17 de outubro de 2010

Dois grandes cantores levam 'Papo de Passarim'

Resenha de CD
Título: Papo de Passarim
Artistas: Zé Renato e Renato Braz
Gravadora: Tratore (distribuição)
Cotação: * * * * 1/2

Resultado de convite do Canal Brasil para que Zé Renato e Renato Braz unissem suas vozes e violões na gravação de um especial para o canal de TV (captado ao vivo em maio de 2010 em show no Teatro Fecap, em São Paulo), o CD Papo de Passarim junta dois expressivos cantores que, em maior ou menor grau, conseguiram se fazer ouvir no país das cantoras. Gravado com a adesão de Sizão Machado no contrabaixo, o disco apresenta harmoniosa cantoria que irmana vários sotaques do Brasil com direito a escalas em Cuba para a interpretação da tristonha Adiós Felicidad - canção de Ela O'Farrill propagada em vozes como as de Omara Portuondo e do saudoso cantor e pianista Bola de Nieve (1911 - 1971) - e para o registro instrumental da Canção Cubana (Zé Renato), alocada como faixa-bônus. Afinadíssimas, de uma precisão técnica que nunca anula o sentimento contido nas músicas, as vozes dos Renatos realçam tanto a nostalgia ruralista de A Saudade Mata a Gente (João de Barro e Antonio Almeida) quanto a melancolia funda de Desenredo, tema de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro que evoca as Minas Gerais com sensível citação d'O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos e Ferreira Gullar). Entre luminoso grande samba de Wilson das Neves com o mesmo Paulo César Pinheiro (Um Novo Amor Chegou) e abordagem terna de A Hora e a Vez (Zé Renato, Claudio Nucci e Ronaldo Bastos), os canários levam bem o Papo de Passarim do título - uma parceria de Zé com Xico Chaves que remete ao bucólico universo jobiniano - e entram na roda baiana da Capoeira de Arnaldo, armada pelo paulista Paulo Vanzolini, após mergulhar com comedidos falsetes no belo Rio Amazonas dos recorrentes Dori e Paulo César Pinheiro. Pontuado por duas parcerias de Zé Renato com Milton Nascimento, Ponto de Encontro e Anima, Papo de Passarim é primoroso disco que reitera a maestria dos dois grandes cantores, jogando luz sobre a voz (ainda) pouco ouvida de Renato Braz. Há cantores neste país!!!

11 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Resultado de convite do Canal Brasil para que Zé Renato e Renato Braz unissem suas vozes e violões na gravação de um especial para o canal de TV (captado ao vivo em maio de 2010 em show no Teatro Fecap, em São Paulo), o CD Papo de Passarim junta dois expressivos cantores que, em maior ou menor grau, conseguiram se fazer ouvir no país das cantoras. Gravado com a adesão de Sizão Machado no contrabaixo, o disco apresenta harmoniosa cantoria que irmana vários sotaques do Brasil, com direito a duas escalas em Cuba para a interpretação da tristonha Adiós Felicidad - canção de Ela O'Farrill propagada em vozes como as de Omara Portuondo e do saudoso cantor e pianista Bola de Nieve (1911 - 1971) - e para o registro instrumental da Canção Cubana (Zé Renato), alocada como faixa-bônus. Afinadíssimas, de uma precisão técnica que nunca anula o sentimento contido nas músicas, as vozes dos Renatos realçam tanto a nostalgia ruralista de A Saudade Mata a Gente (João de Barro e Antonio Almeida) quanto a melancolia funda de Desenredo, tema de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro que evoca as Minas Gerais com sensível citação d'O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos e Ferreira Gullar). Entre luminoso grande samba de Wilson das Neves com o mesmo Paulo César Pinheiro (Um Novo Amor Chegou) e abordagem terna de A Hora e a Vez (Zé Renato, Claudio Nucci e Ronaldo Bastos), os canários levam bem o Papo de Passarim do título - uma parceria de Zé com Xico Chaves que remete ao bucólico universo jobiniano - e entram na roda baiana da Capoeira de Arnaldo, armada pelo paulista Paulo Vanzolini, após mergulhar com comedidos falsetes no belo Rio Amazonas dos recorrentes Dori e Paulo César Pinheiro. Pontuado por duas parcerias de Zé Renato com Milton Nascimento, Ponto de Encontro e Anima, Papo de Passarim é primoroso disco que reitera a maestria dos dois grandes cantores, jogando luz sobre a voz (ainda) pouco ouvida de Renato Braz. Há cantores neste país!!!

17 de outubro de 2010 às 11:59  
Blogger valderiofreire said...

