15 de dezembro de 2009

Sambas e Zizi legitimam sarau artificial de Ana

Resenha de CD / DVD
Título: Ana Car9lina
+ Um Multishow
Registro
Artista: Ana Carolina
e convidados
Gravadora: Sony
Music
Cotação: * * *

A disposição gráfica do título Ana Car9lina + Um - tal como exposta nas capas do CD e DVD ora lançados por Ana Carolina neste mês de dezembro de 2009 - até pode sugerir também a leitura 9 + um numa alusão aos dez anos de carreira fonográfica da artista mineira. Contudo, o repertório deste projeto de duetos gira em torno dos cancioneiros lançados nos álbuns Dois Quartos (2006) e N9ve (2009). Sem o devido recorte retrospectivo, o lançamento se sustenta unicamente nos inéditos encontros da artista com colegas como Maria Gadú (na balada pseudo-blues Mais que a mim, sobra do CD N9ve) e Ângela Ro Ro (em Homens e Mulheres, dueto que se revela espirituoso por conta da letra que prega a ambiguidade sexual). Mas a ideia do DVD em si resulta insatisfatória porque o clima de sarau - criado no sítio carioca onde os duetos foram captados sob direção de Monique Gardenberg e produção musical de Alê Siqueira - soa bem artificial pelo tom de espontaneidade ensaiada. O que acaba legitimando Ana Car9lina + Um são algumas participações realmente especiais. A de Zizi Possi valoriza a balada Ruas de Outono. A voz cristalina de Zizi percorre a melodia com leveza em registro que supera a gravação original da autora e a imediata regravação de Gal Costa. Todos os quatro sambas também soam sedutores no CD/DVD. Cabide ganha a ginga e a voz aveludada de Luiz Melodia. Já Milhares de Samba parece bem mais inspirado no dueto de Ana com Roberta Sá, com uma aura de Velha Guarda. Tá Rindo, É? é puro suingue nas vozes afins de Ana e Seu Jorge, que repetem o encontro que rendeu o CD/DVD Ana & Jorge (2005). Da mesma forma, Gilberto Gil e Ana se entrosam bem em Torpedo, samba letrado por Gil. Oscilante nos últimos anos, a voz de Gil não estava na melhor das formas na gravação - feita em agosto - mas o balanço do cantor é envolvente, com direito a scats no fim. Pena que o dueto com Maria Bethânia na guarânia Eu que Não Sei Nada do Mar tenha ocorrido em fogo brando. Pena também que haja regravações extremamente redundantes como as de 8 Estórias e 10 Minutos (esta somente no DVD, num vídeo-solo de Ana cheio de poses dramáticas que mais parece clipe antigo do programa Fantástico nos anos 70). Afinal, estas músicas já figuram no CD N9ve, lançado em agosto, e não justificam um segundo registro individual tão próximo do primeiro. No todo, Ana Carolina acerta ao acentuar a leveza de seu canto, sem os arroubos que, por vezes, empanam o brilho de suas interpretações. 9 + 1 não é igual a dez, mas tem seu valor. Que poderia ser maior se o repertório tivesse temas antigos, englobando todos os dez anos de carreira de Ana.

