (Toi et Moi e You and Me), Nana Mouskouri (Mourir D'Aimer e To Die of Love) e Sting (L'Amour C'est Comme un Jour e Love Is New Everyday). No caso do tenor Plácido Domingo, o bis de Les Bateaux Sont Partis é dado em espanhol na faixa El Barco ya se Fue. No todo, o nível dos encontros é harmonioso - ainda que eventualmente haja intérpretes fora de sintonia com a canção escolhida (caso de Brian Ferry e She, o maior sucesso de Aznavour em língua inglesa). Em contrapartida, astros do mesmo universo sentimental do anfitrião parecem se sentir mais à vontade - como, por exemplo, Julio Iglesias, convidado de Que C'est Triste Venise. No geral, os arranjos orquestrais embalam os encontros com pompa e circunstância, à altura do projeto. Duos pode até ter cara de coletânea, mas trata-se de álbum inédito, gravado ao longo dos últimos anos, sendo que 26 dos 28 duetos nunca tinham sido lançados em disco. O leque de convidados é bem abrangente. Há inclusive encontros virtuais com Dean Martin (1917 - 1995) e com Frank Sinatra (1915 - 1998) - em Everybody Loves Somebody Sometime e Young at Heart, respectivamente - e, por conta dos recursos da tecnologia, nem se nota a diferença. Trata-se, aliás, das duas únicas músicas não assinadas por Charles Aznavour, cantor e compositor que faz de Duos uma espécie de inventário de obra que, em inglês ou em francês, se fez ouvir no mundo todo.

2 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Aos 84 intensos anos, Charles Aznavour ainda é um dos maiores símbolos da canção francesa no vasto imaginário mundial. Duos - o bom álbum duplo que a EMI Music lançou neste mês de dezembro de 2008 - reforça o alcance de sua voz através de 28 duetos do artista com nomes como Carole King (The Sound of your Name), Laura Pausini (Paris au Mois D'Aoüt) e Liza Minnelli (Quiet Love). O CD 1 apresenta 13 duos cantados em francês. O CD 2 enfileira 15 duetos entoados (quase sempre) em inglês, sendo que o intérprete que canta com Aznavour em francês bisa a música em inglês - casos de Celine Dion (Toi et Moi e You and Me), Nana Mouskouri (Mourir D'Aimer e To Die of Love) e Sting (L'Amour C'est Comme un Jour e Love Is New Everyday). No caso do tenor Plácido Domingo, o bis de Les Bateaux Sont Partis é dado em espanhol na faixa El Barco ya se Fue. No todo, o nível dos encontros é harmonioso - ainda que eventualmente haja intérpretes fora de sintonia com a canção escolhida (caso de Brian Ferry e She, o maior sucesso de Aznavour em língua inglesa). Em contrapartida, astros do mesmo universo sentimental do anfitrião parecem se sentir mais à vontade - como, por exemplo, Julio Iglesias, convidado de Que C'est Triste Venise. No geral, os arranjos orquestrais embalam os encontros com pompa e circunstância, à altura do projeto. Duos pode até ter cara de coletânea, mas trata-se de álbum inédito, gravado ao longo dos últimos anos, sendo que 26 dos 28 duetos nunca tinham sido lançados em disco. O leque de convidados é bem abrangente. Há inclusive encontros virtuais com Dean Martin (1917 - 1995) e com Frank Sinatra (1915 - 1998) - em Everybody Loves Somebody Sometime e Young at Heart, respectivamente - e, graças aos recursos da tecnologia, nem se nota a diferença. Trata-se, aliás, das duas únicas músicas não assinadas por Charles Aznavour, cantor e compositor que faz de Duos uma espécie de inventário de obra que, em inglês ou em francês, se fez ouvir no mundo todo.

27 de dezembro de 2008 às 18:39  
Blogger Um blog por acaso said...

Ele este dia desses em minha cidade e foi um sucesso o show. Confesso que não conheço nada, assim como muita coisa em música internacional, pois sempre escuto mais a brasileira. Parabéns pelo blog

27 de dezembro de 2008 às 18:41  

Postar um comentário

<< Home