A voz de Renato Braz é uma das mais bonitas que eu já escutei. Desde seu primeiro CD, ele me fascinou e já fui a uns 3 shows dele. Gosto também do Zé Renato, que tem uma voz gostosa de se ouvir! Deve estar lindo esse CD!

17 de outubro de 2010 às 13:32  
Blogger André Luís said...

Renato Braz tem uma das melhores vozes masculinas do Brasil, além de ser um grande intérprete! Sabe o que canta, escolhe a dedo seu repertório. Seus discos são um primor, grandes músicos e arranjos belíssimos!

Mauro, quando sai o DVD desse show??!

17 de outubro de 2010 às 16:02  
Blogger Denilson Santos said...

Esse disco é primoroso. Uma união perfeita de técnica e sentimento entre dois cantores/músicos espetaculares e um baixista fenomenal.

Uma verdadeira aula de música.

Com certeza temos grandes cantores no país. Só não tocam nas rádios, nem aparecem nos programas de televisão.

Parabéns, Mauro, pela bela resenha.

abração,
Denilson Santos

18 de outubro de 2010 às 09:22  
Blogger Mauro Ferreira said...

André, o DVD sai até o fim do ano. Denilson, grato pelo elogio. Abraço a todos, mauroF

18 de outubro de 2010 às 09:30  
Blogger Denilson Santos said...

Acho que poucas pessoas têm real ciência da dificuldade que se é fazer (boa) música nesse país, sem qualquer apoio da grande mídia ou patrocínio cultural.

Os bastidores da gravação desse show que virou cd e, em breve (muitíssimo bem lembrado pelo Mauro) virará DVD, foram complicadíssimos. O próprio Zé Renato estava com princípio de pneumonia e saiu literalmente direto do quarto do hospital para o palco do Teatro da FECAP. O show esteve em vias de ser cancelado e não mais acontecer, pois não haveria viabilidade para uma nova data.

Mas nada disso transpareceu no palco e na gravação. Tratam-se de três grandes artistas, no termo mais completo da palavra. Merecem todo o reconhecimento que esse belíssimo trabalho venha a receber.

O Mauro é um dos poucos colunistas que se interessa em acompanhar o trabalho de todos os artistas brasileiros e internacionais, não importa se têm ou não apoio da grande mídia. E é por isso que todos os dias eu me interesso em ler suas resenhas e posts, mesmo que de vez em quando discorde das opiniões dele.

abração,
Denilson

18 de outubro de 2010 às 11:36  
Blogger Wilma Araújo said...

Gosto muito de ouvir esses dois maravilhosos cantores.Tive o prazer de conhecer o Renato Braz(humilde e carismático) e tenho todos os seus cds, assim como, também tenho os do Zé Renato.O mais incrível é que sempre que ouço um, também ouço o outro e agora sai esse cd/dvd com os dois cantando juntos.Estou ansiosa para ouvir e espalhar entre os amigos!!Um abraço Mauro,
Wilma Araújo

18 de outubro de 2010 às 11:37  
Blogger Klaudia Alvarez said...

Os 2 renatos são maravilhosos. Há muito que considero Zé renato como uma das vozes mais lindas do país. Quando conheci Renato Braz também me encantei pela voz dele e ter os dois juntos em um só disco é especial. Gostaria de mencionar um terceiro Renato, com uma voz também privilegiada. É o Motha, de Minas Gerais. Pouco conhecido, mas um cantor excepcional, recomendo a todos pesquisar para conhecer: Renato Motha.

19 de outubro de 2010 às 05:41  
Blogger André Luís said...

Muito boa dica, Klaudia! Desde que conheci o trabalho do Renato Motha há alguns poucos anos, me apaixonei por sua voz divina, além de suas composições. Tenho todos os CDs dele, que é um grande artista que deveria ser mais gravado e conhecido no cenário nacional (no Japão ele é sucesso). Grandes Renatos brasileiros...

19 de outubro de 2010 às 10:07  
Blogger Luciano said...

Os Rematos são maravilhosos. Vozes lindas. Agora, que dica especial da Klaudia Alvarez, Renato Motha é deslumbrante. Fui pesquisar no google. Nossa, quero os discos. Fiquei emocionado com o timbre, técnica aliada a grande emoção. Fiquei com lágrimas nos olhos. Abraços e obrigado pela dica.
Voz de anjo. Gostaria de ver ao vivo.

19 de outubro de 2010 às 20:28  
Blogger André Luís said...

Luciano, pode ir fundo com a obra do Renato Motha, você vai se encantar mais ainda! rsrs
Sou fanzaço dele, desde que conheci! Ah! Procure vídeos dele do YouTube!

20 de outubro de 2010 às 01:10  

Postar um comentário

<< Home