Este blog continua sendo atualizado no endereço:
http://www.blognotasmusicais.com.br
16 de março de 2007
Sapucahy vai produzir o terceiro de Maria Rita
Agora é oficial: como Leandro Sapucahy já vinha revelando informalmente nos bastidores da indústria fonográfica, ele vai mesmo produzir o terceiro álbum de Maria Rita (em foto de Tripolli). Vai ser um disco inteiramente de sambas, como a cantora já disse ter vontade de fazer, com o ritmo carioca em (total) predominância na seleção de repertório. O disco será lançado no segundo semestre, provavelmente em setembro. Com a confirmação de que será ele o piloto do disco de Rita, Sapucahy - que também integra o cast da Warner - ganha upgrade no mercado. Ele vai assumir posto que já foi de Tom Capone (no primeiro CD) e de Lenine (no controvertido Segundo). Que venha o terceiro para renovar o som da cantora!!
Em tempo: a filial brasileira da Warner Music passa por troca de comando. Sérgio Affonso volta à major a partir de 2 de abril para presidir a gravadora, no lugar de Cláudio Condé, que foi demitido.
Não conheço nada do Leandro Sapuchay e peço para os companheiros desse blog que me respondam: quem é esse cara? ele tá com essa bola toda mesmo? Não sei, mas pelo visto pode ser bom pra Maria Rita sair um pouco da estrutura rígida - piano, baixo, bateria- de seus discos anteriores. Abraço a todos. Anderson Falcão. Brasília.
Esse Leandro é muito ruinzinho. Sambinhas de quinta categoria. E o pior q a Maria Rita deve incluir algumas dele. Coitada!! Mais uma mal produzida!!! Imagino a qualidade do repertorio. Nada de Chico, Milton e outras feras q Maria Rita deveria gravar!! Pena!
Pois é. Quem é esse Leandro Sapucahy? Que contribuição ele tem dado à renovação da música brasileira?
Muito doido isso.
Na minha opinião, trata-se de mais uma jogada marketeira da MR, tentando se associar ao movimento sambista da Lapa carioca. Pressinto um erro colossal.
Não sei porque tanta gente não gosta do sengundo disco da Maria Rita, eu acho ótimo. Alguém com influência fala, outros vão falando e cria-se uma, como diria Noel Rosa, verdade duvidosa. Acontece o mesmo com o segundo disco dos Secos & Molhados que todos dizem ser fraco, é fraco nada! É tão forte quanto o primeiro. Quanto ao Sapucahy não conheço bem, só sei que ele faz ou fazia parte da banda de Marcelo D2. E se anda com D2 deve ser bom. Por último, vou levar pedrada mas não me importo, acho Maria Rita melhor do que a mãe.
Concordo com José Henrique,e já que o povo insiste em comparar:Os primeiros discos de Elis Regina são intragáveis e inaudíveis.Maria Rita começou bem melhor.
De acordo com matéria sobre o Leandro que saiu em O DIA, as referências dele (produziu "Sorriso Maroto", "Boka Loca" e "Kiloucura") não são lá as mais animadoras.
Ao anônimo das 4:12: você incorreu em um erro gravíssimo. Comparar os primeiros trabalhos de Elis Regina e Maria Rita. Elis era uma jovem pobre, da periferia de Porto Alegre quando gravou seus primeiros trabalhos. Não era bancada por gravadora nenhuma, aliás, gravadora mesmo, só entrava para ditar o repertório e o estilo que a "nova Celly Campelo" deveria ter. Mas acontece que essa história durou apenas três discos e que, daí pra frente, Elis traçou uma carreira única, que a levou ao posto de melhor cantora do Brasil. Mais de 20 anos após a morte desta, eis que surge uma cantora com gestos, timbre, repertório extremamente parecidos com os de Elis. Como se não bastasse, e também por caudsa disso, sua filha Maria Rita. A receita de sucesso para qualquer gravadora. Não foi a toa que Maria Rita recebeu da Warner um investimento milhonário com direito a outdoors espalhados por toda São Paulo, com matéria no Fantástico e, pasmem, até notícia no jornal nacional. Uma estrutura que levou muitos, inclusive eu por algum tempo, a pensar que a menina era apenas uma invenção da indústria fonográfica. Nem 8, nem 80. Ela não é uma invenção, mas também está longe de poder ser comparada a uma das maiores cantoras do mundo, como acima fizeram vocês. No fim das contas, gosto de Maria Rita, mas falta nela aquilo que o Milton disse lindamente: "Foi nos bailes da vida, ou num bar, em troca de pão/ que muita gente boa pôs o pé na profissão/ de tocar um instrumento e de cantar/ não se importando se quem pagou quis ouvir". Anderson Falcão.
