29 de outubro de 2009

Morte de Mercedes traz 'Cantora' para o Brasil

Lançado na Argentina no primeiro semestre de 2009, o último álbum de Mercedes Sosa (1935 - 2009) - Cantora, projeto de duetos desmembrado em dois volumes vendidos separadamente - permanecia sem edição nacional. Contudo, a morte da intérprete em 4 de outubro, aos 74 anos, motivou a gravadora Sony Music a lançar Cantora no Brasil em novembro de 2009. No caso, numa edição dupla que agrega CD (com 19 faixas selecionadas entre os 35 fonogramas dos dois volumes) e DVD (com 16 vídeos captados no estúdio durante a gravação do álbum produzido por Popi Spatoko com direção artística de Afo Verde e Rafa Vila). Entre as faixas da edição nacional de Cantora, figuram - tanto no CD como no DVD - os duetos de Mercedes com Caetano Veloso e Daniela Mercury. Com Caetano Veloso, Mercedes revive a canção de 1967 Coração Vagabundo em encontro retratado na foto acima por Fabián Maltus, filho da intérprete. Com Daniela, o dueto acontece em O Que Será? - a música de Chico Buarque que também integra o repertório do novo álbum da artista baiana, Canibália, aliás já editado na Argentina (e em Portugal), mas ainda inédito no Brasil.

10 comentários:

  1. Lançado na Argentina no primeiro semestre de 2009, o último álbum de Mercedes Sosa (1935 - 2009) - Cantora, projeto de duetos desmembrado em dois volumes vendidos separadamente - permanecia sem edição nacional. Contudo, a morte da intérprete em 4 de outubro, aos 74 anos, motivou a gravadora Sony Music a lançar Cantora no Brasil em novembro de 2009. No caso, numa edição dupla que agrega CD (com 19 faixas selecionadas entre os 35 fonogramas dos dois volumes) e DVD (com 16 vídeos captados no estúdio durante a gravação do álbum produzido por Popi Spatoko com direção artística de Afo Verde e Rafa Vila). Entre as faixas da edição nacional de Cantora, figuram - tanto no CD como no DVD - os duetos de Mercedes com Caetano Veloso e Daniela Mercury. Com Caetano Veloso, Mercedes revive a canção de 1967 Coração Vagabundo em encontro retratado na foto acima por Fabián Maltus, filho da intérprete. Com Daniela, o dueto acontece em O Que Será? - a música de Chico Buarque que também integra o repertório do novo álbum da artista baiana, Canibália, aliás já editado na Argentina (e em Portugal), mas ainda inédito no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Lenda viva da tradicional música gaucha, Luiz Carlos Borges - que era amigo de Sosa - também integra o time de brasileiros do album.

    ResponderExcluir
  3. Senti falta de Joan Baez em " Cantora ". Entre os convidados de La Sosa só Shakira,Jorge Drexler,Gustavo Santaolalla e talvez Caetano Veloso sejam conhecidos nos quatro cantos do mundo.

    A necessidade de incluir convidados de outros países - só pra compensar a comum ausência de grandes nomes da música americana ? - até globaliza o album mas não o torna sinônimo de qualidade e/ou vendas ...

    Por isso, não raro albuns de duetos feitos por latino-americanos viram albuns de " world music ".

    ResponderExcluir
  4. Insinuas que se ela tivesse viva teríamos que importá-lo?

    ResponderExcluir
  5. " O Que Será? " - a música de Chico Buarque que também integra o repertório do novo álbum da diva cubana Omara Portuondo ?

    ResponderExcluir
  6. "Nada como a morte para dar um empurrãozinho extra na carreira de um artista", comentou um produtor de LA, quando da morte de Michael Jackson.

    ResponderExcluir
  7. Eu tô doido é pela reedição de "Corazón Americano" c/ Milton e Leon Gieco. Será ?

    ResponderExcluir
  8. Pois é, anônimo. Nem importado. RELÍQUIA!

    ResponderExcluir
  9. Tem na "Amazon": US 99,00!!!!!! e usado!
    Morrer parece ser uma bênção. Só não sei para quem.

    ResponderExcluir
  10. QUERO CANIBÁLIA DA DANIELA... NO BR... ATÉ NA ARGENTINA JÁ FOI LANÇADO... RAII AII ¬¬''

    ResponderExcluir

Este blog se mudou a partir de 1º de novembro de 2010 para o endereço http://blognotasmusicais.blogspot.com

Mas comentários para postagens antigas continuam bem-vindos, desde que feitos com educação. Abs, Mauro Ferreira