22 de setembro de 2009

Trilha de 'Caras & Bocas' projeta voz de Rosana

Vinte e três anos após gravar versão em português de Lovin' You, intitulada O Dom do Nosso Amor e incluída em seu segundo álbum (Coração Selvagem, 1986), Rosana tem sua voz projetada em todo o Brasil com a mesma música através da novela Caras & Bocas. Só que no original em inglês. A maior parte do público que cantou os sucessos da cantora na década de 80 - entre eles, Nem Um Toque e O Amor e o Poder, lançados naquele disco de 1986 - certamente nem desconfia que é dela a voz ouvida na regravação de Lovin' You, o tema que embala as cenas românticas do casal central da trama, Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). Lovin' You foi hit mundial em 1975 na voz da cantora norte-americana Minnie Riperton (1947 - 1979). Rosana regravou a música com o nome artístico de Rosanah Fiengo. Detalhe: ela reproduz os agudos atingidos por Riperton no célebre registro original de Lovin' You. A boa trilha internacional da novela Caras & Bocas acaba de ser editada em disco pela gravadora Som Livre.

26 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Rosana tem uma bela voz!
Apenas não soube conduzir sua carreira. Gravou coisas fáceis e pagou um preço alto por isso. Tudo que vem fácil vai fácil! É a lei da vida! Não tem mais volta... Em um país de segregação musical, ela está no limbo. Que pena! Gosto muito dela e reconheço que é uma grande cantora. Canta, muitas vezes, demais, mas canta. Não é como a maioria das novas cantoras. Tenho frequentado os shows das novatas. Meu Deus, ninguém canta. Poucas novatas cantam bem... É uma avalanche de gente sem talento. Como sou "antigo", não consegui ser moderno, não vejo graça nessa onda de cantoras desafinadas. Muita gente acha bacana ser desafinada. É moderno, diferente! Sou antigo mesmo!

22 de setembro de 2009 às 10:39  
Anonymous Garcia - SP said...

Rosana tem uma bela voz!
Apenas não soube conduzir sua carreira. Gravou coisas fáceis e pagou um preço alto por isso. Tudo que vem fácil vai fácil! É a lei da vida! Não tem mais volta... Em um país de segregação musical, ela está no limbo. Que pena!

22 de setembro de 2009 às 11:21  
Anonymous Anônimo said...

30 anos ?

22 de setembro de 2009 às 11:28  
Anonymous Anônimo said...

Rosana tinha que gravar um cd de boas músicas com suingue na MPB. Voz e balanço ela tem.

22 de setembro de 2009 às 12:28  
Anonymous Robson Reis said...

Mauro, também fiquei muito feliz ao ouvir a voz da "Deusa" na trilha sonora da novela. Eu já havia visto ela cantando essa música no programa do Rau Gil e em uma apresentação ao vivo em Junho deste ano...belíssima com certeza!
Torço pelo retorno dessa grande cantora aos holofotes da mídia, pois muita gente em evidencia hoje carece de talento vocal e carisma, coisas que Rosanah tem de sobra.

22 de setembro de 2009 às 12:45  
Anonymous Anônimo said...

Eu gosto dela e fique feliz por seu retorno. É uma deusa!

22 de setembro de 2009 às 13:15  
Anonymous Anônimo said...

Um bela voz e um repertório fraquissimo!


Leandro,

22 de setembro de 2009 às 14:11  
Anonymous fabio braga... said...

MAURO, QUE MILAGRE, FALANDO DA ROSANA SEM TOM IRÔNICO, PARABÉNS!!!
SÓ UMA CORREÇÃO, NÃO FOI LANÇADO UM ÁLBUM EM 1979 INTITULADO "FIQUE UM POUCO MAIS", O ANO ERA 1978, FOI LANÇADO APENAS UM COMPACTO E A CANÇÃO CITADA FOI DA NOVELA "PECADO RASGADO", O LP INTITULADO "FIQUE UM POUCO MAIS" VEIO PELA EMI ODEON EM 1988 APROVEITANDO O SUCESSO DA CANÇÃO "O AMOR E O PODER" E NESSE LP, AS CANÇÕES QUE HAVIAM ERAM AS LANÇADAS DOS COMPACTOS ENTRE 1978 E 1981!!!!

OBS: PARABÉNS PELA RESENHA, VEJO QUE REALMENTE FICOU MARCADO PRA VOCÊ O FATO DELA TER REPRODUZIDO OS AGUDOS IGUAIS AOS DE RIPERTON, ISSO ELA JÁ HAVIA FEITO EM 1987 QUANDO GRAVOU: "O DOM DO NOSSO AMOR" VERSÃO FEITA DESTA MESMA CANÇÃO "LOVIN YOU", ÓBVIO, EM PORTUGUÊS, PRO LP "CORAÇÃO SELVAGEM"

DE QUALQEUR FORMA, ROSANA FAZ MUITO MAIS DO QUE ISSO NOS SHOWS, QUEM VÊ, TEM O PRAZER DE USUFRUIR, QUEM NÃO VÊ, FICA COM AS DESAFINADAS MESMO!!!