25 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

A disposição gráfica do título Ana Car9lina + Um - tal como exposta nas capas do CD e DVD ora lançados por Ana Carolina neste mês de dezembro de 2009 - até pode sugerir também a leitura 9 + um numa alusão aos dez anos de carreira fonográfica da artista mineira. Contudo, o repertório deste projeto de duetos gira em torno dos cancioneiros lançados nos álbuns Dois Quartos (2006) e N9ve (2009). Sem o devido recorte retrospectivo, o lançamento se sustenta unicamente nos inéditos encontros da artista com colegas como Maria Gadú (na balada pseudo-blues Mais que a mim, sobra do CD N9ve) e Ângela Ro Ro (em Homens e Mulheres, dueto que se revela espirituoso por conta da letra que prega a ambiguidade sexual). Mas a ideia do DVD em si resulta insatisfatória porque o clima de sarau - criado no sítio carioca onde os duetos foram captados sob direção de Monique Gardenberg e produção musical de Alê Siqueira - soa bem artificial pelo tom de espontaneidade ensaiada. O que acaba legitimando Ana Car9lina + Um são algumas participações realmente especiais. A de Zizi Possi valoriza a balada Ruas de Outono. A voz cristalina de Zizi percorre a melodia com leveza em registro que supera a gravação original da autora e a imediata regravação de Gal Costa. Todos os quatro sambas também soam sedutores no CD/DVD. Cabide ganha a ginga e a voz aveludada de Luiz Melodia. Já Milhares de Samba parece bem mais inspirado no dueto de Ana com Roberta Sá, com uma aura de Velha Guarda. Tá Rindo, É? é puro suingue nas vozes afins de Ana e Seu Jorge, que repetem o encontro que rendeu o CD/DVD Ana & Jorge (2005). Da mesma forma, Gilberto Gil e Ana se entrosam bem em Torpedo, samba letrado por Gil. Oscilante nos últimos anos, a voz de Gil não estava na melhor das formas na gravação - feita em agosto - mas o balanço do dueto é envolvente, com direito a scats no fim. Pena que o dueto com Maria Bethânia na guarânia Eu que Não Sei Nada do Mar tenha ocorrido em fogo brando. Pena também que haja regravações extremamente redundantes como as de 8 Estórias e 10 Minutos (esta somente no DVD, num vídeo-solo de Ana cheio de poses dramáticas que mais parece clipe antigo do programa Fantástico nos anos 70). Afinal, estas músicas já figuram no CD N9ve, lançado em agosto, e não justificam um segundo registro individual tão próximo do primeiro. No todo, Ana Carolina acerta ao acentuar a leveza de seu canto, sem os arroubos que, por vezes, empanam o brilho de suas interpretações. 9 + 1 não é igual a dez, mas tem seu valor. Que poderia ser maior se o repertório tivesse temas antigos, englobando todos os dez anos de carreira de Ana.

15 de dezembro de 2009 às 16:52  
Anonymous Carlos said...

Super artificial e frio!
Quando eu vi aquilo, não acreditei!

Com 3 estrelas, Mauro, vc foi bem generoso.

15 de dezembro de 2009 às 17:07  
Anonymous Anônimo said...

O DVD é brega! Por que não gravar AO VIVO de fato? É decepcionante! Como se estivéssemos assistindo a um programa dominical na TV com bandas só no playback. A música "Resta" no DVD é risível. Me arrependi de ter comprado o DVD. Melhor apenas o CD: não tem imagem!

15 de dezembro de 2009 às 17:34  
Anonymous Anônimo said...

a industria de discos no brasil perdeu o rumo mesmo.
só falta enterrar.

15 de dezembro de 2009 às 21:12  
Anonymous Anônimo said...

Tenho a impressão de que Ana Carolina lança cd´s e dvd´s semanalmente. Que falta de sossego pros nossos ouvidos!!

15 de dezembro de 2009 às 23:14  
Anonymous Anônimo said...

É tudo em playback...e mal feito...uma enganação. Me senti enganado e já passei o dvd adiante. Agora eu pergunto...Pra que?????? Ah sim! A gravação da Gal pra Ruas de Outono ficou bem melhor do que essa com Zizi e seus devaneios vocais. Gil está com a voz em estado lastimável. Maria Gadú tenta dar beleza a uma canção super brega...enfim... Esse dvd tinha tudo pra ser maravilhoso , mas pra mim não passou de um grande fiasco!!

15 de dezembro de 2009 às 23:14  
Anonymous Anônimo said...

Bom, hoje chega o meu dvd da Ana junto com os de Dona Ivone Lara, Casuarina e Zeca Pagodinho. Ainda não posso opinar nada, mas se o Mauro me permitir vai uma dica natalina, o site da Fnac está com bons preços de cd's e dvd's. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

16 de dezembro de 2009 às 09:09  
Anonymous Anônimo said...

