6 de janeiro de 2007

Dudu regrava 12 sambas-enredos via 'Faustão'

Dudu Nobre (foto) vai estrear na gravadora Universal Music com álbum de regravações. A idéia da companhia é que o cantor grave um CD com doze sambas-enredos antigos, escolhidos em votação popular no programa Domingão do Faustão, comandado pelo apresentador Fausto Silva aos domingos na Rede Globo. Dudu vai participar de três edições do Domingão. A cada programa, o público vai eleger quatro sambas-enredos para o disco, que tem lançamento agendado para março - ainda no embalo do Carnaval.

36 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é cd desse tipo que estraga carreira, pobre Dudu

6 de janeiro de 2007 às 10:56  
Anonymous Anônimo said...

Que pena ! faustão consegue estragar até quem tem talento !
A Globo joga terra em cima de tudo que é legal ! tomara que o Dudu, faça um bom trabalho. Vamos aguardar !

Edu abc

6 de janeiro de 2007 às 17:15  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

o dudu é pai de familia e tem uma esposa que deve gastar muito em academia para manter aquele corpo escultural, mas isso não justifica que um artista que tem seu talento avalizado por beth, zeca, mornarco e tanto outras feras do samba, aceite esse tipo de imposição de gravadora a beira da falência.
um verdadeiro absurdo.
já pensou se essa moda pega.
sugiro ao dudu que rasgue esse contrato e rateie a multa entre seus cumpradres do samba e vá ser livre.
memoria_pele@hotmail.com

6 de janeiro de 2007 às 18:10  
Anonymous Anônimo said...

Discordo, porém respeito Celeste. São cd's deste tipo que marcam e são considerados como antológicos. Acho que muitos cantores deveriam voltar a gravar sambas-enredo(como fez maravilhosamente a Bethânia com o samba da Portela de 81, Das maravilhas do mar fez-se o resplendor de uma noite, que aliás é a música mais bela do cd Mar de Sophia, simplesmente arrebatador na sua voz).
Lembrando também que um samba-enredo projetou definitivamente Beth Carvalho quando gravou no início dos anos 70 um samba da Unidos de São Carlos, hoje Estácio de Sá, chamado Rio Grande do Sul na Festa do Preto Forro, belíssimo também.
Dudu teve uma ótima visão visto que o gênero samba-enredo andava em baixa, mas dependerá da escolha do repertório para não cometer erros. Martinho da Vila foi outro que gravou um cd só de sambas-enredo em 1978, um dos seus melhores e maiores trabalhos sem dúvida! Martinho deu projeção a belos sambas esquecidos (só preciosidades do gênero) como: Sublime Pergaminho (da Unidos de Lucas), Chico Rei (do Salgueiro, Quatro Séculos de Modas e Costumes (da Vila), .... Pra quem gosta de samba-enredo este cd/ vinil é indispensável! E lembrar também do grande intérprete Mestre Marçal que também gravou um cd só de sambas-enredo, em 1993(este infelizmente não possuo na minha vasta discografia de sambas).
Salve todos os cantores que abraçam o gênero: Beth, Clara, Roberto Ribeiro, Martinho, Mestre Marçal, Dona Ivone, Luiz Carlos da Vila, Fernanda Abreu, Bethânia, Marcelinho Moreira, ...., artistas que permanecem até hoje e que felizmente não tiveram "estragadas" as suas carreiras, por sinal gloriosas. Salve Dudu, bola dentro! Agora sim, passo a te enxergar com outros olhos. Abraços a todos.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Por favor poderia ser um álbum duplo, só de clássicos com sambas como: Aquarela Brasileira (esse todo mundo já gravou), Heróis da Liberdade, Liberdade, Liberdade, Os sertões, Monteiro Lobato, ... Por favor não esqueça da safra dos anos 80 e 90 pouco registradas em discografia! Caro Mauro, não seriam 16? 12 escolhidas pelo público e 4 pelo cantor?

6 de janeiro de 2007 às 22:13  
Anonymous Anônimo said...