22 de setembro de 2009 às 22:03  
Anonymous Marcelo - Belo Horizonte said...

Só quem pode assistir a um show da Rosana, sabe o quanto ela não canta absolutamente nada. Assisti a uma apresentação em que ela interpretava "Como nossos pais" e foi das coisas mais deprimentes que já vi. Desculpem os que gostam, mas pra mim não faz falta nenhuma, quando temos uma nova geração de cantoras com tanta qualidade, como, por exemplo, Roberta Sá.

22 de setembro de 2009 às 22:38  
Anonymous Fatinha said...

Rosana nao tem apenas um bela voz, a sua voz é fantastica!

23 de setembro de 2009 às 06:40  
Blogger Mauro Ferreira said...

Fábio, grato pelas correções e pela lembrança de O Dom de Nosso Amor. Já refiz o texto. Abs, MauroF

23 de setembro de 2009 às 07:46  
Anonymous Euler Rocha said...

Mauro, parabéns pelo texto!
Somente um adendo, Rosana é a melhor intérprete da MPB, incontestável, agora os comentários aqui postados sobre: má condução da carreira, músicas fáceis, descordo totalmente, respeitando as opiniões e fica uma pergunta: Quem têm o direito de julgar uma carreira brilhante, de muitos prêmios conquistado, milhões de discos vendidos tanto no Brasil e além fronteiras, shows sempre lotados, ovacionada pelo público e atualmente mesmo sem estar na mídia, emplaca uma regravação que ficou perfeita e encontra-se na parada de sucesso das rádios do país como uma das mais pedidas? Há pessoal, poupe-me! Outra coisa, as cantoras atuais também mencionadas aqui, muitas gravaram cd porque têm apadrinhamento, pois talento não possuem, então, acredito que o público do Brasil têm sim é que reverenciar esta DIVA da canção, que também com muito mérito é chamada de deusa, algo muito verdadeiro, pois ela é merecedora de todos os bons predicativos e ser para o público o que ela é, para mim basta, estou satisfeito!

23 de setembro de 2009 às 11:21  
Anonymous Anônimo said...

A Rosana tem uma voz muito bonita, pena q explorou mal seu repertorio. Em compensação, ela gravou um excelente disco, Gata de Rua, c/ produção de Roberto Menescal, so c/ canções de mpb e ineditas, prá mim sem duvida o melhor disco de sua carreira.
Gostaria muito, e faz tempo, de ter esse disco em cd q tem 3 faixas bonus ñ inclusas no vinil - no caso, Reves, Sentado a beira do caminho e As rosas podem falar. Tenho so o vinil e o cd ja procurei em diversos lugares mas nunca encontrei. Se alguem puder me ajudar, por favor poste aki.
Desde ja agradeço, e abraço em todos e todas...

23 de setembro de 2009 às 19:10  
Anonymous Anônimo said...

Bela voz que duvidar é só ouvir casa da bossa com Pery e Cesar camargo mariano em "barquinho".
Lindo!.

23 de setembro de 2009 às 19:12  
Anonymous Anônimo said...

Menos Euler...menos... A melhor interprete da MPB poderia ser Bethânia, Gal, Simone, Marisa Monte, mas Rosana???? Ela é boa, mas a mlhor está longe de ser..ainda mais com essa irregularidade na carreira e repertório.

23 de setembro de 2009 às 20:04  
Anonymous Anônimo said...

quem nasceu pra ser rosana nunca chega a ser elis regina

24 de setembro de 2009 às 08:26  
Anonymous Anônimo said...

Rosana grita demais na desculpa que seu som é rock´n roll e blues. Se ela soubesse dosar melhor seus gritos, suavizar e cantasse um repertório melhor, seria uma das grandes cantoras da MPB, mas, por enquanto é só uma boa cantora.

24 de setembro de 2009 às 08:47  
Anonymous Anônimo said...

Euler vc bebeu?
Quanta bobagem!
Imagina se lotar show e tocar no radio é sinônimo de qualidade. Querido, o que é bom nunca toca no radio. A Monica Salmazo não toca no radio e lota show também, claro que são teatros, não micaretas. A Ivete Sangalo que faz um trabalho bem popularesco toca como a Rosana tocou e vende como a rosana vendeu disco. A Rosana foi a Ivete das cações bregas e de muito mal gosto.

24 de setembro de 2009 às 18:49  
Anonymous Euler Rocha said...

Anônimos? Eu assumo td q digo!
Para o bom entendedor meia palavra basta, então aí vai algumas...

***********
Pobres outras vozes que ecoam próximas à sua voz. Desvanecem, empalidecem, não são nada.
Pobres das mulheres cantoras desse
Brasil de Rosanah Fiengo.

Prova viva de que Deus nos ama. Prova viva de que Deus nos presenteia diariamente com a convivência de seus anjos.
*********

25 de setembro de 2009 às 00:45  
Anonymous Aladim Miguel said...