Tudo artificial e de péssima gosto ., o que são aqueles figurantes? Meu Deus, Monique Gadenberg errou feio, uma pena, póis além de tudo ser ruim o reppertorio é bem fraquinho, poderia ter feito um DVD com BOAS músicas que ANA TEM,l mas priorizaram o pior pra parecer novidade , uma pena , acho que desisto de vez de Ana Carolina.

16 de dezembro de 2009 às 12:43  
Anonymous Leo said...

Tenho a impressão de que Ana Carolina lança cd´s e dvd´s semanalmente. Que falta de sossego pros nossos ouvidos!![2]

16 de dezembro de 2009 às 12:49  
Anonymous Sérgio said...

Eu gostei de três números:

1) Maria Bethânia e Ana cantando EU QUE NAO SEI QUASE NADA DO MAR - Lindo cenário boa interação das duas. Por isso, discordo do Mauro: elas cantaram com verve e emoção. É visivel isso no jogo de olhares entre elas.

2) Roberta Sá e Ana cantando MILHARES DE SAMBA - Essa música é mediana, mas a Roberta transforma água em vinho. A canção caiu como uma luva pra Roberta, que ainda fez um contra-canto pra Ana que ficou lindo.

3) Zizi Possi e Ana cantando RUAS DE OUTONO - Sem dúvida a versão de Zizi é a definitiva pra essa música (melhor que a da Gal). A Ana inclusive comenta isso nos extras. A Zizi é chique e clássica e deu um toque fino ao dueto.

16 de dezembro de 2009 às 14:05  
Blogger Bruno Cavalcanti said...

O único problema do projeto é que tudo parece playback. Tudo muito ensaiado e frio.

16 de dezembro de 2009 às 15:17  
Anonymous Anônimo said...

A versão da Gal pra Ruas de Outono é superior, apesar da voz linda da Zizi. O que mata na gravação de Gal é a mixagem. A voz ficou super abafada!! Mas Gal é Gal, sempre...

16 de dezembro de 2009 às 16:18  
Blogger rafael said...

A participação da Bethânia foi mal aproveitada... Estranhei que todo mundo ali ta meio descabelado...incluindo a Zizi, esta sim foi a única que mandou bem no dvd...e dos homens o Melodia.. o Totonho foi fraquinho fraquinho... Ele ainda tenta levar a carreira solo? A música Homens e mulheres é chatíssima... Rô Rô tbm não foi valorizada... Bem, pra quantidade de fãs da Ana o lucro é certo, mas artisticamente falando...pra mim é um fiasco.

16 de dezembro de 2009 às 19:39  
Anonymous Marcelo said...

Tá tudo no you tube. Realmente a Ana Carolina é campeã mundial dessas paradas sem nexo. A Maria Gadú a gente até entende, que tá começando. Mas a Zizi fazer parte disso realmente me surpeendeu. Sabe o queme lembrou ? Aquela época do Globo de Ouro qque todomundoia cantar de play back e nãosabia direito que cara fazer ou que postura assumir. Mas a Roberta Sá conseguiu pelo menos se divertir,parece.

16 de dezembro de 2009 às 21:45  
Anonymous Jansen said...

Ana já não é a mesma há muito tempo... Se perdeu no meio do caminho e não tem noção de onde se encontra... Uma pena, de verdade. Eu era um fã caloroso e atualmente não sei, nem faço questão de acompanhar mais sua carreira... Espero que que ela consiga, um dia retornar aos seus primeiros momentos... Onde realmente existia brilhantismo...

16 de dezembro de 2009 às 21:59  
Blogger J said...

Não gosto muito da Ana e, esse DVD, soa - às vezes - encenado demais (opinião, pessoal e, intransferível. rs).
Em alguns momentos, Ana parece não estar muito à vontade e, às vezes, parece estar dublando. Mas vale à pena.
Momentos como os de Zizi Possi, Bethânia, Roberta Sá e Gadú, são lindos demais.
Jouber-BH/MG - http://vidasemmusicaenada.blogspot.com/

16 de dezembro de 2009 às 23:19  
Blogger Cleicia Martins said...