O trabalho do Leandro passa a quilômetros da Lapa. Está na Barra da Tijuca. Samba para moderninhos, mauriçocas e patricinhas àvidos por novidades. Fraco.
O link que o Denilson postou aqui tem um comentário do Leandro que dá uma dimensão da ignorância do sujeito:"No samba, tudo sempre foi empurrado com a barriga. Meu objetivo é chegar cada vez mais num grau de sofisticação. Mesmo sendo popular e comercial, dar ao samba tratamento de MPB", explica. Isso significa dizer que o Dino 7 Cordas empurrou com a barriga a produção dos álbuns mais viscerais (e sofisticados) da música popular brasilera, os Discos de Cartola pela Marcus Pereira nos anos 70. Nem vou comentar a produção atual, que prima pela excelência, como os discos produzidos pelo Moacyr Luz, Maurício Carrilho, e outros.
O cara precisa baixar a bola e sacar que enfiar teclados e samplers no samba (ou harpa, como gosta a queridinha do Brasil, Marisa Monte) não o torna sofisticado mas o transformam num Frankstein.
Gosto muito dos dois primeiros álbuns de MRita. Espero que o Leandro não estrague o terceiro.
tenho medo. muito medo, quando as gravadoras colocam certos produtores do momento para produzir discos de cantoras cujo estilo não tem nada com eles, é receita de desastre, espero que maria rita tenha inteligência e sensibilidade para não cair nas armadilhas das músicas, letras e arranjos simplórios do produtor.
Ela tem 3 produtores na familia ... o pai Cesar , os irmãos João Marcello ( filho de Elis com Ronaldo ) e Marcelo Mariano ( filho de Cesar com Marisa Gata Mansa ) . Mas preferiu escolher esse aí porquê Mauro ?
O que faz REALMENTE um produtor ? Escolhe repertório e instrumentos ? Vejo sempre aqui no blog você falar sobre produtores mas nunca sei o que ele faz REALMENTE ! Poderia nos explicar por favor ?! Sei que é tão importante quanto o artista mas dizer que ele 'produz'o album não me acrescenta muito ! Dê detalhes
Vamos lá: o produtor tem a função de viabilizar tecnicamente as idéias do artista, chamando músicos, ajudando na escolha do repertório, opinando nos arranjos, dando um padrão ao som e formatando o conceito do disco. É claro que o limite da função é estabelecido pela liberdade desfrutada pelo artista. Há produtores que impõem seu estilo - e às vezes são chamados pelas gravadoras exatamente por isso, porque eles fazem um tipo de som que cai bem nas rádios etc. Quando o artista tem muita presença e força, a participação do produtor é menos notada. Mas ela sempre está presente, com maior ou menor intensidade.
E aí Denílson, as bandinhas que o cara produziu são realmente terríveis, mas o D2 deve ter ensinado umas coisinhas pra ele. Pau que nasce torto se endireita. Eu boto fé.
Já perguntaram aqui no blog se o Lula Queiroga iria ser pago por Elba Ramalho para produzir o album 'Raízes e Antenas '. Tem sentido , pois poderia rolar uma troca de caridades , ele trabalharia na produção gratuitamente em troca de prestígio em sua carreira de cantor-produtor-compositor. Ou até menos em troca de um up . Se encaixa o mesmo questionamente no caso desse Leandro e da Maria Rita ...