Parabéns Mauro pelo belo texto sobre a volta da Deusa Rosana, é tão bom ver quando talentos verdadeiros como o dela são resgatados pela mídia no meio de tantas coisas de gosto duvidoso no atual cenário musical brasileiro. Estar na trilha de "Caras & Bocas" da Globo, com a belíssima releitura de Lovin'You é o máximo, e voltar a fazer sucesso nas rádios (na semana em que estou escrevendo este comentário ela ficou com 2ºlugar nas paradas aqui do RJ pelo voto popular dos ouvintes) é muuuito bom! Rosana é um ícone dos anos 80, que merece estar sendo ouvidas pelas novas gerações, tão carentes de belas interpretes. Abração !

26 de setembro de 2009 às 21:06  
Blogger Victor Ramos said...

Rosanah é das melhores vozes desse país! Q bom ouví-la novamente e em plena forma. A MPB anda carente de vozes marcantes como a dela!

28 de setembro de 2009 às 10:46  
Anonymous angelo said...

Me considero um fã de Rosana desde que ouvi pela primeira vez na rádio a música Do Nada Pra Lugar Nenhum, que foi tema global da novela Hipertensão. Ninguém sabia quem era a dona de uma voz limpa e que nos passava emoção pelo rádio. Daí vieram Bem me quer, Nem um Toque, O amor e o poder e Custe o que custar... Canções que embalaram uma geração. Se são bregas, que sejam, mas as paradas de sucesso tinham a qualidade vocal de uma grande diva e grande cantora. Talvez ela se perdeu quando tentou enveredar por outros caminhos. Mas pra mim é a cantora que mesmo ausente da mídia nos últimos anos, continua sendo a melhor cantora romantica do Brasil. Ela pode gravar qualquer genero, fazer duetos com os maiores nomes da música romantica mundial que dará um show. Pena que o brasileiro an sua maioria prefira musicas de letras chulas e ritmos que tocam nos traseiros e não nos corações.

1 de outubro de 2009 às 16:06  
Blogger MARCOS said...

Rosana é inegalvemente umas das melhores vozes do país. Gravou, além dos sucessos românticos divulgados amplamente nas rádios populares nas décadas de 80 e início de 90, os discos "Gata de Rua"(1993), onde interpretava a boa MPB e "Vende Peixe-se"(1996), um trabalho onde enveredava também pela dance music. Participou de projetos especiais: songbook de Djavan e Casa da Bossa, entre outros. Fez show irretocável no CCBB/RJ(1999), em homenagem a Carmem Miranda, onde interpretava com todo o suinque pérolas do repertório da pequena notável. Enfim, uma cantora que com um melhor direcionamento de carreira, pode(ainda)gravar excelentes albúns.

23 de outubro de 2009 às 16:32  
Anonymous Marcos Freitas said...

Inegavelmente uma das mais belas vozes do país, Rosana ficou nacionalmente conhecida principalmente pelas baladas românticas amplamente divulgadas nas décadas de 80 e início de 90. Gravou o albúm "Gata de Rua"(1993) onde interpretava a boa MPB e "Vende Peixe-se"(1996) onde enveredava também pela dance music. Participou de projetos especiais, como songbook de Djavan, Casa da Bossa, trilha sonora de filme da Disney(O Corcunda de Notre Dame), entre tantos outros. Em 1999, participou no CCBB/RJ de uma série de shows em homenagem a Carmem Miranda, onde com muito suingue interpretava pérolas do repertório da pequena notável. Enfim, com um direcionamento certo, Rosana pode(ainda)nos presentear com excelentes albúns, pois voz ela tem de sobra.

23 de outubro de 2009 às 16:44  
Blogger Unknown said...

Rosanah canta muito..ela é a melhor...A Música lovin'you liderou semanas em primeiro lugar em várias rádios brasileiras..Prova do sucesso a Deusa foi convidada para gravar Greatest Love Of All para a próxima novela das 19 TI TI TI, (gravada anteriormente por Whitney Houston).

7 de maio de 2010 às 22:50  
Anonymous Alek said...

Mauro, parabéns pela excelente matéria.
Leny Andrade, uma as maiores intérpretes desse país e reconhecida internacionalmente, declarou na tv em alto e bom som, que para ela Rosanah é a melhor intérprete viva do Brasil, pq cantor que é cantor domina qualquer estilo musical com segurança e talento. E quem acompanha a carreira da Rosanah sabe que ela já gravou e também apresenta em seus shows MPB, Dance Music, Blues, Rock. Enfim, mostra toda sua versatilidade. Pq na verdade o cantor é o intérprete de uma canção, assim como o ator é o intérprete de um texto literário. Tem que estar sempre preparado para viver seus personagens de diversos estilos. Isso sim é interpretar, isso sim é ser um artista de verdade que não tem preconceito musical.

Aguardem, pois em julho ela estréia na nova novela das 7 da Globo (remake de TITITI), mais uma vez cantando muito.

4 de junho de 2010 às 10:36  

Postar um comentário

<< Home