A versão da Gal pra Ruas de Outono é superior, apesar da voz linda da Zizi. O que mata na gravação de Gal é a mixagem. A voz ficou super abafada!! Mas Gal é Gal, sempre... [2]

17 de dezembro de 2009 às 00:41  
Blogger Freddy Simões said...

A versão de Gal para "Ruas de Outono" é simplesmente definitiva!

17 de dezembro de 2009 às 16:39  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns, Ana! Eu achei um discaço e um dvd muito bom!
Cabide com o Melodia ficou uma delícia. Roberta Sá e Ana Carolina, fantásticas. A Roberta é simplesmente apaixonante.
Eu que não sei quase nada do mar não há palavras para definir. Salve a Abelha Rainha! Homens e Mulheres com a Ro Rô, Mais que a mim (com a Gadu, sérias restrições da minha parte) e Tá rindo, é?, com Seu Jorge não decepcionam (que bom a volta!).
Não gostei tanto do dueto com Gil, mas o que escrever de Ruas de Outono? Simplesmente linda e danem-se os registros anteriores! Eu que não curto a Zizi Possi tenho que reconhecer e retirar o chapéu.
Mais uma vez meus parabéns Ana, O RESTO é má vontade desse povo!
Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Denilson, meu amigo, muito obrigado pelas informações sobre a minha Rainha. Felizmente ela se recuperará!

17 de dezembro de 2009 às 21:51  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Se me permite e como sumiu o tópico, gostaria de registrar o dissabor da falta de legendas no FANTÁSTICO dvd de Dona Ivone Lara. Sonho Meu com a minha Rainha e Dona Ivone conseguiu ficar ainda mais lindo. O povo se deixou levar no dueto das Rainhas. Coisa linda! Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

17 de dezembro de 2009 às 22:01  
Anonymous Anônimo said...

O TALENTO DE ANA E ALGO SEM EXPLICACAO NA MPB.....ELA E FANTASTICA E CONJUNTAMENTE COM MARISA MONTE SE COLOCA COMO AS DUAS MAIORES REVELACOES DA MUSICA NACIONAL DOS ULTIMOS 30 ANOS.

ELA FEZ ATE BETHANIA CANTAR EM MICROFONE SEM FIO!

O DISCO E UMA GROSSERIA SEM TAMANHO, NAO PELO CONTEUDO EM SI MAS PELA FORMA QUE FOI CONCEBIDO.

LEANDRO - BRASILIA;DF

19 de dezembro de 2009 às 18:55  
Anonymous Anônimo said...

O Pior DVD da carreira dela, sem sombras de dúvidas.
Tinha tudo para ser um DVD maravilhoso, repertório ela tem de sobra, pena que não soube aproveitar.
O que são aqueles figurantes? totalmente deslocados.
O clipe de 10 minutos parece mais um filme de terror.
Me arrependo amargamente de ter comprado esse DVD.

20 de dezembro de 2009 às 12:15  
Blogger Unknown said...

Tou enjoado de Ana Carolina, cansei mesmo! Mas eu acho "Folhas de Outono" uma das músicas mais bonita de AC, a letra me comove mto! Sou apaixonado pela Zizi Possi mas nao gostei desta gravaçao, acho que GAL foi a q melhor gravou esta musica na minha opiniao.
O DVD é válido pelos convidados, a forma q foi feito é q é meio "sem graça". Eu gostei de ver a iniciante Maria Gadu cantando com AC, a letra da música é interessante!

20 de dezembro de 2009 às 20:52  
Anonymous Anônimo said...

A divisao melodica de Gal para "Ruas de Outono" eh infinitamente superior a da propria autora e a de Zizi.
Cantora superiora a Gal so mesmo a propria Gal.

21 de dezembro de 2009 às 03:21  
Anonymous Anônimo said...

Foi generoso mesmo dessa vez, Mauro. A dublagem constrangedora, os cenários constrangedores, as caras e bocas de ana constrangedoras, só os convidados salvavam (alguns), e isso fica nítido porque a própria ana se sai bem melhor quando tenta se harmonizar a eles. Ah, 10 minutos: constrangedora!

21 de dezembro de 2009 às 14:55  

Postar um comentário

<< Home