3 de dezembro de 2006

Retrô 2006 - A consagração do U2 no Grammy

Na noite de 8 de fevereiro, o U2 (foto) foi consagrado na 48º edição do Grammy. Com a vitória em cinco categorias, o grupo irlandês faturou troféus sempre importantes como os de Álbum do Ano (How to Dismantle an Atomic Bomb), Canção do Ano (Sometimes You Can't Make it on your Own), Álbum de Rock e Melhor Performance de Rock, derrotando concorrentes como o rapper Kanye West, o cantor Neil Young e o grupo Foo Fighters.

O CD How to Dismantle an Atomic Bomb saiu no primeiro semestre de 2005 e foi saudado com entusiasmo pela crítica por ter sedimentado a volta da banda às suas origens, em retomada iniciada no anterior All That You Can't Leave Behind (2001).

A noite foi do U2 e, em esfera mais ampla, do rock politizado. Ao premiar nomes como o trio americano Green Day, o 48º Grammy laureou também a música que não se restringe à mera função de entretenimento, procurando conscientizar os ouvintes a respeito das injustiças sociais que atrapalham a evolução da humanidade.

A propósito, o discurso humanitário de Bono Vox também ecoou forte em apresentação messiânica da Vertigo Tour no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP), na noite de 20 de fevereiro. É para ficar na memória dos paulistas e dos brasileiros (e do próprio U2).

1 Comments:

Anonymous Hugo said...

é isso aí, Mauro

5 de janeiro de 2010 às 14:58  

Postar um comentário

<< Home