11 de julho de 2007

Printes peca pelo excesso de repertório autoral

Resenha de CD
Título: Mais Perto de mim
Artista: Eliana Printes
Gravadora: Indie Records
Cotação: * *

Eliana Printes já costumava incluir uma ou duas músicas de lavra própria - geralmente, em colaboração com Adonay Pereira - em seus bons discos anteriores. No seu sexto CD, Mais Perto de mim, a cantora erra na dose, assinando seis (!) das 11 músicas. O excesso de repertório autoral prejudica o álbum, que nunca soa tão sedutor quanto seus antecessores. Há, sim, duas músicas até bacanas da compositora. Venha Ser meu Sol brilha no disco. Se Chovesse Você, gravada em dueto com Chico César, não é tão boa, mas também se destaca. O problema é que o álbum vai perdendo o encanto à medida em que vai avançando. E nem a presença de Pedro Luís salva uma música menor como Quando Você Passa por mim. Da também fraca seara alheia, a melhor faixa é a canção Por Onde? - a parceria de Kléber Albuquerque (compositor recorrente na discografia da cantora) com Tata Fernandes. Entre um tema de Totonho Villeroy (Santa Padroeira) e um quase samba muderninho de Arícia Mess (Força e Elegância), Printes decepciona ao regravar Velho Realejo - valsa de Custódio Mesquita (1910 - 1945) com Sadi Cabral (1906 - 1986) que fez parte do repertório de Silvio Caldas (1908 - 1998) - sem o sentimento, por exemplo, posto por Jair Rodrigues no registro da mesma bela música incluído por coincidência na trilha sonora da novela Eterna Magia. Enfim, Eliana Printes é boa cantora, tem timbre agradável, mas precisa focar no que sabe fazer de melhor: interpretar - sobretudo - músicas alheias, peneirando as próprias.

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ora, se ela compõe, tem mais é que cantar o que compõe

11 de julho de 2007 às 17:02  
Anonymous Anônimo said...

Não conheço o trabalho de Eliana - alguém pode me indicar um bom cd dela pra conhecer?

Até agora os cds de mulheres que mais gostei em 2007 foram os de Simone Guimarães, Vanessa da Mata e o de Bebel Gilberto (gostei das composições de Bebel e esse cd pra mim cresce a cada audição).

11 de julho de 2007 às 17:22  
Anonymous Anônimo said...

Eliana é intérprete. Tem q parar de compor.

11 de julho de 2007 às 20:07  
Anonymous Anônimo said...

Fatima, o ultimo cd da Eliana Printes é o melhor da carreira dessa amazonense . "Pra você me ouvir" lançado pela INDIE RECORDS .

Produzido pelo cantor e compositor Chico César ,Eliana Printes gravou "O trem da juventude" de Herbert Vianna e teve um semi hit : Os presentes, que tocou em algumas rádios adultas. Eu indico esse pra você pois o mais recente não ouvi ....

Eliana é umas das cantoras mais seguras que eu conheço. Poucas, veteranas ou novatas são tão boas como Eliana e sua voz percussiva. Mas o ' calcanhar de Aquiles ' é o repertório. Sempre foi !

Sucesso pra ela
Um abraço pra você
Diogo Santos

12 de julho de 2007 às 09:24  
Anonymous Anônimo said...

FAMOSA QUEM? CAPITULO 8.335.

12 de julho de 2007 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

Sucesso Eliana!!!!!!

Vá em frente, só quem se arrisca é que pode fazer sucesso!!!!!

12 de julho de 2007 às 20:46  
Anonymous Anônimo said...

Pronto! Agora todas resolveram gravar com Pedro Luis ?

Notem só : Anna Luisa e Eliana Printes já lançaram. Elba Ramalho e Roberta Sá também gravaram com ele para os seus próximos albuns.
Qual é graça dele ?

13 de julho de 2007 às 05:59  
Anonymous Anônimo said...