Só para registrar os álbuns do Martinho de 78, chama-se: Sambas-enredo e o do Mestre Marçal: Sambas-enredo de todos os tempos, de 1993. Gostaria muito de tê-lo, mas pena a gravadora tirá-lo de catálogo. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

6 de janeiro de 2007 às 23:34  
Anonymous Anônimo said...

ele faz sucesso ? se faz não entendo seu sucesso ...
péssimo cantor , marrento , feio e com fracas composições !

7 de janeiro de 2007 às 01:33  
Anonymous Anônimo said...

ESPERO QUE COM ESSE CD O DUDU ESTRAGUE ( E ENCERRE ) SUA CARREIRA DE VEZ . UM PSEUDO-SAMBISTA É O QUE ELE É !

7 de janeiro de 2007 às 05:29  
Anonymous Anônimo said...

esse enganador só pode mesmo se achar bem acompanhado com Fausto Silva. Ainda bem que o povo na sua sabedoria, mais cedo ou mais tarde, acaba arrumando com esses abortos musicais tipo Dudu, Jorge Vercilio, Danni Carlos, etc... Arre!!

7 de janeiro de 2007 às 07:52  
Blogger Mauro Ferreira said...

Marcelo, serão 12 escolhidos no programa do Faustão. Se haverá mais quatro, não sei.

Aos que falam mal de Dudu, deveriam ouvir seu último disco de inéditas, Festa em meu Coração, bem melhor que o último de inéditas do Zeca. Infelizmente, não aconteceu. Dudu é do ramo e já era gravado por Zeca antes de ficar famoso.

7 de janeiro de 2007 às 08:12  
Anonymous Anônimo said...

Boa Mauro. Gente que não gosta de samba e não entende do riscado marreta os outros sem argumento. Um abraço.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de janeiro de 2007 às 12:15  
Anonymous Anônimo said...

E lamento o cd não sair antes do carnaval, erro estratégico da gravadora!
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de janeiro de 2007 às 12:17  
Anonymous Anônimo said...

Me admira a posição do Rosemberg (pessoa coerente na qual eu respeito muito neste blog) ser contra este tipo de escolha, visto que o gênero anda totalmente esquecido. Vai entender? Um abraço,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de janeiro de 2007 às 12:27  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

marcelo, eu não sou contra que o dudu faça um cd de sambas de enredo, muito pelo contrario adoro carnaval, o problema é usar um programa de televisão para fazer a seleção dos sambas.
a memória popular é curta, e certamente as pessoas votarão em sambas recentes o que convenhamos não seria boa idéia visto que os sambas enredos ultimante deixam muito a desejar.
outra coisa, se é para escolher um programa de televisão´para fazer tal escolhar, por que tem que ser o faustão( ja sei até a resposta), por que não escolher o programa samba de primeira.
volto a afirmar, o artista tem que ter liberdade para escolha de repertório.
o dudu aceitando tal coisa, acaba nivelando sua obra, a produtos descartáveis como o falecido grupo é o tchan que todas as vezes que tinha que trocar um componente, fazia esse tipo de votação popular.
acho que o dudu não precisa disso e duvido que uma gravadora teria coragem de fazer tal proposta a artostas como chico, bethania, marisa, lulu entre outros.

um abraço.
memoria_pele@hotmail.com

7 de janeiro de 2007 às 14:09  
Blogger Mauro Ferreira said...

Marcelo, concordo com Rosemberg. Pelo que parece, o projeto terá um tom populista que pode comprometer sua qualidade. Só vendo quando o disco sair...

7 de janeiro de 2007 às 14:13  
Anonymous Anônimo said...

Como conhedor de samba(deixando a modéstia de lado) acho o Dudu fraquinho, fraquinho.
Ele e o Faustão se merecem, duas malas.
Se querem ouvir samba bom, ouçam o cd "Memoria em verde e rosa" do Tantinho, esse sim uma obra prima pra posteridade.

José Henrique

7 de janeiro de 2007 às 18:18  
Anonymous Anônimo said...