Erro gravíssimo Anderson é você taxar Elis de melhor cantora do Brasil.Gosto é muito pessoal para ser monopolizado.Posso citar milhôes de qualidades exaltadas em Elis que não me causam nenhum efeito,como milhões de defeitos que cosidero relevantes e importantes para mim.Elis fez parte de de uma outra época,de autoritarismo,ditadura mesmo,machismo competitivo de querer impor e convencer uma mulher artista de sentar em posto supremo,como se fosse uma "miss" uma deusa das deusas,numa de minar a força silidária entre as mulheres.Elis brigava e agredia todas outras,para felicidade dos machos.Elis depois dessa primeira fase lamentável,passou a imitar descaradamente Ella Fitzgerald e logo após,a nossa Elsa Soares,contando sempre com o apoio fundamental da mídia(televisiva e jornalística),da indústria e da prioridade do melhor do repertório dos nossos maiores compositores na época.Mas foi uma grande cantora,como sua filha é.
eu acho que a maria rita devia chamar o marcelo camelo pra produzir um disco dela. ia ser muito bom. ele fez um ótimo trabalho produzindo o disco do bebeto castilho.
Estou com o José Henrique. Também gostei do 'Segundo'.
Maria Rita entende a importância do samba no repertório de uma cantora brasileira, bem como suas diversas possibilidades. Interpreta-o muito bem, à sua maneira, com o auxílio de arranjos justos e músicos muito profissionais.
O samba é uma mansão. Tem algumas portas e diversos cômodos. Há várias maneiras de entrar e de estar no samba.
Pela porta da frente, entram naturalmente os grandes sambistas e seus seguidores. Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Beth Carvalho.
Como apreciador, entrei por uma porta lateral. Os primeiros sambas que ouvi foram 'Madalena' (Ivan Lins) e 'Apesar de Você' (Chico Buarque). Gostei de cara. Os sambas que o Gilberto Gil fez para a Elis cantar, então...
E tem a porta da bossa-nova, do samba-canção, do sambalanço e a dos compositores jovens interpretados pela Maria Rita. Acho que estes trazem uma coisa boa para a mansão do samba, que é a renovação, a crônica dos temas atuais e a juventude.
Um jornalista especializado em música - fã de cantoras e colecionador de CDs e DVDs - que acredita no ofício de escrever racionalmente sobre a mais emocional das formas de arte.
25 Comments:
Maria Rita não precisa se "renovar" mas acredito que ser produzida por Leandro vai fazer bem a ela.
Não conheço nada do Leandro Sapuchay e peço para os companheiros desse blog que me respondam: quem é esse cara? ele tá com essa bola toda mesmo? Não sei, mas pelo visto pode ser bom pra Maria Rita sair um pouco da estrutura rígida - piano, baixo, bateria- de seus discos anteriores. Abraço a todos. Anderson Falcão. Brasília.
espero que a gravadora não imponha canções de outros contratados da casa.
Esse Leandro é muito ruinzinho. Sambinhas de quinta categoria. E o pior q a Maria Rita deve incluir algumas dele. Coitada!! Mais uma mal produzida!!! Imagino a qualidade do repertorio. Nada de Chico, Milton e outras feras q Maria Rita deveria gravar!!
Pena!
Pois é.
Quem é esse Leandro Sapucahy? Que contribuição ele tem dado à renovação da música brasileira?
Muito doido isso.
Na minha opinião, trata-se de mais uma jogada marketeira da MR, tentando se associar ao movimento sambista da Lapa carioca. Pressinto um erro colossal.
Agora, o Leandro com certeza sai ganhando.
abração,
Denilson
Não sei porque tanta gente não gosta do sengundo disco da Maria Rita, eu acho ótimo.
Alguém com influência fala, outros vão falando e cria-se uma, como diria Noel Rosa, verdade duvidosa.
Acontece o mesmo com o segundo disco dos Secos & Molhados que todos dizem ser fraco, é fraco nada! É tão forte quanto o primeiro.
Quanto ao Sapucahy não conheço bem, só sei que ele faz ou fazia parte da banda de Marcelo D2. E se anda com D2 deve ser bom.
Por último, vou levar pedrada mas não me importo, acho Maria Rita melhor do que a mãe.
Jose Henrique
Concordo com José Henrique,e já que o povo insiste em comparar:Os primeiros discos de Elis Regina são intragáveis e inaudíveis.Maria Rita começou bem melhor.