MAURO FERREIRA E DIOGO SANTOS FALAM COM TANTA PROPRIEDADE DE UMAS CANTORAS QUE EU NUNCA VI, NEM COMI E NEM OUÇO FALAR .
HEHEHEHHE !!

13 de julho de 2007 às 06:14  
Anonymous Anônimo said...

Eu comprei e ouvi o CD, está lindo, divino, perfeito. E o fato dela assinar boa parte do repertório náo é problema nenhum, só indica seu talento e maturidade musical. Lembro que Marisa Monte fez o mesmo em cor de rosa e carvão e ninguém reclamou. É claro que quando a crítica quer falar mal, arranja sempre um motivo, por mais banal que seja. Falar bem não diminui o ego de ninguém, nem de quem faz, tampouco de quem recebe o elogia; deixe de ser despeitado e aprenda a elogiar.
Jussara - Salvador/BA

4 de agosto de 2007 às 16:38  
Anonymous Anônimo said...

Conheço o trabalho da Eliana,além de ser uma excelente cantora e intérprete,provou no seu mais novo trabalho que está madura e moldada o suficiente pra compor.parabéns Eliana pelo mais novo trabalho.E para os que nunca viram,ouviram,nem comeram os cds da Eliana,visitem uma loja de música mais próxima de suas casas,meu bem.prometo que não se arrependerão.e quanto a você,querido crítico,aprenda a ouvir MÚSICA com a ALMA do CORAÇÃO.

9 de agosto de 2007 às 08:42  
Anonymous Anônimo said...

Conheço o trabalho da Eliana,além de ser uma excelente cantora e intérprete,provou no seu mais novo trabalho que está madura e moldada o suficiente pra compor.parabéns Eliana pelo mais novo trabalho.E para os que nunca viram,ouviram,nem comeram os cds da Eliana,visitem uma loja de música mais próxima de suas casas,meu bem.prometo que não se arrependerão.e quanto a você,querido crítico,aprenda a ouvir MÚSICA com a ALMA do CORAÇÃO.Fortaleza/ceará.

9 de agosto de 2007 às 08:43  
Anonymous Anônimo said...

Eliana é uma das melhores cantoras de sua geração!
sem sombras de duvida seu ultimo cd, mostra seu amadurecimento como compositora, e melhor, de não se render ao modismo, como muitas tem feito, de gravar mega-hit,e sim, fazer um trabalho para ser consumido por quem tem bom gosto!
Parabens Eliana e meus pesames Mauro, que quase nunca fala bem de ninguém.

9 de agosto de 2007 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

Acho interessante ter um espaço para colocarmos nossas opiniões a respeito do novo cd da Eliana Printes.Creio eu, que se ela compôs, nada mais interessante para nós conhecermos mais um talento de nossa MPB, através de 6, 9, 15, 20....sei lá qtas composições forem.Eliana é fabulosa, é boa cantora, compositora, tem carisma, enfim é tudo de BOM!!!!Seu novo cd está excelente, se ainda fosse no tempo do vinil, poderia dizer que o meu já teria furado.Quem não a conhece, procure conhecê-la e quem já é fã, não perca tempo: procure ouvir seu novo trabalho, que está maravilhoso!!!

Kláudia Ziesemer/Fortaleza-CE

9 de agosto de 2007 às 15:55  
Anonymous Anônimo said...

Comprei o novo cd da PRINTES e gostei muito. Aconselho as pessoas de bom gosto. Toque em frente PRINTES.

19 de setembro de 2007 às 20:04  
Anonymous Anônimo said...

Caro Mauro, Eliana é sem dúvida uma excelente cantora que tem crescido a cada tabalho,ela não está lançando cd para ser a melhor em vendas num país onde a pirataria cresce a cada dia, ela faz música para quem gosta e para que entende. Estye com certeza é um dos melhores discos.
Continuo adorando seu trabalho masi desta vez fala sério.
Abraços

31 de outubro de 2007 às 15:02  

Postar um comentário

<< Home