Agora sim. Entendo o posicionamento. Mas se por um lado o artista explorar sambas-enredo das décadas de 60 até o início dos anos 90, não correremos este risco. Mauro pelo que sei sobre o projeto pessoas avalizadas e do meio ajudarão na escolha do repertório, tais como: Rildo Hora, Haroldo Costa, Sérgio Cabral e outros que não me recordo.
Fique descansado pois não correremos o risco de escutar Xuxa, Ronaldo Fenômeno e outras "pérolas" que as Super Escolas de Samba S/A insistiram em transformar nos seus recentes enredos em detrimento do jabá/patrocínio.
Espero escutar muito Sonho de um sonho, Bumbumpaticumbumprugurundum, É Hoje, Domingo, Pra tudo se acabar na quarta-feira,Contos de Areia, Eu quero, Hoje tem marmelada, Raízes, Os Sertões, Mar baiano em noite de gala, Arte negra na legendária Bahia, A criação do mundo na tradição nagô, E por que não?,..... e tantos sambas-enredos lindos compostos pelos verdadeiros sambistas, advindos das respectivas alas de compositores (por sinal todas maravilhosas). Só não pode cair também no pecado de só ter sambas clássicos, muitas vezes regravados por muitos artistas. Terão que explorar sambas do período no qual me referi.
Esclarecido Rosemberg, tratou-se de um mal entendido, você que tantas vezes defende como eu, a bandeira das nossas escolas de samba e do samba, não poderia de forma alguma se posicionar contra esta iniciativa. E quanto ao Faustão, não acho ruim até porque o samba precisa de espaço (principalmente as escolas de samba, que não tem um lugar digno na mídia desde os tempos do saudoso Chacrinha). Um forte abraço aos dois.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Eu me amarro no Perlingeiro mas por aqui não rola o programa dele, só o Carnaval do Povão. CNT aqui rola exorcismo o dia todo, infelizmente.

7 de janeiro de 2007 às 20:39  
Anonymous Anônimo said...

Dudu Nobre não tem o menor carisma, com suas correntes e cordões de ouro, mais parece um desses mauricinhos do pagode. Suas composições, quando gravadas por gente bamba, como o Zeca, ainda se salvam. Deveria investir mais na carreira de compositor.

8 de janeiro de 2007 às 11:51  
Anonymous Anônimo said...

José Henrique você conhece aqule ditado: cão que ladra não morde? Você é muito "entendido", mas deixe os tópicos de samba para quem realmente conhece, deixe o Marcelo e o Rosemberg escrever!

8 de janeiro de 2007 às 13:06  
Anonymous Anônimo said...

Eu sou exceção cara, eu ladro e mordo.
A rapaziada aqui gosta de pegar no pé.
Anotou a dica? Tantinho!

Jose Henrique

9 de janeiro de 2007 às 03:02  
Anonymous Anônimo said...

ATÉ COMO COMPOSITOR ANDA FRACO , COM SINAIS DE CANSAÇO .

9 de janeiro de 2007 às 05:20  
Anonymous Anônimo said...

COM OS COMENTÁRIOS DE ROSEMBERG E MARCELO NESSE POST PERGUNTO AO DOIS ( OU ATÉ AO DIOGO , LUC OU MAURO FERREIRA ) , DUDU ESTÁ NA FOTO COM UM CAVAQUINHO . BETH VIVE COM UM CAVAQUINHO NAS CAPAS DE SEUS CDS .
NO POST SOBRE ADRIANA CALCANHOTTO SURGIU UMA DÚVIDA QUE NINGUÉM ATÉ AGORA RESPONDEU . TÔ CURIOSO TAMBÉM ! BETH CARVALHO TOCA VIOLÃO DE VERDADE OU SÓ ARRANHA , E CAVAQUINHO ? SÓ FAZ POSES PARA FOTOS DE SEUS TRABALHOS ?

LUC SABE TUDO SOBRE ENCARTES QUE EU SEI . JÁ DEU SHOW AQUI NO BLOG
DIOGO SABE TUDO SOBRE MPB . ROSEMBERG IDEM
MARCELO SABE TUDO BETH CARVALHO, SUA PREFERIDA
NOS AJUDEM POR FAVOR , RESPONDAM AQUI OU NO POST DA ADRIANA CALCANHOTTO .