José Henrique,
De acordo com matéria sobre o Leandro que saiu em O DIA, as referências dele (produziu "Sorriso Maroto", "Boka Loca" e "Kiloucura") não são lá as mais animadoras.
http://fmodia.terra.com.br/revistadafmodia/materias/toquesucesso.html
PS: também adoro o segundo disco dos Secos & Molhados.
abração,
Denilson
Ao anônimo das 4:12: você incorreu em um erro gravíssimo. Comparar os primeiros trabalhos de Elis Regina e Maria Rita. Elis era uma jovem pobre, da periferia de Porto Alegre quando gravou seus primeiros trabalhos. Não era bancada por gravadora nenhuma, aliás, gravadora mesmo, só entrava para ditar o repertório e o estilo que a "nova Celly Campelo" deveria ter. Mas acontece que essa história durou apenas três discos e que, daí pra frente, Elis traçou uma carreira única, que a levou ao posto de melhor cantora do Brasil. Mais de 20 anos após a morte desta, eis que surge uma cantora com gestos, timbre, repertório extremamente parecidos com os de Elis. Como se não bastasse, e também por caudsa disso, sua filha Maria Rita. A receita de sucesso para qualquer gravadora. Não foi a toa que Maria Rita recebeu da Warner um investimento milhonário com direito a outdoors espalhados por toda São Paulo, com matéria no Fantástico e, pasmem, até notícia no jornal nacional. Uma estrutura que levou muitos, inclusive eu por algum tempo, a pensar que a menina era apenas uma invenção da indústria fonográfica. Nem 8, nem 80. Ela não é uma invenção, mas também está longe de poder ser comparada a uma das maiores cantoras do mundo, como acima fizeram vocês. No fim das contas, gosto de Maria Rita, mas falta nela aquilo que o Milton disse lindamente: "Foi nos bailes da vida, ou num bar, em troca de pão/ que muita gente boa pôs o pé na profissão/ de tocar um instrumento e de cantar/ não se importando se quem pagou quis ouvir". Anderson Falcão.
O trabalho do Leandro passa a quilômetros da Lapa. Está na Barra da Tijuca. Samba para moderninhos, mauriçocas e patricinhas àvidos por novidades. Fraco.
PResidente
Os primeiros discos da mãe da Maria Rita datam dos anos 60. Maria acabou de gravar! Essas comparações são ignorantes e ridículas. Ô povinho de QI 5...
O link que o Denilson postou aqui tem um comentário do Leandro que dá uma dimensão da ignorância do sujeito:"No samba, tudo sempre foi empurrado com a barriga. Meu objetivo é chegar cada vez mais num grau de sofisticação. Mesmo sendo popular e comercial, dar ao samba tratamento de MPB", explica. Isso significa dizer que o Dino 7 Cordas empurrou com a barriga a produção dos álbuns mais viscerais (e sofisticados) da música popular brasilera, os Discos de Cartola pela Marcus Pereira nos anos 70. Nem vou comentar a produção atual, que prima pela excelência, como os discos produzidos pelo Moacyr Luz, Maurício Carrilho, e outros.
O cara precisa baixar a bola e sacar que enfiar teclados e samplers no samba (ou harpa, como gosta a queridinha do Brasil, Marisa Monte) não o torna sofisticado mas o transformam num Frankstein.
Gosto muito dos dois primeiros álbuns de MRita. Espero que o Leandro não estrague o terceiro.
Help! I need somebody, Help!
PResidente
tenho medo. muito medo, quando as gravadoras colocam certos produtores do momento para produzir discos de cantoras cujo estilo não tem nada com eles, é receita de desastre, espero que maria rita tenha inteligência e sensibilidade para não cair nas armadilhas das músicas, letras e arranjos simplórios do produtor.
Ela tem 3 produtores na familia ... o pai Cesar , os irmãos João Marcello ( filho de Elis com Ronaldo ) e Marcelo Mariano ( filho de Cesar com Marisa Gata Mansa ) . Mas preferiu escolher esse aí porquê Mauro ?
O que faz REALMENTE um produtor ?
