4 de junho de 2008

Fora da elite pop, Tihuana mostra suas armas...

Resenha de CD / DVD
Título: Tropa de Elite
ao Vivo
Artista: Tihuana
Gravadora: Arsenal
/ Universal Music
Cotação: * * 1/2

A carreira do Tihuana já vinha dando claro sinal de cansaço quando o sucesso fenomenal do filme Tropa de Elite deu novo fôlego ao grupo pelo fato de destacar na trilha sonora a explosiva música-título, que havia sido gravada pela banda em 2000. O CD e DVD Tropa da Elite ao Vivo - ora postos nas lojas com o registro do show captado em São Paulo (SP) em 23 de dezembro de 2007 - representam a tentativa do Tihuana de pegar (tardia) carona no estouro do longa-metragem de José Padilha. Fora da elite pop, o grupo mostra sua armas e recruta o aspira André Ramiro - ator do filme e rapper na vida real - para discursar em Tropa de Elite, a música. Na mesma linha de exploração da temática da violência via música, a banda convoca o DJ JF e os MCs Junior e Leonardo para entrar em cena e reviver o Rap das Armas. Outro convidado, Zeider - do grupo Planta & Raiz - ameniza o tom no reggae Por que Será? enquanto Di Ferrero e Gee Rocha, do NX Zero, tentam dar peso ao rock Bote Fé!. Pelas imagens exibidas pelo DVD, o público do Tihuana aprova a atitude do grupo. Contudo, verdade seja dita, a versão de Clandestino consegue diluir o suingue da música de Manu Chao e matar qualquer boa vontade que se tenha com este Tropa de Elite ao Vivo. São as armas do atual pop rock nacional formatado pelo produtor Rick Bonadio. E a vítima da violência é um público que no passado já teve à sua disposição bandas como Legião Urbana...

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"São as armas do atual pop rock nacional formatado pelo produtor Rick Bonadio. E a vítima da violência é um público que no passado já teve à sua disposição bandas como Legião Urbana... " A ironia aí está afiada, hein, Mauro?:)

Brincadeiras à parte, "Tropa de Elite", o filme, foi uma bênção para o Tihuana. Foi até engraçado ver uma canção que, quando lançada em 2003, até fez um barulhinho, mas nada espantoso. Aí, quatro anos depois, explode. Se não fosse o chamariz do filme, o Tihuana ia desaparecer na poeira da estrada roqueira.

Felipe dos Santos Souza

4 de junho de 2008 às 17:16  
Anonymous Anônimo said...

a música não foi de 2003, Felipe. foi de 2000.

5 de junho de 2008 às 14:23  
Anonymous Anônimo said...

O gênero "rock brasileiro", praticamente, desapareceu com a aliança Bonadio/MTV.
São lançados, em série, clones de Mamonas+Charlie Brown que não são capazes de encher um dia de Canecão.
Prova disso é a agenda do maior ícone da geração, Pitty, recheada de aparições em clubinhos perdidos no interior.

5 de junho de 2008 às 16:43  
Anonymous Anônimo said...

Os maiores fãs do "Rock Bonadio" são os meninos de 13 anos e as bandas das gerações anteriores.
Sem concorrentes de peso, O Rappa, Skank, Capital e Jota dominam, com tranquilidade, o imenso showbizz brasileiro.
Sozinhos nesse mercado, os quatro agradecem a ajuda do "midas"!!!

5 de junho de 2008 às 17:05  
Anonymous Anônimo said...

Taí, é verdade. "Tropa de Elite", a música, é mais recente.

Só que, segundo pesquisa que fiz no CliqueMusic que Mauro indica aí em cima, nem de 2000 é: é de 1999, do disco "Ilegal", estréia fonográfica do Tihuana.

Mas não importa. O que importa é que eu não sei se vão se lembrar de canções como "Que Ves?", "Praia Nudista", "Pula" e a inacreditável "Eu vi Gnomos" daqui a uns dez anos...

Felipe dos Santos Souza

5 de junho de 2008 às 20:18  
Anonymous Anônimo said...

Mas foi só em 2000 que estourou nas rádios. Em janeiro de 2001, eles tocaram no Rock in Rio 3 e a música estava no auge. Abraços.

6 de junho de 2008 às 07:54  
Anonymous Anônimo said...

O rock brasileiro ou pop rock brasileiro nunca esteve tão mal. (Aliás, como toda a música popular)

Deviam ter aprendido com Renato Russo, Cazuza, Marina Lima, Rita Lee, Paula Toller, Cassia Eller e outro nomes dessa turma boa.

Glauber 97

8 de junho de 2008 às 18:53  

Postar um comentário

<< Home