ABRAÇOS
SA M (RJ )

COM DIREITO A INDICAR FAIXAS - SE POSSIVEL - ONDE ELA TOCA VIOLÃO . EX : CANÇÃO 'TAL 'DO LP/CD 'TAL'

9 de janeiro de 2007 às 06:07  
Anonymous Anônimo said...

Pagodeiro sim !
Sambista não !

9 de janeiro de 2007 às 06:47  
Anonymous Anônimo said...

Sa M,

A Beth é uma cantora virtuosa, toca cavaquinho e violão sim. Arranha no banjo e no surdo. Quanto às gravações de disco não me recordo dela tocando cavaco. No dvd do Theatro Municipal ela toca na música Folhas Secas. No especial do Multishow: BC Pérolas do Pagode e na entrevista concedida ao Programa do Jô ela também toca cavaco (Folhas Secas, A Flor e o Espinho e toca Andança no violão).
No dvd A madrinha do samba ela toca surdo na faixa Agoniza mas não morre (ela engana no instrumento. Quanto a tocar nos discos a Beth não tem necessidade visto que sempre teve grandes craques do instrumento como: Alceu Maia, Mauro Diniz, Márcio Almeida e agora Maurílio do Quinteto em Branco e Preto. E no violão ela possui uma das maiores assumidades que é o Carlinhos 7 cordas. Um abraço,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Das cantoras de samba não só a Beth toca instrumentos, temos também Dona Ivone Lara (cavaquinho)e Alcione (trompete).

9 de janeiro de 2007 às 12:20  
Anonymous Anônimo said...

Esqueci de comentar mas acho que a única capa de Beth com cavaquinho é no álbum Nome Sagrado, no qual ela exibe o instrumento que lhe foi dado por Nélson Cavaquinho.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

9 de janeiro de 2007 às 12:25  
Anonymous Anônimo said...

Sa M, Beth Carvalho se acompanha no cavaco que recebeu de presente de Nelson Cavaquinho. Se é craque, não sei dizer.
No DVD de 40 anos de carreira, a cantora toca o instrumento em algumas das músicas (Folhas Secas e num duo com Zeca Pagodinho).
Informações tiradas da Internet, porque de Beth Carvalho não conheço praticamente nada.
O Mauro fez a resenha desse DVD.
Abraço.

9 de janeiro de 2007 às 12:46  
Anonymous Anônimo said...

Verdade no dvd/cd A Madrinha do Samba ao vivo convida, a Beth toca cavaquinho e canta com com Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto e Sombrinha as músicas: Camarão que dorme a onda leva, São José de Madureira e Dor de Amor. Um abraço.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

9 de janeiro de 2007 às 20:58  
Anonymous Anônimo said...

Bom dia pessoal
Bem , na capa do LP ' Beth Cavalho ao vivo em Montreaux ' de 1987 ela aparece tocando violão . Não sei em qual faixa ela toca . Não ouvi o LP e esse trabalho não existe em CD/DVD .
Sei que Beth fez sucesso com sua apresentação . Muito por conta da sua comunicação com a platéia ( Ela se comunicava em francês com os presentes no show ).
Gostaria muito de ouvir com ela ' Samba do Avião ' . Está no LP mas é dificil de achar um sebo que tenha !
Pena !

10 de janeiro de 2007 às 08:48  
Anonymous Anônimo said...

Como é Diogo ? Beth cantando " Samba do avião " ? E em Montreaux ? Ai !!!

10 de janeiro de 2007 às 16:51  
Anonymous Anônimo said...