Escolhe repertório e instrumentos ?
Vejo sempre aqui no blog você falar sobre produtores mas nunca sei o que ele faz REALMENTE !
Poderia nos explicar por favor ?!
Sei que é tão importante quanto o artista mas dizer que ele 'produz'o album não me acrescenta muito ! Dê detalhes
Um abraço , Tom
Boa pergunta Tom , também tenho essa duvida . Diz aí Mauro !
Vamos lá: o produtor tem a função de viabilizar tecnicamente as idéias do artista, chamando músicos, ajudando na escolha do repertório, opinando nos arranjos, dando um padrão ao som e formatando o conceito do disco. É claro que o limite da função é estabelecido pela liberdade desfrutada pelo artista. Há produtores que impõem seu estilo - e às vezes são chamados pelas gravadoras exatamente por isso, porque eles fazem um tipo de som que cai bem nas rádios etc. Quando o artista tem muita presença e força, a participação do produtor é menos notada. Mas ela sempre está presente, com maior ou menor intensidade.
E aí Denílson, as bandinhas que o cara produziu são realmente terríveis, mas o D2 deve ter ensinado umas coisinhas pra ele.
Pau que nasce torto se endireita.
Eu boto fé.
Jose Henrique
Já perguntaram aqui no blog se o Lula Queiroga iria ser pago por Elba Ramalho para produzir o album 'Raízes e Antenas '. Tem sentido , pois poderia rolar uma troca de caridades , ele trabalharia na produção gratuitamente em troca de prestígio em sua carreira de cantor-produtor-compositor. Ou até menos em troca de um up . Se encaixa o mesmo questionamente no caso desse Leandro e da Maria Rita ...
OK Mauro
Eu agradeço .
Acredito sim que possa rolar 'uma troca de caridades '...
Mas não acredito que Leandro vá impor sua grife no trabalho de Maria Rita !
Erro gravíssimo Anderson é você taxar Elis de melhor cantora do Brasil.Gosto é muito pessoal para ser monopolizado.Posso citar milhôes de qualidades exaltadas em Elis que não me causam nenhum efeito,como milhões de defeitos que cosidero relevantes e importantes para mim.Elis fez parte de de uma outra época,de autoritarismo,ditadura mesmo,machismo competitivo de querer impor e convencer uma mulher artista de sentar em posto supremo,como se fosse uma "miss" uma deusa das deusas,numa de minar a força silidária entre as mulheres.Elis brigava e agredia todas outras,para felicidade dos machos.Elis depois dessa primeira fase lamentável,passou a imitar descaradamente Ella Fitzgerald e logo após,a nossa Elsa Soares,contando sempre com o apoio fundamental da mídia(televisiva e jornalística),da indústria e da prioridade do melhor do repertório dos nossos maiores compositores na época.Mas foi uma grande cantora,como sua filha é.
eu acho que a maria rita devia chamar o marcelo camelo pra produzir um disco dela. ia ser muito bom. ele fez um ótimo trabalho produzindo o disco do bebeto castilho.
Estou com o José Henrique. Também gostei do 'Segundo'.
Maria Rita entende a importância do samba no repertório de uma cantora brasileira, bem como suas diversas possibilidades. Interpreta-o muito bem, à sua maneira, com o auxílio de arranjos justos e músicos muito profissionais.
O samba é uma mansão. Tem algumas portas e diversos cômodos. Há várias maneiras de entrar e de estar no samba.
Pela porta da frente, entram naturalmente os grandes sambistas e seus seguidores. Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Beth Carvalho.
Como apreciador, entrei por uma porta lateral. Os primeiros sambas que ouvi foram 'Madalena' (Ivan Lins) e 'Apesar de Você' (Chico Buarque). Gostei de cara. Os sambas que o Gilberto Gil fez para a Elis cantar, então...
E tem a porta da bossa-nova, do samba-canção, do sambalanço e a dos compositores jovens interpretados pela Maria Rita. Acho que estes trazem uma coisa boa para a mansão do samba, que é a renovação, a crônica dos temas atuais e a juventude.
Todo mundo tomou na cara! O Cd ficou muito bom! kkkkkk
Postar um comentário
<< Home