Possuo o lp Beth Carvalho ao vivo em Montreux e equivocadamente no site da cantora a capa aparece com Beth e um instrumento (violão ou cavaco). Mas na verdade a Capa tem o rosto da cantora em formato de letreiro com dois componentes de sua banda. É um dos discos mais bonitos de Beth e foi lançado também em vhs (infelizmente não possuo, Mauro poderia dizer se há a intenção da cantora em fazer como Martinho, lançar este show de 87 em formato de dvd e o do ano de 2005?)
E o repertório como sempre de prima:
1) Da melhor qualidade (Arlindo Cruz e Almir Guineto);
2) Nas rimas do amor (Sombrinha e Adilson Victor) belo samba;
3) Samba do Avião (Tom Jobim);
4) Pé de vento (Jorge Aragão);
5) Andança (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós);
6)O encanto do Gantois (Moraes Moreira e Edil Pacheco) - Outro belo samba em homenagem a Mãe Menininha;
7) Alô Montreux (música incidental "Alô Madureira" - João Nogueira - adap. Túlio Feliciano)
8) Carro de Boi (Manacéa);
9) A vovó Chica (Jurandir da Mangueira);
10) Nas veias do Brasil (Luiz Carlos da Vila);
11) Tristeza (Niltinho Tristeza e Haroldo Lobo) - Outro belo e conhecidíssimo samba;
Madureira Chorou (Carvalhinho e Júlio Monteiro);
12) Barracão (Luiz Antônio e Oldemar Magalhães);
13) Firme e Forte - Grande sucesso carnavalesco da Beth de 1983, que não entendo como ela não coloca nos seus dvd's;
14) Cacique de Ramos (Sereno e o grande Noca da Portela, autor de Virada outro sucesso excluído pela cantora);
15) Vou Festejar (Jorge Aragão, Dida e Neoci).
Pena não poder digitalizá-lo, teria o prazer de compartilhar com todos. E nada a ver o preconceito ou espanto de saber que a Beth canta uma música do Tom. Abraços,
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

10 de janeiro de 2007 às 19:43  
Anonymous Anônimo said...

Exato 2:51
'Samba do avião ' com Beth Carvalho
Uma das minhas preferidas do Tom . Daí a minha curiosidade ...

11 de janeiro de 2007 às 02:16  
Anonymous Anônimo said...

Quando se fala de mulheres que cantam , tocam e compõe não podemos esquecer de Joyce. O LP "Feminina" teve êxito numa época em que não havia na música brasileira muitas mulheres compositoras que cantassem e se acompanhassem ao violão . E ela fazia tudo isso . Com charme , competência e muita feminilidade .

11 de janeiro de 2007 às 05:55  
Anonymous Anônimo said...

Poxa Marcelo ... estava todo contente porquê vc tem esse LP .
Mas aí veio o tapa " Pena não poder digitalizá-lo, teria o prazer de compartilhar com todos "
Como disse tudo amo 'Samba do Avião 'e tem tudo a ver comigo que sou carioca mas moro em Santa Catarina !

Valeu ! Abraços
Diogo !

11 de janeiro de 2007 às 07:39  
Anonymous Anônimo said...

Ô Diogo,

Eu gostaria muito de te ajudar cara, mas eu não faço a mínima idéia como digitalizar o lp. E Mauro não me respondeu sobre a intenção de transformar em dvd os dois shows da cantora em Montreau como fez Martinho.
Caso eu consiga esta música pela net te passo Diogo.
Abraço aos dois.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

11 de janeiro de 2007 às 21:08  
Blogger Mauro Ferreira said...

Marcelo, já informei aqui no blog certa vez: Beth é dona da matriz da gravação de Montreux, mas me contou te perdido o papel assinado pelos músicos na época que permitiria futuras reedições do disco. Não sei se foram feitas imagens do show.

11 de janeiro de 2007 às 23:57  
Blogger Mauro Ferreira said...

Isso mostra que nem sempre é bom artista ser dono de matriz. Toda a obra de Beth na BMG já foi reeditada, com exceção do montreux e do coração feliz, por conta do pot-pourri de marchinhas que ultrapassa um número permitido de músicas, pelas leis atuais.

11 de janeiro de 2007 às 23:59  
Anonymous Anônimo said...

Beth em Montreaux ? Que chique !
Amo Samba do Avião mas não consigo imaginar com ela . Que me desculpe o Marcelo e o Diogo , que parecem que são fãs , mas já ouvi Chega de Saudadde com ela é ficou muito ruim !

12 de janeiro de 2007 às 00:36  

Postar um comentário

<< Home